Propagação artificial de nepenthes por cultura de tecido

Área destinada para a divulgação de vídeos sobre plantas carnívoras.
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Nunca ouví falar do Marcos usar cultura de tecidos... Que eu saiba ele cuida das plantas dele nas estufas e vai fazendo estacas ou coletando sementes...

Valdemar, muito legal, como você fez pra mandar essas sementes? Foi fácil? Deve ser caro... =P

Caio, seria muito legal se você conseguisse clones de alguma planta... coisa pequena... umas 300 N. lowii... 400 N. truncata... 250 N. bicalcarata... :mrgreen:

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Valdemar Schossland
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 90
Registrado em: 12 Ago 2010, 22:43
Localização: Joinville-SC
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por Valdemar Schossland »

Bruno Millan escreveu:Nunca ouví falar do Marcos usar cultura de tecidos... Que eu saiba ele cuida das plantas dele nas estufas e vai fazendo estacas ou coletando sementes...

Valdemar, muito legal, como você fez pra mandar essas sementes? Foi fácil? Deve ser caro... =P

Caio, seria muito legal se você conseguisse clones de alguma planta... coisa pequena... umas 300 N. lowii... 400 N. truncata... 250 N. bicalcarata... :mrgreen:

Abraço
O dono do laboratorio foi meu professor no curso tecnico de floricultura e jardinagem :mrgreen:
Mandei umas 150 sementes de truncata,mais algumas veitchii x truncata ,pyriformis ,inermis ,lowii e mais alguma coisa que não me recordo. : joia : ( mostrei esse video para este amigo e ele disse que é o mesmo processo que esta sendo feito com minhas sementes).


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Bruno... Ele já usou sim, não sei se usa ainda... E ele tem uma boa experiência com isso, pois ele fez um relato de como ele usa(ou usava) no PCBR.
E pra ele(para todos nós na verdade) é uma boa, pois é comerciante e propagação in vitro a taxa de germinação é de até 95% por 60% no meio comum.

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,


Depois de tudo isso saí de meu cursinho de inglês e voltei para "buaaaaaaaaaaaaaaaa".

Para fazer isso é preciso um investimento alto que engloba conhecimento, instalações, mão de obra especializada e no final uma logística de distribuição.

Não sei como o IBAMA trataria a questão ambiental, pois algumas experiências foram tristes tais como o caramujo africano, os javalis, etc., mas outras foram muito bem.
Aqui no Brasil temos climas para todas as espécies, talvez o maior problema seja a plantas nativas.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Pessoal, aqui no Brasil certamente muita gente utiliza esse processo para cultivo de tecido em cultura e, provavelmente, com tecnologia bem superior. Quando eu falei "quem sabe um dia veremos isso no Brasil" foi em questão de escala, investimento, em pc's, ou seja, "será que um dia veremos uma galera cultivando tantas nep's assim, promovendo exposições com clones, e clones de clones campeões de concursos", entende? E, certamente, o Marcos utiliza algo parecido, mas, creio que seja em pequena escala, pois a maioria de seu cultivo é em ambiente "natural".

Abs. : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

É isso ai Caio...
Um dia chegaremos lá...

No brasil usa-se muito propagação por cultura de tecido para espécies em extinção ou endêmicas... Vi num vídeo no youtube.

Pessoal, qualquer um pode usufruir da propagação in vitro... Na verdade não é nem caro... O principal é a capela de fluxo laminar que seria alguns R$1k, da pra fazer uma caseira que tu não gasta nem R$100 e quebra um galhão... O problema é os fungos e bactérias no inicio, que vai dar muita dor de cabeça até conseguir um meio totalmente asséptico e ainda não contamina-lo.

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

O Marcos Ono tem experiencia em cultura de tecidos, ele me informou certa vez, que acha as plantas provenientes deste metodo muito frageis, e o controle de fungos chega a representar um problema. Por conta disso que existem tecnicas e procedimentos a serem seguidos afim de minimizar ou erradicar os fungos nas culturas.
Eu postei ontem um bom tutorial que encontrei na internet :arrow: viewtopic.php?f=24&t=512" onclick="window.open(this.href);return false;
Este material exclarece muita coisa sobre o assunto, da pra ter uma noçao melhor ;)

Não creio que de pra fazer uma cultura de tecidos com tão pouco dinheiro, pois mesmo caseira requer certo material e ferramentas.

abraço


Avatar do usuário
Matheus-Alterado
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1027
Registrado em: 19 Jun 2011, 21:20
Localização: São Paulo-SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Matheus-Alterado »

Gente ,
Não entendi muito bem o inglês britânico misturado com alemão.... entendi que eles tem um negocio para poder fazer exportação , entendi direito ?
Sera que podem enviar algumas plantas para o brasil ?
Bem legal o video !
ps: Daniel , o topico aparece como "inexistente"....
Brigado a todos!
Boa sorte ,
T+


Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/growlist-wishlist-mathfunke-t1885.html]Growlist/Wishlist[/url]
Funke é meu sobrenome, não gosto de funk e derivados.
Canovaaugusto
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 655
Registrado em: 05 Dez 2010, 00:03
Localização: Santa Bárbara d´Oeste - SP

Mensagem por Canovaaugusto »

Esse método está sendo usado para produção de grande escala no ramo de horticultura...

É que o tempo não deixa... Mas existem meios de culturas caseiros, que não custava tentar germinar algumas sementes...

Esse método que foi mostrado, é apenas feito com sementes, onde se faz a germinação e de lá é passado para o meio de cultura para se desenvolver melhor, mas não há cultura de tecido... Mas há outro método que se faz muito com orquídeas, onde um pedaço do broto da orquídea se faz milhares de mudas idênticas a planta mãe...

Vou ver se arrumo sementes, se alguem souber quem tem me da um toque... Apesar de ser complicado por causa de fungos e tal, vou tentar algo aqui que ja fiz a um tempo atrás... abs


[url=http://carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=653]Minha Growlist[/url]

[url=http://plantas.carnivoras.com.br/topic1597.html]Minha Galeria[/url]

[img]http://img263.imageshack.us/img263/858/7255pcbr2008b.gif[/img]

Luiz Fernando Canova Augusto
Nildo Rodrigues
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 385
Registrado em: 10 Fev 2011, 23:34
Localização: Barra do Bugres, MT

Mensagem por Nildo Rodrigues »

j4ck_666 escreveu:Ah.. que eu não me engano o Marcos Ono usa a cultura de tecido...

falows...
Gostaria de saber se é aquele metodo que só propaga plantas com alto poder regenerativo, como dionaeas, begônias, violetas, droseras...

Sei que esse Gel preto, na verdade é uma mistura de nutrientes, hormônios e sacarose, com carvão ativado, que é o que dá a cor escura. Ele tem a função de limpar um pouco das (esqueci o nome) que as plantas produzes.. sei que elas produzem uma parada que podem prejudica-lás.. por isso o uso do carvão ativado..
Ha.. já vi esse vídeo zilhões de vezes, tb gostei muito.

É uma técnica que precisa de lugares assépticos, além de instrumentos esterilizados sempre, vixi sei que dá um bom custo inicial.
Já ouvi falar de metodos caseiros, mas o maior problema é a contaminação..

:geek:


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem