Resposta do vendedor sobre a dormência da PC

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

É difícil aceitar a idéia de que a geladeira é dispensável quando estamos cercados de informações que nos dizem que a dormência induzida na geladeira é a melhor opção quando não se tem um inverno típico, ainda mais vindo de hobbistas que eu e outros iniciantes nesse hobby consideramos profissionais. Infelizmente acredito que absorvi a informação de modo que tenho medo de não induzir a dormência pois não quero perder nenhuma pc. Infelizmente já perdi um drosera capensis que gostava muito :|
Bom acho que esse é um dos motivos que nos faz acreditar que a dormência induzida é uma obrigação para quem quer manter as PCs saudáveis.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Amigos,

O cultivo de Dionaea sem uso da dormência induzida (ex: Gino, Marcos Ono, entre outros produtores), não significa que não devemos prover a planta de um descanso, pois é isso o que ocorre na natureza, no habitat original deste gênero carnívoro.

Nosso país é imenso, com os mais variados tipos de clima. Cabe a cada um interpretar e comparar as condições que dispõe, e a necessidade de realizar ou não a dormência na sua planta.

A Dionaea, na sua forma típica, é originária da América do norte, mais precisamente da Carolina do Norte, onde o clima é quente e úmido e com temperaturas no verão variando entre 9 C e 30 C, e no inverno a temperatura chega a atingir os 7 C negativos. :shock:

Penso que, talvez, os seus cultivares possam reagir de modo diferente e isso acabe por influenciar o modo como lidamos com a Dionaea Muscipula típica.

O fórum nos permite conhecer, debater, comparar e aprender novas formas de cultivo, mas não muda o que ocorre na natureza. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

a cada vez mais percebo q esse assunto é bem complexo. minha experiência ajuda em induzir a dormência, devido a ver as plantas após a dormência como ficaram, sem jamais por em questão a opinião pessoal de qq colega, eu vendo os resultados com minha primeira experiência bem positivos e vendo uma q não pus em dormência, no momento continuo a pensar q para mim há sim a necessidade. mas ressalto q não ponho a opinião pessoal de qq colega.

**corrigindo erro de digitação nas ultima linha, digo, não me oponho.
tal como no texto acima.
Editado pela última vez por Edson Poscai em 20 Set 2015, 07:00, em um total de 1 vez.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bom, depois dessa desenhada do Gino (ou seria uma pintura :mrgreen: ) eu passo a ter duvidas na eficácia na técnica de indução de dormência em Dionaea. Eu entendo que muitos não concordem com o que digo, mas da mesma forma que a adubação de Neps e o uso de substratos alternativos nestas PCs ao poucos vão sendo debatidos com mais enfase, o mesmo acontecerá com relação ao cultivo de Dios.

Aguardem e verão ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Father_Time
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 224
Registrado em: 05 Jun 2011, 14:56
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 17 vezes
Contato:

Mensagem por Father_Time »

flp010 escreveu:É difícil aceitar a idéia de que a geladeira é dispensável quando estamos cercados de informações que nos dizem que a dormência induzida na geladeira é a melhor opção quando não se tem um inverno típico, ainda mais vindo de hobbistas que eu e outros iniciantes nesse hobby consideramos profissionais. Infelizmente acredito que absorvi a informação de modo que tenho medo de não induzir a dormência pois não quero perder nenhuma pc. Infelizmente já perdi um drosera capensis que gostava muito :|
Bom acho que esse é um dos motivos que nos faz acreditar que a dormência induzida é uma obrigação para quem quer manter as PCs saudáveis.

Olá Flp010!

Há alguns pontos importantes a abordar:

A planta passa por um ciclo anual e, em todo inverno entra em dormência. Algumas de minhas plantas, de fato, entram em dormência fora do inverno e entendo que seja uma mutação ou adaptação da planta, mas a esmagadora maioria delas entra em dormência no final do outono e isso, aqui em Brasília, ocorre quando o clima ainda está bem quente. Isso não é uma exclusividade de Dionaeas não. Como sou bonsaista e cultivador de pimentas há muito tempo, tenho plantas que passam exatamente pelo mesmo processo e algumas, como o cedro do brejo, planta a qual cultivo como bonsai ha quase 10 anos, é caduca no outono e era caduca no outono de SP, RS, MG e DF, independente da temperatura do outono; Tudo isso para apresentar o seguinte comportamento das plantas: Elas entram em dormência no outono/inverno e não no frio, e sabem que é a estação por milhares de outras variáveis, e continuarão a saber disso, estejam onde estiverem. É esse o ponto de vista que apresento e, enquanto minhas plantas continuarem a entrar em dormência no outono, com temperaturas de 38°, sinto a mesma dificuldade que você em aceitar, mas, devido às evidências, o que torna minha dificuldade ainda maior.

Outra questão que considero crucial é que a geladeira só se aproxima de Wilmington/NC com relação ao frio. Fatores com fotoperíodo, umidade do ar, variação térmica, ciclo dia/noite e tantas outras variáveis ambientais são totalmente diferentes dentro do refrigerador, então, por que o frio pode ser provido e todas as outras variáveis podem ser modificadas, mas não o contrário?

Respeito seu ponto de vista e ressalto que meu maior objetivo é o sucesso do cultivo dos clientes que compram de mim e, assim sendo, cabe a mim orientá-los de forma a prover aos exemplares o melhor, no meu entendimento, e o mais próximo do que a plantas recebiam aqui. Em meu viveiro, esse exemplar não precisaria ser submetido a uma geladeira, então, não recomendo, mas, novamente, minha responsabilidade (e meu direito) termina, no momento que o seu começa, e vice-versa.
MarcielS escreveu:Amigos,

O cultivo de Dionaea sem uso da dormência induzida (ex: Gino, Marcos Ono, entre outros produtores), não significa que não devemos prover a planta de um descanso, pois é isso o que ocorre na natureza, no habitat original deste gênero carnívoro.

Nosso país é imenso, com os mais variados tipos de clima. Cabe a cada um interpretar e comparar as condições que dispõe, e a necessidade de realizar ou não a dormência na sua planta.

Originária da américa do norte, mais precisamente da Carolina do Norte, onde o clima é quente e úmido e com temperaturas no verão variando entre 9 C e 30 C, e no inverno a temperatura chega a atingir os 7 C negativos. :shock:

O fórum nos permite conhecer, debater, comparar e aprender novas formas de cultivo, mas não muda o que ocorre na natureza. : joia :

Abç
Mestre Marciel! Como está por aí?

Sempre gosto muito de seu posicionamento e respeito, demais mesmo. Peço permissão para apresentar um contraponto, com a maior elegância e cuidado possível, pois, considero você um dos maiores cultivadores e contribuidores para o hobby. É, realmente, um amigo que admiro muito. ;)

Meu contraponto vem pelo fato de que, embora haja uma grande rotatividade de Dionaeas em meu viveiro, isso não ocorre para todas elas. Tenho o viveiro de plantas que são preparadas para o site, exposições, etc... Ou seja, plantas comerciais, mas, também tenho plantas de meu cultivo pessoal, que não saem daqui por dinheiro algum: matrizes e Dionaeas muito raras, por exemplo. Também tenho aquelas que possuem valor sentimental (a primeira Dionaea, a primeira akai ryu, a primeira B52, algumas que ganhei de presente de amigos, etc...). Essas plantas são as que uso como referência para defender meu ponto de vista de que inverno é diferente de frio. Estejam onde estiverem, a dormência ocorre pela vontade das plantas. Seria uma irresponsabilidade muito grande dizer isso sem ter presenciado este comportamento se repetir dezenas, ou centenas de vezes e, só por isso sinto realmente segurança para afirmar.

Certamente seria inviável ter uma câmara frigorífica para abrigar as plantas que separo para venda, mas, mesmo minhas Dionaeas pessoais, nunca foram submetidas a essas condições e, mesmo assim, entram em dormência no inverno quente de Brasília todos os anos. O mesmo acontece com minhas Sarracenias e algumas Droseras, como uma D. capensis giant que, todo ano, na mesma época, me assusta com uma dormência forte e seca, mas, logo depois, parece um pé de alface de tão cheia que fica.

Faço este papel de defensor, com o objetivo de acrescentar, de somar e de ajudar no cultivo e à comunidade.
Paulo escreveu:Gino,

Meu irmão, realmente você está em falta com o fórum, pois seria ótimo contar com seus conhecimentos.

Esse lance da dormência no frio já deu muito o que falar por aqui e sempre é indicado colocar as plantas na geladeira, tem tópico e mais tópico sobre isso por aqui. E aí aparece uma informação nova dizendo que o frio é desnecessário, para mim foi uma tremenda surpresa, principalmente quando não foi informado de onde provinha tal informação.

Então agora eu fico na duvida se certas pc´s, como a que descreveu que entra em dormência no verão, estão na mesma categoria de algumas plantas frutíferas que conheço. O caqui que dá frutos no inverno e perde as folhas na primavera/verão, a tangerina e laranja para fazer doce que não perdem as folhas, mas dão frutos no inverno. Esses são alguns exemplos de plantas do hemisfério norte que não estão nem aí para a necessidade do frio, mas mantém as características genéticas das estações do ano originais.

Mas a dormência não o único paradigma a ser quebrado, temos alguns exemplos, o Marciel que está cultivando nepenthes em água, a composição de substratos, a necessidade de estratificação, etc.

O importante em todos esses tabus é que quando alguém apareça com uma novidade seja mencionado a fonte.

Abraço,

Paulo
Estou em débito mesmo Paulão! Você é um grande amigo! Gosto muito de você!

Nesses debates é que diminuo um pouco meu saldo negativo! :lol:

Muito bom falar com vocês novamente! Sinto falta do pessoal antigo! Tomara que um dia possamos nos encontrar.

Grande abraço! : joia :

Gino


"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Johann Goeth)
Acesse minha Galeria [url=http://plantas.carnivoras.com.br/galeria-father-time-t1596.html?hilit=Father]aqui![/url]

Acesse minha Growlist e Wishlist [url=http://plantas.carnivoras.com.br/father-time-growlist-t1733.html?hilit=Father]aqui![/url]
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Quando resolvi entrar no fórum era e continua sendo para aprender sobre as plantas carnívoras. Como iniciante nesse hobby acredito que as plantas sentem as estações do ano por vários fatores, assim como você explicou eu já usei o meu bonsai como exemplo, tenho um acer caduco no outono. Mas no caso da dionaea aceitei o fato dela precisar ser induzida a dormência e não questionei o que faz a planta entrar neste estado, coloquei a "culpa" no frio do inverno em seu habitat natural, então não vi problemas em tentar simular o inverno do seu habitat na geladeira para a planta entrar em dormência. :afraid: Quando recebi sua resposta foi muito contraditório com o que eu li por aqui por isso resolvi perguntar no fórum. Sua resposta aqui no fórum foi ótima e muito esclarecedora, minha confiança em comprar de você aumentou muito!!! : joia : : joia : : joia :


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Olá meu amigo Gino.

Saiba que esta admiração e respeito são reciprocos de minha parte. : joia :

O contraponto foi excelente, muito bem fundamentado, não deixou brechas para o contraditório. :)

Restou ao fotoperíodo a função de gatilho para dormência? :roll:

Abç


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

MarcielS escreveu:Restou ao fotoperíodo a função de gatilho para dormência?
Tô aqui acompanhando com especial interesse esse debate (bem salutar, por sinal) :D

Tdo mundo sabe, ou a maioria sabe q sempre induzi à dormencia, as minhas dios (desde q comecei a cultivá-las, portanto, por dois anos consecutivos, elas foram pra geladeira).

Esse ano não fiz isso pq, conforme comentei num dos posts (só não me lembro qual) me toquei q o local onde eu as mantenho tem seu periodo de insolação bem marcado nas estações do ano (e até achei q o inverno fosse vir com força pq no outono tivemos dias bem frios oq acabou não acontecendo).

Assim, no inverno, não há praticamente incidencia de sol no local q as mantenho e isso só começa a acontecer, com a proximidade da primavera e vai aumentando gradativamente até o verão, pra só então reduzir novamente com a proximidade do outono e vai diminuindo progressivamente no inverno, fechando-se o ciclo.

Eis as fotos:
Dionaea muscipula tipica:
[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-2WCf ... 150715.JPG[/thumbnail] [thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-WuCs ... 150808.jpg[/thumbnail] [thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-hptX ... 150917.JPG[/thumbnail]

Dionaea "sawtooth" (a data da primeira foto é 24/03/2015.. acho q digitei errado... :lol: :lol: )
[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-o81q ... 150324.JPG[/thumbnail] [thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-WTrv ... 150715.JPG[/thumbnail] [thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-3Ivj ... 150917.JPG[/thumbnail]

Eu só ia trazer isso à tona mais pra frente, depois q tivesse mais dados com relação a isso... mas pelo q acompanhei, elas desaceleraram (e muito) seu desenvolvimento e estão, aos poucos, retornando à ativa. As dios pequenas (q tb estão no mesmo local, mas q eu não fiz o registro fotográfico) tb acompanharam esse ritmo, mas estão se recuperando muito mais rápido q as "mais velhas"... Tenho duas Dios tipicas, clones da planta maior, q estão lançando hastes florais e tinha as pequenas, oriundas de sementes da minha dio tipica fotografada, q pensei q tivessem morrido, pois "desapareceram", mas pra minha surpresa, hj vi minusculas folhas ressurgindo no substrato :shock:

Oq eu tiro de tudo isso? simplesmente q eu não sei de mais nada!! :lol: :lol:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Aparentemente, mesmo não as tenha colocado na geladeira e o frio esperado neste Inverno não ter se feito presente as suas plantas entraram em dormência de forma natural. Pode ser que tenha sido apenas um cochilo (ou estado alfa, conforme disse certa vez o Paulo), porém conseguiram descansar pelo menos um pouco.

Seria interessante manter estes registros por mais um ou dois anos e comparar para saber até que ponto a dormência parcial ou falta dela influencia na saúde da planta como um todo.

Mantenha-nos informados Fátima, pois daí talvez saia a resposta para esta polêmica questão :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Seria interessante manter estes registros por mais um ou dois anos e comparar para saber até que ponto a dormência parcial ou falta dela influencia na saúde da planta como um todo.
pessoal, vcs são professores e eu iniciante. mas acho estas palavras as mais indicadas no momento. tenho uma q não induzi já para ver a reação, agora só o tempo poderá dizer.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem