Recomeçando: Germinando doações ATT 22/05/16

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
matheus_mpd
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 73
Registrado em: 06 Nov 2015, 08:25
Localização: Cuiabá - Mato Grosso
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Recomeçando: Germinando doações ATT 22/05/16

Mensagem por matheus_mpd »

Eai pessoal, tudo joia?
Então, depois de começar com o pé esquerdo no cultivo de PC's (dionaea-estou-fazendo-tudo-certo-t6508.html) , e depois de aprender mais, e ouvir a dica de vocês, eu resolvi recomeçar do zero. Com a ajuda do meu amigo Junior, consegui encontrar o musgo sphagnum aqui na minha cidade. Como estava sem grana, contei com as doações de alguns membros, super parceiros, aqui do fórum que foram fundamentais no meu recomeço, sou MUITO grato a todos, sendo eles:
Vitor Meireles D. Burmani -> doaçao recebida(semeadas dia 09/12)
Chupim D. Intermedia -> doaçao em andamento
SantiagoOver D. Spatulata -> doaçao recebida (semeadas 04/02)
[b]smart2 Byblis Linfora -> doaçao recebida(semeadas dia 12/12)
Pelvs D. filiformis -> doaçao em andamento

Bom, aqui vão algumas fotos das semeaduras:
*As burmani estão nos copinhos pequenos com 100% sphagnum, e todas germinaram (4 copinhos) :D
[img]https://img.ctrlv.in/img/15/12/29/568275579c6ec.jpg[/img]Image hosted for free at CtrlV.in

[img]https://img.ctrlv.in/img/15/12/29/568275c8cbc87.jpg[/img]Image hosted for free at CtrlV.in

*As Byblis estão nos dois vasos grandes e definitivos com 100% sphagnum e argila espandida no fundo e ainda nao germiram
[img]https://img.ctrlv.in/img/15/12/29/5682762f3a96b.jpg[/img]Image hosted for free at CtrlV.in

[img]https://img.ctrlv.in/img/15/12/29/56827744e442d.jpg[/img]Image hosted for free at CtrlV.in


OBS: Ah, elas pegam sol da manha direto, e indireto da tarde. Sempre deixo umido, e tento proteger da chuva com aquela tela, e do meu gato também :mrgreen:

Enfim, é isso ai pessoal, qlqr coisa que acharem errado ou dicas falem por favor!! : joia :


ATUALIZANDO 04/02
Eae pessoal, blz? Bom, venho aqui pra atualizar minhas seedlings, pra minha surpresa as Byblis foram pra frente, e as Burmani ainda estão na mesma, fiz as mudanças no sol e foram bem sucedidas
Além disso, a spatulata chegou ontem depois de meses no correio maravilhos do Brasil!! Seguem algumas fotos
[img]https://img.ctrlv.in/img/16/02/04/56b35f28af782.jpg[/img]Image hosted for free at CtrlV.in

[img]https://img.ctrlv.in/img/16/02/04/56b35fe0dbfeb.jpg[/img]Image hosted for free at CtrlV.in

[img]https://img.ctrlv.in/img/16/02/04/56b35ffd05ef4.jpg[/img]Image hosted for free at CtrlV.in
Editado pela última vez por matheus_mpd em 22 Mai 2016, 11:34, em um total de 3 vezes.


|“Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”| Marcos 8, 36
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Matheus,

antecipo, curiosidade. de alguns vasos observa-se algumas pontas do sphagnum aparentando pretas. o equilíbrio de sol está sob controle, certo?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
matheus_mpd
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 73
Registrado em: 06 Nov 2015, 08:25
Localização: Cuiabá - Mato Grosso
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por matheus_mpd »

Edson Poscai escreveu:Matheus,

antecipo, curiosidade. de alguns vasos observa-se algumas pontas do sphagnum aparentando pretas. o equilíbrio de sol está sob controle, certo?
Entendo, boa observação, vou reduzir o tempo de exposiçao ao sol desses com pontas pretas, talvez seja por isso o atraso na germinação das Byblis. Obrigado pela dica amigo : joia :

Abrçs,
Matheus


|“Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”| Marcos 8, 36
Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Gostei da sua "germinadoura" o problema é o musgo queimado vê a relação de quanto sol ela toma e a quantidade de água dos pratos evite no maximo possível o sol da tarde !!


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

agora vem a parte dramática... elas germinão mostrando a cara e depois... empacam... ficam mais de MÊS do mesmo tamanho.... deixando agente doido... quanto as biblys, elas não são tão chatas para germinar, em um vaso aqui mesmo nasceu 48 mudas... e tem delas espalhadas por vários vasos aqui.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Realmente ficam meses do mesmo tamanho é muito agonizante kkkkk
Será que o sol consegue queimar o musgo a esse ponto?
Já deixei musgo no sol direto e não ficou nada preto.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Matheus, qdo possível +/- 2 horas do sol da manhã ou da tarde. evitando o sol 10:00 às 16:00 (sol forte) e ficando atento a chuvas repentinas, q muitos de nós já fomos pegos. :?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Oxê, nem sabia que tinha perdido suas PCs e, sendo assim, deduzo que foi por isso que sumiu daqui. Correto? Bom, a mim só cabe desejar-lhe sorte neste (re)início de cultivo : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
matheus_mpd
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 73
Registrado em: 06 Nov 2015, 08:25
Localização: Cuiabá - Mato Grosso
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por matheus_mpd »

kaique escreveu:Gostei da sua "germinadoura" o problema é o musgo queimado vê a relação de quanto sol ela toma e a quantidade de água dos pratos evite no maximo possível o sol da tarde !!
Que bom que gostou Kaique, deu trabalho para fazê-la, enfim, ficou do jeito que imaginava. Quanto ao musgo, estou reduzindo as horas de sol exposto, aqui em Cuiabá o astro rei é bem presente, e já a agua está sempre em abundancia no musgo. Obrigado pelas dicas!!!

Abrçs,
Matheus


|“Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”| Marcos 8, 36
Avatar do usuário
matheus_mpd
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 73
Registrado em: 06 Nov 2015, 08:25
Localização: Cuiabá - Mato Grosso
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por matheus_mpd »

smart2 escreveu:agora vem a parte dramática... elas germinão mostrando a cara e depois... empacam... ficam mais de MÊS do mesmo tamanho.... deixando agente doido... quanto as biblys, elas não são tão chatas para germinar, em um vaso aqui mesmo nasceu 48 mudas... e tem delas espalhadas por vários vasos aqui.
Poisé, confesso que me decepcionei pela ansiedade a mil, vou tentar a tática desse tópico(topic819.html) pra ver se acelero o crescimento dos seedlings. Quanto as Byblis, vou esperar até o fim do mes para ver se algo acontece, caso não, como ainda me sobraram um punhado das que voçê me mandou, vou trocar o substrato e semear novamente( sou brasileiro e nao desisto!!) : joia :

Abrçs,
Matheus


|“Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”| Marcos 8, 36
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem