Sobre cianobactérias

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

rdrgobra escreveu:
smart2 escreveu:estranho pois a estufa deveria piorar...
Eu falei turfa (substrato) e não estufa ;) :lol: .

Abs,

Rodrigo F. Costa
vixi da zero pra ele kkkkkk num sabe nem ler né hiueheuiheu

JessiB escreveu: Dois fatores para se proliferar de maneira descontrolada:
Luz e Nutrientes.
tudo e todos precisam desses 2 fatores... uns mais outros menos... ate onde sei a ciano bactéria não suporta a radiação solar ao menos as mais fortes, porem ela e muito resistente para ser morta, mais que os 2 fatores principais para ela e a água e sol isso e fato muita água e pouco sol, experimente tirar uma bolota de ciano bactéria do musgo e colocar ele sobre uma tabua ou uma cerâmica, você verá ela meio que secar ficando somente uma casca em pouquíssimo tempo, então e so deixar o vaso tomar aquele sol diário e mante uma quantia menor de água bem menor mesmo, quanto menor mais rápido ela ira ir sumindo...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
JessiB
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Out 2014, 10:38
Localização: São Paulo-São Paulo
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por JessiB »

Não a questão a seguir vem ao caso.
Acho que estou tendo um pequeno problema com isto, na verdade é meu irmão.
Pediu pra eu perguntar a vocês o motivo do musgo branco-rosado estar ficando desta forma? Verde!

Segue a foto.
[img]https://i63.offline/20p8tn5.jpg[/img]

Obrigada pelas informações aqui contidas.


Avatar do usuário
MorcegoDoMal
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 32
Registrado em: 28 Ago 2016, 16:55
Localização: SP, São Paulo
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por MorcegoDoMal »

rdrgobra escreveu:Não sei porque, mas depois que passei a usar turfa em algumas de minhas PCs nunca mais tive problemas com Cianobactérias ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa
Eu juro que vou até o fim do mundo atrás de turfa!
Obrigado, Rodrigo.
Se der certo compartilho aqui no tópico :mrgreen:


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

JessiB escreveu:Pediu pra eu perguntar a vocês o motivo do musgo branco-rosado estar ficando desta forma? Verde!
Jéssica, não é cianobactéria.. ao menos não me parece.... Depois de um tempo, o musgo tende a ficar mesmo com esse aspecto esverdeado (tipo um lodo). Aqui não tive problema com isso, nem mesmo com as germinações.. mas qq coisa, reduza um pouco a água e aumente um pouco a luminiosidade... se esse vaso não está em estufa, deixe q pegue sol por algumas horinhas pela manhã ou final do dia.. isso ajuda a contê-las


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
JessiB
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Out 2014, 10:38
Localização: São Paulo-São Paulo
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por JessiB »

Fatikn escreveu:
JessiB escreveu:Após um longo período... Obrigada em responder a questão Fatima : joia :
...PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor.


Avatar do usuário
MorcegoDoMal
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 32
Registrado em: 28 Ago 2016, 16:55
Localização: SP, São Paulo
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por MorcegoDoMal »

Pessoal, tentei a água oxigenada, parecia um efeito bem da hora, mas elas voltaram rapidinho :( , da terceira vez que coloquei, causei danos à minha Dio que recebeu água oxigenada diretamente acidentalmente no processo (tadinha), pelo menos ela está passando bem por ora... Desejem boas energias para o Astrogildo por favor hahaha. No final, peguei trauma mesmo da água oxigenada.
Descobri uma coisa bem revolucionária, gente: Anti-algas de aquário que me custou menos que 8 dilmas
Se colocar uma gota a cada 4 litros de água, e colocar essa água em baixo dos pratos ele faz milagres! Tinha uma infestação em todos os meus vasos e um que eu tinha recentemente colocado substrato novo já estava começando, pois bem, fiz isso e o vaso que estava começando parou totalmente. As ciano eram verdes escuro, ficaram marrons e pararam de se alastrar.
Nos demais vasos, como n tinha mais o que tomar conta, continuou da mesma forma só que foi ficando um pouco marrom escuro.
O desenvolvedor do produto diz que as algas mortas continuarão no aquário (no meu caso, sobre o substrato), e precisarão ser tiradas manualmente. Foi o que eu fiz.
Tirei a parte de cima que estava infectada e adicionei perlita para complementar já que eu não tinha mais sphagnum sobrando (utilizava apenas sphanum).
Desde então nem sinal de nenhuma ciano/alga no substrato, e as plantinhas tomam a mesma quantidade de Sol que antes. A água, eu reduzi um pouco, pois comentaram aqui que poderia ser por causa disso, mas assim que vi que o problema foi resolvido, voltei com a quantidade normal por causa do calor.
Esse método não causou nenhum dano às minhas plantas, na verdade, acho que elas nem perceberam, e já faz quase uma semana (parece pouco, mas esse era tempo o suficiente para as cianos tomarem conta do vaso inteiro).
Quando completar uma semana usarei como método preventivo (1 gota a cada 8 litros). Se elas voltarem eu aviso no post, mas por ora, espero que esse post ajude alguém que está com problemas como os meus. Muito obrigado a todos :mrgreen:
Editado pela última vez por MorcegoDoMal em 04 Jan 2017, 19:35, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

pagou caro este produto? tem o link dele?

eu andei procurando este já, mas tem acho q uns 3 com o mesmo nome, ou parecido.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MorcegoDoMal
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 32
Registrado em: 28 Ago 2016, 16:55
Localização: SP, São Paulo
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por MorcegoDoMal »

Edson Poscai escreveu:pagou caro este produto? tem o link dele?

eu andei procurando este já, mas tem acho q uns 3 com o mesmo nome, ou parecido.
Eu paguei acho que 6,99 reais em um pet shop aqui perto de casa (na sessão de aquarismo), tem nesse site algumas informações, inclusive a foto da embalagem, como usar, onde comprar e etc: https://alconpet.com.br/produto/labcon-anti-algas


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Eu juro que quero entender as cianobactérias e não consigo. Como sempre bato na mesma tecla, meu cultivo é indoor com iluminação artificial.
Meus vasos tem 8cm de altura e sempre fica um lâmina de água com altura máxima de 1,5cm e deixo secar essa lâmina antes colocar mais água.
Mesmo assim tenho uma briga enorme com cianobactérias e para complicar meu entendimento deem uma olhada na foto abaixo.
O substrato para todas eu preparei no mesmo dia e mesma composição de 65% de sphagnum e 35% de areia. O que não entendo é porque algumas são atacadas e outras não. Detalhe todas foram transplantadas no mesmo dia também.

[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1450[/thumbnail]

Bom, vou tentar esse produto que foi indicado.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MorcegoDoMal
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 32
Registrado em: 28 Ago 2016, 16:55
Localização: SP, São Paulo
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por MorcegoDoMal »

Paulo escreveu:Pessoal,

Eu juro que quero entender as cianobactérias e não consigo. Como sempre bato na mesma tecla, meu cultivo é indoor com iluminação artificial.
Meus vasos tem 8cm de altura e sempre fica um lâmina de água com altura máxima de 1,5cm e deixo secar essa lâmina antes colocar mais água.
Mesmo assim tenho uma briga enorme com cianobactérias e para complicar meu entendimento deem uma olhada na foto abaixo.
O substrato para todas eu preparei no mesmo dia e mesma composição de 65% de sphagnum e 35% de areia. O que não entendo é porque algumas são atacadas e outras não. Detalhe todas foram transplantadas no mesmo dia também.

[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1450[/thumbnail]

Bom, vou tentar esse produto que foi indicado.

Paulo
Eu também nunca entendi, mesmo deixando o substrato quase secar, elas continuaram me atazanando. E não era só um vasinho, começava um, em uma semana ja ia pra todos eles, nem dava mais pra ver o substrato :(
Quando testar fala aqui o que achou tbm, pq descobri isso no chute


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem