Propagação artificial de nepenthes por cultura de tecido

Área destinada para a divulgação de vídeos sobre plantas carnívoras.
Responder
Yuri Santos
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 389
Registrado em: 24 Ago 2011, 18:56
Localização: São Paulo
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Yuri Santos »

vídeo mt interessante ! e as plantas na feira no final ! céus um sonho...


Yuri Santos Pereira


Sem Recalque !!
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Canovaaugusto escreveu:Esse método está sendo usado para produção de grande escala no ramo de horticultura...

É que o tempo não deixa... Mas existem meios de culturas caseiros, que não custava tentar germinar algumas sementes...

Esse método que foi mostrado, é apenas feito com sementes, onde se faz a germinação e de lá é passado para o meio de cultura para se desenvolver melhor, mas não há cultura de tecido... Mas há outro método que se faz muito com orquídeas, onde um pedaço do broto da orquídea se faz milhares de mudas idênticas a planta mãe...

Vou ver se arrumo sementes, se alguem souber quem tem me da um toque... Apesar de ser complicado por causa de fungos e tal, vou tentar algo aqui que ja fiz a um tempo atrás... abs
Também estou pensando nisso. Acho que o maior problema é abrir o meio de cultura para colocar as sementes, a chance de contaminação do meio é muito grande. Em laboratório eles têm uma câmara para isso. Outra questão é a assepsia das sementes, aparentemente eles usam hipoclorito, as sementes chegam a ficar transparentes. Será isso mesmo? Várias plantas suportam o hipoclorito, será que isso inclui as carnívoras?


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Agora fiquei com uma duvida, só dá para fazer cultura de tecidos de sementes, ou pode ser de outra parte da planta?

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Paulo, teoricamente qualquer parte da planta adulta pode ser usada para ser clonada através da cultura de células, mas o que dá mais certo é quando são usadas as regiões meristemáticas. Todas as plantas têm regiões conhecidas como meristema, onde as células estão naturalmente indiferenciadas e em fase de multiplicação, é o local de onde observamos sair os "brotos" a olho nu. Geralmente são as células dessa parte da planta que são usadas para multiplicação em grande escala, através dos meios de cultivo com nutrientes específicos que induzem a multiplicação acelerada das células. Como essas células são indiferenciadas qualquer uma delas pode originar uma planta inteira. Da mesma forma, existem as gemas laterais que geram as ramificações quando se poda o ramo apical... Devido a existência desses meristemas que conseguimos produzir mudas a partir de estacas de certas plantas.

Dê uma lida nesse texto, nele tem mais informações.
https://sistemasdeproducao.cnptia.embra ... ultura.htm

Abç.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Esse tópico eu fui buscar quase no fundo do baú.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem