Sobre a coloração vermelha das Dionaeas

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Olá Barroco!

Devemos considerar também que quando da aquisição da planta (dionaea), o comprador ignora o fato de a planta estar em trânsito (comércio) e que certamente não tenha recebido os cuidados necessários para sua sobrevivência (iluminação/umidade). Sabemos que toda planta tem um período de adaptação ao novo ambiente, que pode ser breve ou durar alguns mêses, e que cada uma é um indivíduo único e que responde cada qual ao seu tempo. Mas um iniciante certamente não sabe, ou talvez saiba mas a 'ansiedade' fala mais alto.

Muitos casos de dionaeas 'sem cor' são apenas falta de paciência/experiência do cultivador.

ps. amigo, apresente-se na sala adequada para que possamos conhece-lo melhor! : joia :


Barroco
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Mai 2011, 19:36
Localização: Rio Grande do Norte, Brasil

Mensagem por Barroco »

É, outro fato sobre a coloração também seria a adaptação ao ambiente, esqueci de mencionar, obrigado.

E eu vou me apresentar sim, acontece que quero fotografar minha dionaea que chegou há um tempinho, mas tirar foto com o celular é osso :lol:


mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por mx_joao »

Estou muito feliz com o rumo que esse tópico tomou...

Obrigado pelas informações à todos que postaram e vamos continuar contribuindo !

Até


Yuri Santos
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 389
Registrado em: 24 Ago 2011, 18:56
Localização: São Paulo
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Yuri Santos »

Tenho nota isso msm, a combinação de um bom solo + luz + humidade favorece a coloração forte das dionaeas!

Bom tópico'
: joia :


Yuri Santos Pereira


Sem Recalque !!
kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Mensagem por kio92 »

Bom ainda não sou expert em plantas carnivoras mas na minha dioneia percebi algo.Quando ela recebe muita luz e pouca agua ela fica verde com muitas armadilhas porem bem pequenas do tamanho de uma unha.Mas quando recebem muita agua e muita luz ela fica mais bonita com armadilhas rosas bem clarinhas.Outra coisa estou tentando ter uma planta mais bonita vou colocar bastante agua nela agora mais doque ja colocava e deixa-la pegar bastante sol.Bom resumindo acho que e um principio básico de agua+sol+substrato.
ate mais.


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
raphapricci
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 491
Registrado em: 08 Jan 2012, 23:43
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 2 vezes
Contato:

Mensagem por raphapricci »

Pessoal,

Ótimo post, esse aqui!
Tirou a maioria das minhas dúvidas a respeito do cultivo de Dionaeas!
Bom, tenho algumas outras dúvidas..heheh :mrgreen:
Minha Dionaea está em substrato Sphagnum, vermiculita, areia de rio lavada e xaxim (1:1:1:1), será que esse substrato fica com o pH ácido ideal para a minha planta?!
Outra dúvida é com relação à dormência dela. Eu moro em Campinas-SP e gostaria de saber se aqui ela entra em dormência naturalmente ou eu devo induzi-lá de forma artificial? Como faço para induzir sua dormência??

Valew !!! : joia :

Sds..


Raphael Pedro Ricci
Galeria de Fotos
[url=http://www.carnivoras.com.br/raphael-growlist-wishlist-t2181.html]Growlist/Wishlist[/url]

[hr]"Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam."
(A Hora da Estrela) Lispector, C.
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Rapha, tudo bem?
Pra gente aqui de SP, ela entra em dormência naturalmente. Temos um inverno com frio suficiente para que ela entre em dormência!

A parte do PH não sei te informar, desculpe :(


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Mensagem por kio92 »

Olha em relação ao substrato não sei mais aqui não uso sphagnum só xaxim e cerca de 2% somente de isopor e a planta vai muito bem com ph alto e boa úmidade então nem posso te ajudar já que nossos substratos são diferentes mas pelo que sei o sphagnum e acido então porque você não usa mais em sua mistura ele também conserva a úmidade.Dica pessoal.


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
raphapricci
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 491
Registrado em: 08 Jan 2012, 23:43
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 2 vezes
Contato:

Mensagem por raphapricci »

WFERnando escreveu:Rapha, tudo bem?
Pra gente aqui de SP, ela entra em dormência naturalmente. Temos um inverno com frio suficiente para que ela entre em dormência!

A parte do PH não sei te informar, desculpe :(
Obrigado WFernando! : joia :
Menos mal....assim não precisa ficar induzindo. É bem mais fácil.
Não se preocupe, com relação ao pH fica meu exemplo como teste..heheheh
kio92 escreveu:Olha em relação ao substrato não sei mais aqui não uso sphagnum só xaxim e cerca de 2% somente de isopor e a planta vai muito bem com ph alto e boa úmidade então nem posso te ajudar já que nossos substratos são diferentes mas pelo que sei o sphagnum e acido então porque você não usa mais em sua mistura ele também conserva a úmidade.Dica pessoal.
Valew pela dica kio92 ! : joia :
Farei isso da próxima vez. Vou ver como ela se comporta agora! Fiquei meio preocupado pq acho que vermiculita tem o pH meio alcalino.
Mas vamos ver agora..hehehe :mrgreen:

Sds


Raphael Pedro Ricci
Galeria de Fotos
[url=http://www.carnivoras.com.br/raphael-growlist-wishlist-t2181.html]Growlist/Wishlist[/url]

[hr]"Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam."
(A Hora da Estrela) Lispector, C.
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Bom Raphael, pensando bem e analisando a sua planta acho que o substrato está bom sim! Ela está muito desenvolvida hahahaha


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem