Sobre a coloração vermelha das Dionaeas

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Sobre a coloração vermelha das Dionaeas

Mensagem por mx_joao »

Este será um tópico de discussão.

Quero compartilhar algo que uma vez li em algum lugar, e venho comprovando ao longo do tempo ao lado da minha pequena Dionaea típica...

Buscando o vermelho intenso e forte, deixamos as nossas Flytraps no sol escaldante da hora que nasce até se pôr, se fosse possível (alguns conseguem tal façanha).

Fazemos de tudo mesmo, pois a armadilha completamente e incrivelmente vermelha é a maior conquista de um cultivador de Dionaeas.

Mas por que nem sempre isso acontece, mesmo com tal quantidade de sol?

Eu acredito que a armadilha ganha cor, se intensificando, até a hora que esta armadilha se fecha. Quando abre novamente, no meu caso, não vejo mais ganho de cor. Simplesmente para naquele tom que fechou, as vezes até um pouco menos vermelho...

Gostaria de saber se os membros percebem a mesma coisa.

Até mais galera! : joia :


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Oi Joao, quando iniciei no hobby meu focu de cultivo era as Dionaeas e eu comprava muitas do Marcos Ono, elas chegavam sempre bonitas, as tipicas com o interior das armadilhas vermelho e as variaçoes red piranha e red dragon inteiramente vermelho vinho .
A medida em que as semanas se passavam, mesmo sob sol intenso elas (inclusive as vermelhas) perdiam a cor e passavam a ficar verdes, eu nao entendia como era possivel isso uma vez que elas pegavam muito sol direto.

Hoje em dia eu estou quase certo que durante a fase de adaptaçao das Dionaeas elas perdem essa coloraçao intensa e so voltam a possui-las depois que voltam da dormencia no novo local.

Não é certeza, é apenas uma conclusao que cheguei depois de muito estudar e de tantos testes realizados aqui.
inclusive no topico que fiz sobre dormencia induzida de Dionaeas mostro uma red piranha finalmente ficou vermelha, foi a primeira de todas as minhas dionaeas que ja cultivei aqui que pegou coloraçao, coincidencia ou nao essa mesma planta foi a primeira que consegui fazer passar pela dormencia artificial com sucesso.

abraço


mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por mx_joao »

Eu ainda não tive nenhuma dormênca com a minha Dionaea, no final desse mes ou começo do próximo pretendo colocá-la na geladeira.

Assim vou poder passar pela experiência que você passou, sobre elas ganharem a cor intensa só após uma dormência no novo local.

Obrigado Daniel!


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Não são todas as dionaeas tipicas que ficam com o interior da armadilha vermelha, mesmo que cultivada sob o sol direto o dia todo. Dionaeas típicas 'all green' não ficam vermelhas nem com reza braba.

Sol é o quesito principal para que (quase todas) as dionaeas fiquem vermelhas, não o único.

Acredito também que a coloração da planta reflete a sua própria saúde, que é uma soma de alguns fatores. Penso que a planta fique'esgotada' por florescer várias vezes, desenvolver sementes, dar mudas por divisão de rizoma e não passar por dormência , ela vai ficar cada vez mais fraca e com uma côr pálida que não vai ser resolvido aumentando a incidência do sol sobre ela.

O controle (manutenção) sobre a quantidade de vezes que a planta floresce, a qualidade da agua que é utilizada nas regas, um mínimo possível de sol direto na planta e uma dormência bem feita realizada no tempo certo é obrigatório para que se obtenha uma planta saudável.

:geek:
Editado pela última vez por MarcielS em 11 Mai 2011, 20:22, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Olá!
Acredito que além dos quesitos mencionados pelo MarcielS, outro fator que contribui diretamente para a coloração vermelho intenso das dionaeas sob o Sol intenso é a idade da dionaea. Se a planta for muito jovem, ela não chegará ao vermelho intenso com tanta facilidade quanto as plantas adultas, preste ou após a floração, por exemplo.
Enfim, nem só de Sol depende o vermelho intenso da Dionaea muscipula 'típica'.
Abs! : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Outra coisa que muda é se a planta veio de sementes, cultura de tecido ou leaf cutting. Pelo que sei, as que vieram de leaf cutting pegam cor mais rápido... Não lmebro por quê.

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Ah uma vez dizer que o substrato também contribui para coloração... Principalmente os que contem carvão....

falows..


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Eh galera estamos em uma área nebulosa quando o assunto é a coloração das dionaeas. :x
Em uma das minhas tentativas de "colori-las" fiz o teste em duas típicas deixando-as no sol direto por mais tempo do que antes ambas com mais de um ano de vida, mas sem sucesso uma delas até ficou com as folhas meio ressequidas
pela quantidade do sol direto eu acho, então mudei o substrato agora com sphagnum+ areia +carvão, mais uma vez sem resultados aparente.
Mas a saga continua agora estou testando com plantas oriundas de sementes plantadas aqui que irão acostumando já com o clima e não terão que passar por um período de adaptação, de quando compramos de um outro cultivador com um clima diferente, fora mais 3 leaf cutting que entrarão no jogo, vamos ver no que vai dar. :?
E fica um pedido para que os colegas postem suas experiências para que apreendamos cada vez mais. Valew!!! : joia :


Fabio Castro.


mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por mx_joao »

Realmente tem muitos e muitos fatores, e ainda temos dúvidas...

É bom ouvir a opinião e experiência de todos, pois assim tentamos de todas as maneiras aprimorar a coloração da planta hahahah

Até


Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Vi em um site umas fotos de dionaeas em habitat. Lá elas não tinham cuidados, apenas agua e sol e eram incrivelmente bonitas e com armadilhas bem coradas.
Com base nisso, penso que fatores mais importantes para uma coloração boa, é a saúde da planta, e para isso, acredito que os fatores mais importantes seriam a temperatura, umidade e sol.
Não consigo ver a floração como um mal a planta, mesmo uma dionaea minha, que era minuscula e fraca, deu haste floral, a haste secou (foi praticamente abortada) e a planta esta normal.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem