Que substrato usar em Pings

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Cauê e Marciel, o uso de vermiculita só se aplica as Pinguicula mexicanas (menos a P. emarginata) e Pinguicula europeia (com exceção da P. lusitanica), pois estas PCs vivem em regiões de solos neutros/alcalinos. Paulatinamente estou replantando minhas Pings para um "solo" mais mineral e, posso dizer-lhe que elas vão muito bem obrigado.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 978
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Aí gente,tava com uma dúvida que é a seguinte:
Depois que se compra a Vermiculita é preciso esteriliza-la?Isto é,Ferver para acabar com as pragas :?: :?:


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Cauê, não é necessário esterilizar a Vermiculita. Lembre-se apenas que a mesma deve ser usada somente com as PCs que indiquei logo acima ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Oi, pessoal!

Vou aproveitar esse topico do Yuri, pq minha duvida tem a ver com o substrato da ping, mas se acharem por bem, movê-lo, estejam à vontade, ok?

Qdo colhi minhas primeiras sementes de P. sethos preparei duas jardineiras. Plantei metade em sphagnum + areia e metade em substrato mineral. Ambas foram colocadas no mesmo local e são regadas por capilaridade. Deixo-as na água até q percebo q a superficie está umida, retiro a água e repito o processo qdo a superficie começa a secar... Com menos de 30 dias começaram a aparecer as primeiras germinações na jardineira do substrato mineral. Agora, a cerca de 25~30 dias o vaso com o substrato "padrão" começou a apresentar algas em sua superficie e piorou demais nesses ultimos 4 dias... Pelas minhas contas, já fazem mais de 2 meses (foram semeadas em 10/07)... será q essas algas comprometeram as minhas sementinhas? Eram sementes frescas... colhidas no dia anterior à semeadura...

[thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-JbAY ... G_4454.JPG[/thumbnail]

Estou pensando em retirar essa camada mais superficial de sphagnum e plantar alguns seedlings de P. esseriana e q precisam de um vaso definitivo pra aproveitar o substrato, pq estou dando essas sementes por perdidas...(ou devo esperar mais??) Ah! esse "montinho" de sethos q está na parte de baixo da jardineira eu plantei, não nasceram ali não, tá? rs...rs.. são de um leaf q necessitava de um vaso... plantei as sementinhas em volta dele e no restante da jardineira...

Na jardineira de substrato mineral até dá pra ver uns pontinhos verdes, mas tem muitos mais q não aparecem na foto pq ainda estão beeem pequeninos... enfim... acho q estou fazendo algo errado com o substrato "padrão"... :roll:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fátima, as sementes que constam no substrato padrão já eram e, digo-te isso baseado no tempo máximo que é para elas germinarem, no caso 4 semanas. Diante disso pode reaproveitar o substrato (reesterilize-o novamente), visto que dali não vai brotar nada mesmo :? .

Obs.: A P. esseriana também pode ser plantada em substrato mineral, fica aí a dica ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Oi, Rodrigo!

Já desmanchei a jardineira... tô esperando o substrato esfriar bem pra poder montá-la novamente..tive dó de tirar a pequena sethos q plantei ali, mas é por uma boa causa.. hehehe...

Esqueci de dizer, mas na jardineira de substrato mineral coloquei um folhinha de P. esseriana pra ver q no q ia dar... já tem quase 2 semanas e já noto um ponto de brotação na folha... Destaco q não a enterrei nesse substrato, apenas a coloquei sobre ele... Valeu pela dica e, principalmente, valeu por indicar esse substrato mineral!! : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Mensagem por Yuri_Gpi »

Olá, todos sabem que a algumas semanas ganhei sementes de Ping do RODRIGO(Muitíssimo obrigado), e pelo o que vi substrato mineral é sem sombras de duvidas o melhor para pings, porém não encontrei vermiculita em minha cidade, não teria outro bom substrato mineral para pings?(testado de preferência)

Há 2 semanas fiz o teste com sphagnum e areia e nada, mas acho que ainda é cedo pra julgar :D


Abs, Yuri Ávila


Abraços, Yuri F. Ávila
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Yuri, as sementes de P. primulifora que irei lhe enviar não devem ser cultivadas em substrato mineral. Esta Pinguicula é natural dos EUA e não suporta "solo" alcalino. Opte por Spahgnum + areia que não terá problemas em cultivar esta espécie de PC.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Mensagem por Yuri_Gpi »

Ok obrigaddoo pelo o alerta não sabia disso ;)


Abraços, Yuri F. Ávila
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Só pra atualizar sobre as jardineiras de pings as noticias não são boas... :cry:

A minha jardineira de substrato mineral deve ter sido atacada à noite por alguma praga, pq da noite pro dia minhas pequenas germinações q estavam nesse vaso, simplesmente desapareceram!!!!! :roll:

não sei se foi lesma, se foi algum besouro... enfim... só sei q de noite, qdo fui borrifar água nas neps, dei uma olhada nas minhas pc's (como sempre faço) e estava tudo ok.... e no dia seguinte de manhã, o vaso das germinações de pings estava limpinho, limpinho, sem nenhum ponto verde pra contar história :afraid: .... Enfim.... primeira tentativa de germinar P. sethos deu certo, mas só "até a pagina 2".... :cry: :cry: :cry:

O jeito é tentar de novo, mais pra frente.... :?

O duro é não ter idéia do q atacou minhas pequenas... como combater o q eu não sei oq é?? :roll: :?


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem