Seria a figueira uma protocarnívora?

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Seria a figueira uma protocarnívora?

Mensagem por rdrgobra »

Zapeando no Facebook (Assbook para o Paulo :mrgreen: ) eis que um membro do grupo de PCs que administro publica um tópico interessante acerca da provável protocarnívoria da figueira (Ficus carica), cujos frutos (figos) são consumidos há séculos pela humanidade. Ele obteve a informação do site Fatos desconhecidos, porém como sou muito desconfiado fui buscar algo mais concreto e achei a seguinte informação, cujo link compartilho abaixo:

Você vai se surpreender com a forma como os figos se desenvolvem

E aí amigos, vai um figo aí?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Eita! :shock:

Aqui temos duas figueiras. Quem mais aproveita seus frutos são os sanhaços. Vez ou outra, "sobra" um pra gente e são frutos muuuito doces... hehehehe...

Sinceramente... acho q mesmo impressionada com a informação, continuo gostando de figos.... :lol: :lol: :lol:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Protocarnivora. Mas não a variedade que consumimos.

São quatro os tipos da planta, e estabelecidos conforme as características de suas flores e formas de frutificação, a saber:

Caprifigo (Ficus carica silvestris): único tipo de figo que apresenta, quando maduro, estames fornecedores de pólen às demais variedades. Também é o único que apresenta flor apropriada para oviposição e desenvolvimento da vespa polinizadora Blastophaga psenes. Na simbiose entre o caprifigo e a vespa, o inseto não vive por muito tempo fora do caprifigo. Por outro lado, a maioria dos caprifigos não chega a amadurecer se não houver o estímulo provocado pela presença de larvas da vespa em seu interior;

Smyrna (Ficus carica smyrniaca): neste tipo de figo, a caprificação (fecundação das flores do figo pelo pólen transportado pela vespa) é indispensável. Sem este estímulo e sem a formação de sementes, as frutas da produção principal enrugam e caem ao atingirem cerca de 2 cm de diâmetro. Figos do tipo smyrna são mais doces, firmes e duráveis após a colheita que os do tipo comum;

Comum (Ficus carica violaceae ou F. carica hortensis): neste tipo, as flores são exclusivamente femininas. Os figos tipo comum desenvolvem-se partenocarpicamente, ou seja, não necessitam da caprificação (polinização).

São Pedro (Ficus carica intermedia): as plantas deste tipo são intermediárias entre as do tipo smyrnae e a comum. Os figos têm apenas flores femininas. Enquanto as flores dos figos da primeira safra são partenocárpicas, as da segunda safra não se desenvolvem até a maturidade sem o estímulo da fecundação.

 As variedades mais cultivadas no mundo pertencem ao tipo comum, assim como no Brasil – onde, embora existam cerca de 25 cultivares de figueira, a variedade roxo de Valinhos é a mais cultivada comercialmente e pertence, também, ao tipo comum.

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Eu penso que seja muito mais gostoso comer um figo com vespa e tudo do que achar meio bicho numa goiaba. :D

Na verdade comemos tantos bichos ou larvas na vida que nem dá para pensar.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Paulo escreveu:Na verdade comemos tantos bichos ou larvas na vida que nem dá para pensar.
Hahaha, verdade.
Veja o caso da melhor farinha de trigo - a "especial". Para receber essa classificação ela deve atender a requisitos estabelecidos em normas rígidas:

b) Características Microscópicas
.Refere-se à presença de fragmentos de contaminantes naturais na farinha de trigo. A Portaria do Ministério da Saúde: "estabelece o limite de 75 (setenta e cinco) fragmentos de insetos, ao nível microscópico, em 50 (cinqüenta) gramas de farinha de trigo, na média de 3 (três amostras), não sendo tolerada qualquer indicação de infestação viva".
(Extraído do site do Inmetro)

Paulo, o Ministério da Saúde concorda com você, não encontrando bicho vivo está tudo bem. ;)


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem