Projeto Estufa/Terrario - Ajuda

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Projeto Estufa/Terrario - Ajuda

Mensagem por b.alecio »

Galera,

Estou criando uma estufa!
Ja consegui o aquário e estou atras dos acessorios para irrigação/umidade, luminosidade e afim.

Porém me deparei com um problema!

Não consegui elaborar um sistema de ventilação eficiente!
Pensei em um cooler de computador, mas siceramente não sei como fazer para ligá-lo direto a uma tomada...

Alguem tem alguma sugestao para um sistema de ventilação eficiente?
Editado pela última vez por b.alecio em 09 Abr 2013, 08:25, em um total de 1 vez.


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Existem algumas formas simples e outras mais elaboradas (cooler) para fazer a ventilação. Todas devem ser dimensionadas adequadamente ao tamanho da estufa.

Tem fotos do aquário?

Mostre-nos um esboço do projeto (desenho) ou nos informe as dimensões do aquario para que todos possam opinar objetivamente. Aproveite o trabalho e liste as plantas que pretende cultivar na estufa.


Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Uma pergunta; se vai usar um aquário por que não constrói um terrário ao invés de uma estufa? Pergunto isso, pois dependendo da situação é possível que você nem precise se preocupar com a ventilação.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

rdrgobra escreveu:
... por que não constrói um terrário ao invés de uma estufa?
Eu sugiro fazer um paludário. : joia :

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

MarcielS escreveu:Eu sugiro fazer um paludário. : joia :
Explique isso melhor Marciel, pois confesso que fiquei curioso para saber a diferença de ambos :?: ?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rodrigo,

A grosso modo um paludário é o oposto de um terrário.
É um ambiente extremamente úmido. Muito utilizado para criar anfíbios (rãs, samalamandras, etc...).

[BBvideo 640,480][/BBvideo]

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Valeu pela explicação amigo, realmente este é um ambiente propício para o cultivo de Nepenthes, Drosera, Bromélias proto-carnívoras, Utricularia (aquáticas de preferência) e Genlisea, mas para montar um Paludário desse nível seria necessário muito "cascalho", algo em torno de $ 5.000 :shock: , no mínimo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

b.alecio escreveu:Galera,

Pensei em um cooler de computador, mas siceramente não sei como fazer para ligá-lo direto a uma tomada...

Alguem tem alguma sugestao para um sistema de ventilação eficiente?
Amigo,

Essa é uma coisa muito chata, é necessário saber o tamanho de sua estufa (ou aquário).
Existem ventiladores desses de computador para 110v ou 220v em dois ou 3 tamanhos.
Mas também não se pode deixar os ventiladores ligados diretos porque a umidade vai embora junto com o calor.
Eu tive esse problema e consegui sanar em parte com um termostato que você acha no ML.

De qualquer forma seria interessante você que você mandasse fotos e medidas de sua estufa e também o que vai usar como iluminação e também como é o ambiente em que ele vai ficar.


Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
anairda
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 127
Registrado em: 03 Mar 2013, 00:13
Localização: Duque de Caxias - RJ
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por anairda »

gente eu gostei dessa ideia de terrário fui procurar como fazer um ideal para PCs

ai achei esses interessantes:

[BBvideo 640,480][/BBvideo]

[BBvideo 640,480][/BBvideo]

eu acho que essa "fumaça" é produzida por um daqueles umidificadores. oq vcs acham da ideia?

se alguém fosse fazer um terrário perfeito para as PCs como ele deveria ser ou oq você fariam neles?


cuidado com oque você deseja, pois pode se tornar realidade!!!
Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Mensagem por b.alecio »

Vou providenciar as fotos e dimensões do aquario e dividir com vocês.

Mas a princípio, a ideia é bem semelhante aos vídeos postados pela anairda. A única diferença é que vou preferir manter as plantas em vasos. Pois fica mais fácil a remoção delas para propagação ou higienização ou troca de substrato...

A iluminação será feita com lampada fluorescente.

Ja estou providenciando um termometro/higrometro para eu ter uma noção de temperatura e umidade.
De acordo com a umidade/ temperatura que estiver dentro do aquario, vou ajustanto com umidificador (se necessario) ou forrar com papel alumínio para melhor aproveitar a luz/temperatura... essas coisas.

Tudo isso ligado a um temporizador, que ligará e desligará os aparelhos (luz, umidificador e cooler) na hora e pelo período programa.

O unico problema é o sistema de ventilação. Acredito que sem a ventilação adequada eu terei problemas com calor e umidade. Sem contar que o vidro vai embaçar devido a condensação da agua.

Pretendo colocar uma neps, droseras e pinguiculas a principio. Vou ver a reação delas ao novo ambiente, e conforme for, coloco outras plantas.

O projeto é bem parecido com este!

[img]http://img.jardineriaon.com/wp-content/ ... ltu039.jpg[/img]

O que acham?


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem