Que substrato usar em Pings

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
Olímpio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 99
Registrado em: 16 Jul 2013, 20:42
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Olímpio »

nossa, que triste, e elas estavam tão bonitas :(
mas nao desista quem sabe nao foi algum predador
migratório louco que nunca mais volta : joia :

Abraços.


Lucas Olímpio
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fatikn escreveu:A minha jardineira de substrato mineral deve ter sido atacada à noite por alguma praga, pq da noite pro dia minhas pequenas germinações q estavam nesse vaso, simplesmente desapareceram!!!!! :roll:

não sei se foi lesma, se foi algum besouro... enfim... só sei q de noite, qdo fui borrifar água nas neps, dei uma olhada nas minhas pc's (como sempre faço) e estava tudo ok.... e no dia seguinte de manhã, o vaso das germinações de pings estava limpinho, limpinho, sem nenhum ponto verde pra contar história :afraid: ....
Sei não Fátima, isto daí tem cara de ser ataque de lesma, veja se não tem nenhum rastro dessas malditas por ai. Esses gastrópodes costumam se esconder embaixo dos vasos das plantas, portanto sugiro que dê uma geral em seu cultivo para não ser surpreendida novamente.
Fatikn escreveu:Enfim.... primeira tentativa de germinar P. sethos deu certo, mas só "até a pagina 2".... :cry: :cry: :cry:

O jeito é tentar de novo, mais pra frente.... :?
Não desanime, pois neste hobby as vezes temos que aprender a lidar com algumas perdas, por mais duras que elas sejam.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Noticia triste Fatima. :(

Seedlings de todos os gêneros de pcs são delicadas.
Além disso, muitas nascem (germinam) fracas e com poucas chances de atingir a fase adulta.

No entanto quando germinações saudáveis desaparecem de um dia para o outro é um fato preocupante. :shock:

Não tem mais nada de diferente acontecendo com as suas carnivoras?

Abç


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Olímpio escreveu:mas nao desista quem sabe nao foi algum predador
migratório louco que nunca mais volta
POis é, Lucas... eu espero q seja isso mesmo...e q não volte mais...
rdrgobra escreveu:isto daí tem cara de ser ataque de lesma, veja se não tem nenhum rastro dessas malditas por ai. Esses gastrópodes costumam se esconder embaixo dos vasos das plantas, portanto sugiro que dê uma geral em seu cultivo para não ser surpreendida novamente.
Eu dei uma boa olhada nos vasos, Rodrigo, não achei nenhum rastro... mas não ergui os vasos pra olhar por baixo... pensei em fazer aquelas armadilhas com leite ou cerveja, por desencargo de consciencia...
rdrgobra escreveu:Não desanime, pois neste hobby as vezes temos que aprender a lidar com algumas perdas, por mais duras que elas sejam.
Não vou desistir não... sei q essas coisas acontecem, é triste, mas enfim... ainda vou fazer dar certo...
MarcielS escreveu:No entanto quando germinações saudáveis desaparecem de um dia para o outro é um fato preocupante.

Não tem mais nada de diferente acontecendo com as suas carnivoras?
Marciel tb achei muito esquisito isso... tava tudo bem verdinho, tinha muitas anda com o inicio da formação da terceira folhinha.. A primeira q germinou tava até bem grandinha, com a roseta bem formada, já se tornando uma miniatura de P. sethos... Acho q se fosse algum problema no substrato, essas germinações teriam apresntado problemas, será q não? acho q principalmente a maiorzinha teria dado algum sinal.... ou nem sempre isso acontece?

As outras pcs e tb as não pcs q estão perto dessa jardineira estão bem... mas por precaução estou cobrindo os outros vasos com plasticos presos com elástico na boca




Eu ia finalizar essa msg e me lembrei de algo... ano passado, nesse mesmo local deixei meu primeiro vasinho com sementes de dio... elas chegaram a germinar bem, mas depois de alguns dias, tb começaram a sumir, até q um dia, peguei uma lesma, à noite, já subindo pela lateral do vaso.... acho q vou ter q arrumar mesmo um esquema pra proteger minhas pequenas de noite.... :roll:


Valeu pelo apoio, pessoal... : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem