Raízes de plantas carnívoras

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Parabéns Marciel, muito vem a ensinar e, ao meu ver, mais tenho vontade de aprender.

Será q a planta (nem todas) podemos separar pelas raízes e ter novas mudas? Se for possível, penso que na troca do musgo poderemos ter muitas mudas.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

gasagarcia escreveu:Assim...
Utricularia e Genlisea não possuem raízes : fiufiu :
Bem lembrado Gabriel, o que estas PCs possuem é aquilo que chamamos de estolões ;) .
Edson Poscai escreveu:Será q a planta (nem todas) podemos separar pelas raízes e ter novas mudas? Se for possível, penso que na troca do musgo poderemos ter muitas mudas.
Edson, com quase todas os géneros de PCs é possível realizar a chamada estaquia foliar (root cutting). É claro que em algumas obtemos maior sucesso que em outras, mas mesmo assim este é um método que vale a pena arriscar uma tentativa.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

gasagarcia escreveu:... Utricularia e Genlisea não possuem raízes : fiufiu :
Oi Gabriel. Correto. Utricularias e Genliseas tem rizóides e estolhos que utilizam para fixação. : joia :
Edson Poscai escreveu:... Será q a planta (nem todas) podemos separar pelas raízes e ter novas mudas?
Olá Edson. Pode propagar sim, Utricularias por divisão de raízes (rizoides e estolhos). 8-)

Abç


Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá
Aproveitando o tópico...
As raízes das minhas d. Capensis já saíram pelos furos dos vasos (n°1), e não encontro vasos mais profundos com um diâmetro menor do n° 2. Vejo muitas fotos aqui no fórum de d. em vasos quadrados, porém minha busca por estes também foram em vão. Acho que o ideal seria com uns 10cm de profundidade.

O que podem me sugerir?

Abç


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Dener.

Um com maior profundidade seria melhor, mas com 10cm a planta dá um jeito. Droseras tem raízes de +/- 15cm. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

esse final de semana fiz uma troca de substrato das D. capensis da minha cunhada e me lembrei desse tópico...

Imagem

devia ter medido a altura da planta, mas ela não era gde... não tem mais do q 10cm... eu acho até q eu deveria ter usado um vaso com altura superior a 10cm... :mrgreen:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Fatikn escreveu:
devia ter medido a altura da planta, mas ela não era gde... não tem mais do q 10cm... eu acho até q eu deveria ter usado um vaso com altura superior a 10cm... :mrgreen:
Olá

Isso se tornou um grande problema por aqui. Eu não encontro esses vasos quadrados que vocês usam de jeito nenhum, acabo usando os redondos mas o n°1 é muito raso e o n°2 é muito largo, desperdiça muito substrato. :bad2:

Achei copos de plástico rígido com 12cm, mas por serem transparentes acredito que vai aquecer muito as raízes, então, continuo neste dilema :|

Abç


camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

Fiquei chocada com o tamanho da raiz da pinguicula!!!!
Eu sabia que era pequena, mas assim já é demais!!! Kkkk

As nepenthes são assim msn pequenas ou esta planta era jovem!!


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Avatar do usuário
Pelvs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 218
Registrado em: 03 Out 2014, 15:27
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 56 vezes

Mensagem por Pelvs »

Dener, envolve o copo com papel alumínio, ajuda pacas ;)


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

não me lembro onde li, uma outra técnica dizia um pedaço em média 3/4 cm de uma raiz mais grossa, imersa no substrato (eu entendi como apenas cobrindo-a) tbm ser uma fonte de propagação. *Peço desculpas a quem tenha publicado, e se foi assim mesmo.

como acima descrito, somente pedaços de raízes (sem folhas) é tbm uma fonte de propagação?

PS: achei a explicação de minha curiosidades.
leaf-cutting-de-d-binata-e-d-filiformis-t2052.html
Em água pura também dá certo,alias essas especies são super receptivas a esse método de propagação,apesar de que com D.binata é bem mais fácil tentar criar mudas a partir de cortes de raízes,é só cortar um pedaço de 3cm(é o suficiente) e quanto mais grossa for a raiz melhor,depois é só enterrar sobre uma pequena camada de substrato e pronto.Nesse método as plantas crescem mais rápidas que em leaf cutting,mas infelizmenteD.filiformis não pode ser propagada assim(raízes finas)


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem