Resposta do vendedor sobre a dormência da PC

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Father_Time
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 224
Registrado em: 05 Jun 2011, 14:56
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 17 vezes
Contato:

Mensagem por Father_Time »

rdrgobra escreveu:
Seria interessante manter estes registros por mais um ou dois anos e comparar para saber até que ponto a dormência parcial ou falta dela influencia na saúde da planta como um todo.

Mantenha-nos informados Fátima, pois daí talvez saia a resposta para esta polêmica questão :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa
Concordo Rodrigo, e entendo que o resultado seja de um valor enorme para a comunidade!
MarcielS escreveu:Olá meu amigo Gino.

Saiba que esta admiração e respeito são reciprocos de minha parte. : joia :

O contraponto foi excelente, muito bem fundamentado, não deixou brechas para o contraditório. :)

Restou ao fotoperíodo a função de gatilho para dormência? :roll:

Abç
Mestre Marciel! Sou um dos tantos que possuem tópicos escritos por você no Favoritos do navegador, para consultas, referências e até mesmo para indicar a outros cultivadores! É uma grande satisfação participar de uma análise dessas com você, Rodrigão, Paulo e outros amigos!

Entendo que seja um conjunto de variáveis, mas, penso que acima de todas elas, há um "relógio" na planta que desperte no inverno, como acontece com as pimentas. Se estiver aqui no DF ou em qualquer lugar, elas sabem que é a hora. Minhas Sarracenias acordaram há poucas semanas, ainda no final do inverno, hoje medi uma Leuco albina que passou de 1,10m. Minha maior Sarracenia até hoje. Lembro-me que no primeiro ano de cultivo a dormência me assustou bastante e pensei que tivesse perdido as Sarracenias. Naquele dia liguei para o Marcos Ono e perguntei para ele:

- Marcos, por favor, consegue me descrever como é uma Sarracenia em dormência?. - Então ele me respondeu:
- Hum, deixe pensar... Ficam como se alguém tivesse passado um lança-chamas nelas!

Nunca pensaria numa descrição mais precisa do que essa que o Marcos Ono deu. Diga-se de passagem, para os amigos mais novos de Fórum que ainda não o conhecem, Marcos é uma referência em Plantas Carnívoras. Um grande amigo e uma pessoa com um coração muito bom, de uma simpatia, educação e cordialidades quase sobre-humanas. Devo há anos uma visita a ele e pretendo pagar essa dívida ainda esse ano! :D

Mas, voltando à dormência, ao olhar para minhas Sarracenias, em posse da descrição que um mentor mais antigo de cultivo havia me passado, tive uma tranquilidade muito grande, senti segurança. Apesar da aparência deplorável que essas plantas ficam no inverno, confiei que o ciclo estava se desenvolvendo. Depois disso e, até hoje, confesso que não há um ano em que não sinta uma certa "ansiedade" ao vê-las secas, queimadas, sem vida. Todas as vezes que penso em revirar o substrato em busca de uma raiz viva para me tranquilizar, lembro da descrição que o Marcão deu e resisto à vontade de conferir.

Essa história contei para ilustrar a ansiedade e insegurança que atingem a nós, cultivadores, estejamos no estágio de cultivo que estivermos. Penso que todos (em maior ou menor grau) temos medo de que "sem uma interferência humana não vai funcionar". A boa notícia é que, de fato, os sinais do inverno tem se mostrado mais fortes do que o frio e, graças a esse ponto, consigo manter todas elas bem e seguindo seu ciclo de vida, bem diante de meus olhos. Agradeço, sinceramente, por poder contemplar tudo isso, todos os anos!

Abraços e uma ótima semana para todos! : joia :

Gino


"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Johann Goeth)
Acesse minha Galeria [url=http://plantas.carnivoras.com.br/galeria-father-time-t1596.html?hilit=Father]aqui![/url]

Acesse minha Growlist e Wishlist [url=http://plantas.carnivoras.com.br/father-time-growlist-t1733.html?hilit=Father]aqui![/url]
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

rdrgobra escreveu:Seria interessante manter estes registros por mais um ou dois anos e comparar para saber até que ponto a dormência parcial ou falta dela influencia na saúde da planta como um todo.

Mantenha-nos informados Fátima, pois daí talvez saia a resposta para esta polêmica questão .
Rodrigo, minha intenção, agora é bem essa: observar bem como elas se desenvolverão ao longo desse ano até a chegada do proximo inverno.

Sei como elas se comportam depois de passar pela dormencia induzida, e por isso acredito q tenho parâmetros bons pra poder avaliar o comportamento delas. Eu só me arrisquei a fazer isso esse ano, pq tinha dados/vivencia pra analisar, do contrário nem me atreveria a isso, pois não me sentiria segura :mrgreen:
Father_Time escreveu:Essa história contei para ilustrar a ansiedade e insegurança que atingem a nós, cultivadores, estejamos no estágio de cultivo que estivermos. Penso que todos (em maior ou menor grau) temos medo de que "sem uma interferência humana não vai funcionar". A boa notícia é que, de fato, os sinais do inverno tem se mostrado mais fortes do que o frio e, graças a esse ponto, consigo manter todas elas bem e seguindo seu ciclo de vida, bem diante de meus olhos.
Me identifiquei qdo você fala sobre "o medo de passar pela dormencia sem interferencia humana", Gino, :mrgreen: qdo comecei li sobre indução, sobre dormencia natural, os prós, os contras, as dificuldades e sobre o quão importante esse processo é para as plantas. Mas nos dois primeiros anos, sem ter experiencia real, preferi optar pela indução... talvez pelo fato de q a minha interferencia no processo pudesse me dar segurança pra deixar rolar sozinha (como foi esse ano)... acho q me senti mãe nessa hora: pegar pela mão pra depois deixar andar sozinho? :lol:

E é como eu disse anteriormente... tendo visto a resposta das minhas dios a esse processo "artificial", me senti segura pra monitorar o processo natural, sendo apenas a "observadora" do processo...
Na medida do possivel (e se eu não me esquecer, vou atualizando e fazendo comparativos dessas duas plantas) :mrgreen:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Botando um pouco de lenha nessa fogueira, pelo visto a dormência depende de vários fatores.
Como eu disse anteriormente, tem chegado muitas sementes vindas do hemisfério norte.

E aí fico pensando que se tiver que promover a indução a dormência tem que ser no nosso verão que seria o inverno original delas.

Sei lá, são tantas variáveis que somente usando um fluxograma tipo espinha de peixe dá para explicar como esse exemplo.
Imagem

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Parece que a dormência ocorre pelas mudanças que ocorrem no inverno, acho que mesmo as seeds com parentesco com uma planta muita antiga vinda de fora ainda não foi "abrasileirada"e também não depende da data de onde ela é nativa ser inverno mas sim ser inverno onde ela está.


Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Eta, tem o Marciel, Rodrigo, Fátima, etc. Agora o Gino está aqui, esse fórum ta ficando incrível com essas lendas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Paulo escreveu:Sei lá, são tantas variáveis que somente usando um fluxograma tipo espinha de peixe dá para explicar como esse exemplo.
Vamos fazer um brainstorm pra montar o diagrama de ishikawa da dormencia... heheheh

Falando sério... são realmente muitas variáveis, Paulo...

Acho q o mais dificil está sendo saber qual o fato mais preponderante nessa questão: frio, fotoperiodo, genética? E onde entraria a adaptabilidade de cada planta? pq o Gino mesmo disse q tem exemplares q entram em dormencia no periodo inverso...e pq isso acontece com algumas?

E acho, tb, q pelo fato da discussão estar tão no começo e ainda sem muito respaldo cientifico com análises mais criteriosas q a coisa tá complicada.... Estamos colhendo dados mais de forma empírica q de forma científica... e pra ajudar, esse país é tão gde com uma diferença de clima igualmente gde q fica complicado... mas eu acredito q com discussões como essa, com cada um de nós levantando e trazendo dados, com critério, a gente ainda vai achar uma direção, ou será q não? :roll: :lol:

Esse tópico tá ficando bem legal... :mrgreen:

#aprendendomuito


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Achei interessante essa matéria: https://www.abcdobonsai.com.br/as-estac ... no-brasil/
Vejo meu bonsai todo desfolhado em um inverno inexistente para mim.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem