Que nepenthes é essa?

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Que nepenthes é essa?

Mensagem por Paulo »

Amigos,

Ontem fui no Ceagesp aqui em Sorocaba para comprar sphagnum, diga-se de passagem que é um parto e no final comprei 2 sacos com um total de 136g por R$ 10.

Bom, aí eu vi que em 2 box tinham nepenthes, no primeiro com certeza era a alata, não tinham identificação e a coitada da moça estava mais perdida que eu. Mas estavam enormes com mais de 50cm e cheias de vasos, o preço era R$ 20.
No outro box encontrei essa de baixo por R$ 20, que claro não tinha identificação também. Nesse box tinha também drosera spatulata por R$ 10, sarras sem ID por R$ 10 e uma pinguicula moctezumae x XXX que não lembro por também R$ 10 que me arrependi de não ter comprado.

Mas vamos a nepenthes que eu comprei. Na primeira foto uma visão geral e achei interessante o aro que colocaram para abrir a folhas e está a 13cm de altura da base do vaso, detalhe no vaso tem a estaca original e um broto basal sendo os dois com mesma altura e com jarros. Na segunda foto tem um close de dois jarros para tentar ajudar na identificação. E na terceira foto o tal substrato genérico que eu não entendo, tanto nesse box em que comprei essa como no outro com a alata eles usam esse substrato e as plantas vão muito bem, aqui eu uso sphagnum + areia + perlita e a unica coisa que acontece é crescerem, tenho uma N. Xwrigleyana que está com 30cm de altura, com 2 brotos basais e um monte de brotos laterais e nenhum jarro.

[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1163[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1164[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1165[/thumbnail]

E aí, depois desse romance, que nepenthes é essa?

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Paulo.

Bela compra. É uma N.graciliflora. : joia :

Substrato estranho, rs.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Concordo com a identificação do Marciel e, quanto ao substrato, deduzo que seja uma mistura de fibra de coco, terra vegetal, casca de pinus triturada, húmus de minhoca e casca de arroz carbonizada.

Conversando com alguns hobbystas daqui e do exterior, conclui que estas plantas podem viver neste substrato desde que o mesmo seja ácido e bem drenado e, convenhamos, o solo aparenta ter todas as qualidades que mencionei.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

rdrgobra escreveu:
Concordo com a identificação do Marciel e, quanto ao substrato, deduzo que seja uma mistura de fibra de coco, terra vegetal, casca de pinus triturada, húmus de minhoca e casca de arroz carbonizada.
Rodrigo,

Estranho essa composição pelos seguintes motivos:
1º Humus de minhoca tem muitos nutrientes, sendo assim a planta não precisaria criar jarros.
2º Casca de arroz carbonizada irá alcalinizar o solo.

Amigo, meus dois neurônios estão brigando para entender como pode isso.
Aqui eu cato as impurezas do sphagnum, fervo por uns 15 minutos e depois deixo escorrer.
MarcielS escreveu:Oi Paulo.
Bela compra. É uma N.graciliflora. : joia :
Marciel,

Valeu, agora é ver como ela se comporta aqui em casa.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A maioria das pessoas daqui sabem que sempre fui um ferrenho defensor do substrato padrão (Sphagnum puro ou misturado a chips de coco), porém comecei a ficar intrigado do porque estas plantas não morriam mesmo estando nestes "solos" genéricos e descobri que no caso das Nepenthes estas PCs podem viver em ambientes bastante hostis uma vez que seu habitat natural esta repleto de matéria orgânica e solos de origem vulcânica que possuem muitos nutrientes.

Quanto a casca de arroz, o Valdemar Schossland e outros cultivadores amigos nossos fazem uso da mesma para enraizar estacas de Neps e obtêm excelentes resultados.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

rdrgobra escreveu:
Quanto a casca de arroz, o Valdemar Schossland e outros cultivadores amigos nossos fazem uso da mesma para enraizar estacas de Neps e obtêm excelentes resultados.
Certa vez um amigo que é engenheiro agrônomo, me falou que pequenos agricultores tinham o costume de tocar fogo antes de fazerem novas plantações porque o solo é acido e as cinzas alcalinizam o solo.

Isso pode ser visto aqui https://www.cultivodeflores.com.br/casca_de_arroz.htm num artigo de um outro eng. agrônomo.

E aí meu amigo, como ficamos? As nepenthes enraízam em meio acido e pelo visto em alcalinos também.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

'-' nunca pensei que esse substrato podia ser usado para nepenthes shuashua :|


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo, aparentemente as Neps podem sobreviver a solos que não sejam ácidos. A N. pervilleii vive em uma região com altas concentrações de ferro e a N. northiana aprecia substratos alcalinos, isso sem falar que a primeira além do mais gosta de Sol pleno.

Irei me informar com o Valdemar e futuramente crio um tópico para debatermos de forma mais profunda este assunto.

Vinicius, conforme dito acima basta apenas que o substrato atenda as necessidades da planta para que esta se desenvolva normalmente.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigos,

O Marciel identificou a nepenthes como uma N. graciliflora.

Agora estou com uma pulga atrás da orelha e não sei se é comum para essa especie.
Eu tenho 3 outras nepenthes diferentes e eu costumo borrifar água 2 a 3 vezes por dia nas folhas.
O que me estranha é que essa N. graciliflora não absorve a água das folhas como as outras, tem dias que eu borrifo água pela manha e a noite ainda ela ainda está com as folhas bem molhadas.

Minha pergunta é, isso é normal?

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Não consegui comparar as PCs das fotos com a minha N. alata então vai a pergunta; por acaso esta Neps que esta apresentando o "problema" teria folhas mais finas?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem