Resfriamento das raizes :) Técnicas

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
José Tito
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 306
Registrado em: 26 Abr 2016, 23:17
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 113 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Resfriamento das raizes :) Técnicas

Mensagem por José Tito »

Olá Gente! Bom , hoje vim falar sobre uma pesquisa que fiz , e perguntas ao meu pai :lol: .
Bom, Muitos aqui tem problema com o fato de substrato quente (tem né gente?)
Bom, de qualquer forma vim falar sobre o fato de que o sol aquece muito as raízes de inúmeras plantas , e elas n gostam.
Tem uma técnica que muitos Agricultores usam. Chamada cobertura morta. Vou dar um exemplo:
Os agricultores tem uma plantação de soja, e eles passam a plantar naquela área, milho. Eles podem pegar os restos e moer os restos de soja , e colocar no solo, isto traz algumas vantagens ao cultivo:
- Resfriamento de solo
- Retenção de umidade
- Trazem decomposição, que por sua vez , vira nutriente
Tá , legal para as plantações de plantas, porém nossas carnívoras gostam de um solo pobre em nutrientes , e a decomposição da ''soja'' fará com que o substrato terá nutrientes,matando a planta , então, eu tentei adaptar esta maneira. Nós podemos:
Plantar musgo sphagnum , no subtrato, como na maioria das vezes o substrato é sphagnum seco e areia, o musgo vivo (sphagnum) teria um bom substrato e reteria mais água, e faria sombra ao subtrato : joia : .

Areia de silicio: A areia de silicio é uma boa , pois ela é boa condutora de temperatura , então , o que fosse temperatura alta, iria para a areia.

Bom, é isso aí, se tiver algo errado, me corrijam. Obrigado. 8-)

Ps: eu fiz com grama em minha primavera, realmente, a temperatura diminuiu e o solo passou a reter bem mais água :mrgreen:


eu preciso parar de ser trouxa
Avatar do usuário
JP Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 27 Mai 2016, 16:22
Localização: Araçatuba-SP
Agradeceu: 163 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por JP Martins »

Muito legal, obrigado por compartilhar conosco, pretende fazer testes em PCs?


"Pessoas quietas possuem mentes barulhentas" - Stephen Hawking
José Tito
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 306
Registrado em: 26 Abr 2016, 23:17
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 113 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por José Tito »

JP Martins escreveu:Muito legal, obrigado por compartilhar conosco, pretende fazer testes em PCs?
Sim, JPmartins, acho que quando eu fizer um bog , vou colocar musgo vivo, e ver o que as plantas acham , acho que elas gostarão da ideia


eu preciso parar de ser trouxa
Avatar do usuário
JP Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 27 Mai 2016, 16:22
Localização: Araçatuba-SP
Agradeceu: 163 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por JP Martins »

Mantenha-nos atualizados sobre sua experiencia


"Pessoas quietas possuem mentes barulhentas" - Stephen Hawking
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem