Self de híbridos

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
fabricio de oliveira
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Out 2010, 22:25
Localização: Goiänia - Goiás
Agradecimentos: 4 vezes

Self de híbridos

Mensagem por fabricio de oliveira »

Caros amigos pinguiculeiros,

Criei este tópico em outro fórum, após observar alguns tópicos de híbridos self de pinguiculas e resolvi postar aqui também, pois acho um assunto muito importante e polêmico.

Vendo alguns anúncios de venda e doação de sementes de pinguicula hibrida, fiquei meio receoso com alguns nomes.

Vamos lá a explicação mais detalhada:

A titulo de conhecimento P. x Sethos é formada por (ehlersiae x moranensis), e P. x Wesser é formada por (moranensis x ehlersiae), mesmo tendo as mesmas especies formadoras, muda somente o sexo da mãe e pai, são plantas com algumas diferenças, principalmente na floração.

Vi anúncios e até cheguei a receber sementes de self de Pinguicula x Sethos. Na minha opinião esses exemplares não poderiam se chamar P. x Sethos, pois como acima citado a x Sethos é formada por (ehlersiae x moranensis). Então como nomear este fruto da auto-polinização da Sethos?

Eu a principio chamaria de Sethos Self ou x Sethos F2. Mas olhando no cpphotofinder, descobri que o auto-cruzamento de Sethos se nomeia P. x Hot Lips. Sinceramente neste caso não vi nenhuma diferença em parte vegetativa e floração, porém creio que o ideal é sempre deixar claro que é um cruzamento do próprio hibrido.

Vi ate um colega pedindo sementes de P. x sethos e Px wesser, sei que ele pediu as sementes oriundas do auto-cruzamento destas plantas, que não gerará as plantas em questão. Como citei acima as sethso f2 sao muito similares as sethos originais, mas como se comportariam aos outros híbridos? wesser mesmo sendo oriundo das mesma especies se comportaria igualmente?
E outros híbridos de especies muito distintas? E como os f2 de sethos se comportariam quando cruzados com outras especies? O resultado seria similar ao cruzamento da sethos com outras especies ou seria muito diferenciado?

Meu medo é começar a fabricar hibridos self, e depois perder o controle e começar a sair um grande numero de variações e todos serem chamados do mesmo nome o que não seria o correto.

O cultivo de pinguiculas aqui no Brasil ainda está em desenvolvimento, visto que não era uma pc muito visada, mas agora esta mudando :D , e creio que em breve teremos vários cultivadores fazendo seus próprios híbridos, (eu me incluo neste rsrs), seria bom discutirmos as regras de nomenclatura de híbridos para evitar confusões futuras e ate quem sabe de registro dos híbridos e cultivares desenvolvidos por nós no Brasil.

Grande Abraço


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Assunto interessante Fabrício, confesso que nunca havia me atido a este detalhe. Fica aqui uma pergunta; isso tem relevância ante a comunidade carnivoróloga internacional? Pegunto isso, pois pelo que foi exposto acima, essa regra vale para a maioria das sementes de híbridos de PCs.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

A self polinização da x sethos f2 produz outras x sethos.

Já estou na quinta geração e a morfologia das folhas e flores continuam exatamente as mesmas.

Quanto a x weser, não tive oportunidade de acompanhar por mais de duas gerações. Por falar nisso, não é muita gente que tem este hibrido. A x weser que o Ono vende é x sethos.
A diferença entre os dois (sethos/weser) está na flor. Quem eu sabia que realmente teve a x weser era o finado Carlos Tatsuta.

Abç

ps na x sethos não rola auto polinização. Tem que por a mão na massa para ter sementes.


fabricio de oliveira
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Out 2010, 22:25
Localização: Goiänia - Goiás
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por fabricio de oliveira »

Marciel,

Creio que me expressei mal. Realmente nao seria autopolinização, quando escrevi este termo queria dizer a fertilização do hibrido com ela mesa. Auto-polinização é quando a planta sozinha se poliniza. Obrigado pela correção.

Muito bom saber que esta planta está mantendo o padrão. Mas será que cruzando com outras especies, o resultado seria o mesmo da xsethos clone?


Eu tenho uma planta que veio como xwesser , comprei direto da esposa do finado Carlos lá em dourados. Eu li e vi que a principal diferença entre elas é na flor, a sethos tem a parte interna mais clara formando tipo uma estrela, já a wesser tem uma faixa fina. A minha sethos é realente sethos, comprovada em varias florações, mas a minha wesser aguardo ansiosamente sua floração a tempos para confirmar.


Se a minha florir e for realmente wesser, acho que vou fazer un self para testar assim como você está fazendo com as sethos x self, seria um trabalho interessante.


Rodrigo, sinceramente nao sei como seria isso na comunidade internacional. Mas sei que pelo que li, quando se nomeia um hibrido geralmente é um clone especifico do cruzamento ou da variedade. A sethos pelo que li é uma planta em especifico que saiu do cruzamento de duas especies.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

 ! Mensagem de: MarcielS
Paulo,

Desculpe-me por estragar sua mensagem. Gripe + febre , tô ficando louco, rs :roll:
Será que dá para você reeditar ela? Sorry.

Abç


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo,

Aqui as x sethos com pelo menos 7cm de diâmetro, florescem no início da primavera e no início do outono. Qual o tamanho das suas?

É bem provável que as suas floresçam na próxima estação.

Abç


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Gente, aproveitando a brecha sobre floração.
Tenho pinguicula que está aqui há mais de um ano e nada de flores ainda.
Será que por serem clones isso interfere na época em que elas irão florir?


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

WFERnando escreveu: ..Será que por serem clones isso interfere na época em que elas irão florir?
Fernando, qual a espécie?

Clones se comportam exatamente como a planta mãe.


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

É um clone da P.gigantea da nossa amiga Roberta...
Não sei se a dela floriu ainda.


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
fabricio de oliveira
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Out 2010, 22:25
Localização: Goiänia - Goiás
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por fabricio de oliveira »

Galera,

A maioria das minhas plantas estão começando a florir agora, são uma das primeiras levas de flores. Se seguir como nos outros anos, geralmente vai flor ate abril ou maio, e algumas vão ate junho e julho.

Na nova estufa não sei como vao se comportar , pois pegam mais claridade, porém não é fechada como a antiga, mantendo a temperatura e umidade sempre altas.


Fernando, algumas plantas demoram um pouco mesmo. A gigantea demorei pra pegar a mão com ela, ano passado ela floriu, este ano não tenho esperanças de ver flores dela. Algumas plantas precisar ficar adultas com um bom tamanho e quantidade de folhas.

Paulo, seria muito bom que participasse também, poderia refazer o seu post. Gosto muito de ler os suas postagens , assim como do Rodrigo e do Marciels. Sua participação é sempre de alto nivel.


Abraços


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem