sarracenia: dormência induzida...

Assuntos sobre sarracênias.
Responder
Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por Elise »

Meu Deus Fátima, botão floral (ao que parece) sem nem mesmo crescer novas armadilhas. Parece que as plantas carnívoras assim que veem alguém comentar PRIMAVERA já saem dando flores para tudo em quanto é lado. E se for flor mesmo não se esqueça de tentar registrar!

Boa sorte! : joia :


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Uia, são duas hastes florais. Saiba que também fui agraciado este ano com a floração de minha S. x areolata e confesso que estou deveras feliz com isso.

Meus parabéns Fátima, pois isto é a recompensa que esta tendo por cuidar tão bem de suas PCs.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Sim, sim. São dois botões florais chegando, Fatima.
Deu tudo certo. Parabéns. : joia :


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

rdrgobra escreveu:Uia, são duas hastes florais. Saiba que também fui agraciado este ano com a floração de minha S. x areolata e confesso que estou deveras feliz com isso.

Meus parabéns Fátima, pois isto é a recompensa que esta tendo por cuidar tão bem de suas PCs.
Aloysio escreveu:Sim, sim. São dois botões florais chegando, Fatima.
Deu tudo certo. Parabéns.
Sériooooo?? Aaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh.. q legaaaaallllll!!! eu achava q isso nunca ia acontecer aqui!! parecia algo tão distante!!!! :yahoo: :yahoo:

Ahhhh! Fico tão feliz por você, Rodrigo!!!!! As flores delas são muito interessantes!!!

Vou dormir feliz!!!!

Obrigada!!!


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Eco-matheus
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 47
Registrado em: 09 Jul 2015, 12:08
Localização: Goiânia - GO
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 10 vezes
Contato:

Mensagem por Eco-matheus »

Vou reviver esse tópico depois de 4 anos :lol: :lol: :lol:

Então gente, minha grande dúvida com este tópico aqui foi: devemos induzir ou não a dormência em Sarracenias ?

Em Dionaeas (pelo menos antigamente, hoje não sei) sempre ouve muita divergência a respeito de induzi-las ou não a dormência. Uns falavam que era preciso (elas precisariam passar por baixas temperaturas), outros falavam que não (que naturalmente ela entraria em dormência, seja lá em qual região ela esteja, porque no inverno naturalmente existe uma diminuição do fotoperíodo, e é isso o que importa, não o frio). Esse é um tópico BEM extenso que exemplifica bem essa discussão -->viewtopic.php?f=26&t=2500. Pelo menos aqui no meu estado (Goiás), já cansei de ouvir que as Dios entram em dormência naturalmente e que eu não precisaria me preocupar com isso

Já em Sarracenias eu não vejo muito essas divergências (talvez pelo fato de não serem plantas tão comuns assim ? Não sei). Pelo menos nesse tópico aqui --> viewtopic.php?f=53&t=5961&p=110645#p110645 ela me pareceu ser incentivada.

E então ? Qual é a opinião de vocês depois de todos esses anos ?

A dormência induzida é essencial para esse gênero ?


"A questão não é, podem eles raciocinar? Ou podem eles falar? Mas sim: Podem eles, sofrer?" - Jeremy Bentham
Avatar do usuário
José P. Neto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 154
Registrado em: 28 Mar 2018, 19:04
Localização: Jaciara, Mato-grosso (78820-000)
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por José P. Neto »

*Experiência própria*

Segui o conselho do pessoal de apenas diminuir a água da planta, que não seria necessário colocar na geladeira, e pelo visto, deu certo, aqui no sol do MT a minha sarracenia entrou em dormência

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem