Processos de quebra de dormência - sementes

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Processos de quebra de dormência - sementes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Não sou agrônomo, mas vou começar um tópico sobre quebra de dormência e os mestres que me corrijam depois.
Eu não sei se todas as sementes, falando incluindo as não de pc´s, tem um período de dormência e precisam que aconteça alguma coisa na natureza para que germinem.
Algumas precisam de frio, outras de calor, outras passar pelos intestinos de algum animal e por aí vai.

Como sempre o homem procura um método para não natural para quebrar essa dormência e ainda usa produtos para acelerar essa quebra.

Muito se fala por em quebra de dormência falando apenas de estratificação, mas existem muitos outros métodos e depende da planta.

Aqui vai uma tabela do que é cada sistema de quebra de dormência.

Escarificação química: é um método químico, feito geralmente com ácidos (sulfúrico, clorídrico etc.), que possibilita os sementes executar trocas com o meio, água e/ou gases.

Escarificação mecânica: é a abrasão das sementes sobre uma superfície áspera (lixa, piso áspero etc). É utilizado para facilitar a absorção de água pela semente.

Estratificação: consiste num tratamento úmido à baixa temperatura, auxiliando as sementes na maturação do embrião, trocas gasosas e embebição por água.

Choque de temperatura: é feito com alternância de temperaturas variando em aproximadamente 20ºC, em períodos de 8 a 12 horas.

Água quente: é utilizado em sementes que apresentam impermeabilidade do tegumento e consiste em imersão das sementes em água na temperatura de 76 a 100ºC, com um tempo de tratamento específico para cada espécie.

Eu peguei esses dados desse site https://www.ipef.br/tecsementes/dormencia.asp" onclick="window.open(this.href);return false; que tem muito mais informações.

Para fazer a estratificação eu deixo as sementes em um saco plástico com musgo umedecido dentro da geladeira por 7 dias, esse tempo não sei se é o correto. Estava esquecendo eu uso solução de GA3 que acelera o processo para umedecer o musgo.

Espero que tenha ajudado e que os mestres corrijam o que acharem necessário.


Abraços,



Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

que bom que teve a iniciativa Paulo!!!
eu estava mesmo precisando disso!!!
então para o caso das sarras são só 7 dias???
que bom!!
brigadooooooooooooooo


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Roberta Duval escreveu: ...então para o caso das sarras são só 7 dias???
que bom!!...
Roberta, ele deixou sete dias pois usou o acido giberelico para ajudar na quebra da dormência, não é o seu caso.
Como não dá para saber o quão fresca estão as seeds a recomendação é que seja feita a estratificação umida que consiste em semear as seeds em sphagnum umido e esterelizado em uma germinadora dentro de um saco plastico (ZIPLOCK) e deixar sob refrigeração de 6 a 8 semanas. Após este período retirar a germinadora e coloca-la em um local onde tenha sol pela manha ou tarde. Depois de algumas semanas as seeds germinam.
Agora se as sementes já estavam armazenadas em geladeira é provavel que nem precisem de estratificação. :mrgreen:


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

OPa... Otimo material...
Obrigado por compartilhar....

Realmente é um processo muito importante para germinação...
Assim como a dormencia das plantas...
Pois nunca se sabe(geralmente) a procedencia as sementes.

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

MarcielS escreveu:
Roberta Duval escreveu: ...então para o caso das sarras são só 7 dias???
que bom!!...
Roberta, ele deixou sete dias pois usou o acido giberelico para ajudar na quebra da dormência, não é o seu caso.
Como não dá para saber o quão fresca estão as seeds a recomendação é que seja feita a estratificação umida que consiste em semear as seeds em sphagnum umido e esterelizado em uma germinadora dentro de um saco plastico (ZIPLOCK) e deixar sob refrigeração de 6 a 8 semanas. Após este período retirar a germinadora e coloca-la em um local onde tenha sol pela manha ou tarde. Depois de algumas semanas as seeds germinam.
Agora se as sementes já estavam armazenadas em geladeira é provavel que nem precisem de estratificação. :mrgreen:
Brigadinha Marciel!!!
essa é uma dica muito valiosa....tomara que eu consiga e que dê tudo certo...
t+


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Obrigado Paulo pelas informações, tenho uma dúvida aqui... Colhi algumas sementes de Dionea, ficaram umas 2 ou 3 semanas guardadas, e Sarracenia Leucophylla que colhi e plantei após 3 dias de colhidas... deixei elas na geladeira dentro do próprio póte que irão germinar, com areia + sphagnum e uma pitada de po de coco :mrgreen:

Será que se eu deixa-las por apenas 2 semanas lá dentro já está bom?, estou pensando em fazer este teste pois facilitaria muito para min, colher sementes frescas e logo planta-las para deixar menos tempo na geladeira e diminuir as chances de fungos e outros fatores atrapalharem na germinação...
O que acham?

Paulo aquelas suas Sementes de S. purpurea voce usou este método? Com GA3 por uma semana, retirou e elas germinaram daquela forma?

Abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Opa, valeu pelo material!! Muito bom mesmo!
Deve ser duro lixar essas mini sementes!! o.o

Roberta e Felipe, espero que tenham muito sucesso!!

Abraço!


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

MarcielS escreveu:
Roberta Duval escreveu: ...então para o caso das sarras são só 7 dias???
que bom!!...
Roberta, ele deixou sete dias pois usou o acido giberelico para ajudar na quebra da dormência, não é o seu caso.
Como não dá para saber o quão fresca estão as seeds a recomendação é que seja feita a estratificação umida que consiste em semear as seeds em sphagnum umido e esterelizado em uma germinadora dentro de um saco plastico (ZIPLOCK) e deixar sob refrigeração de 6 a 8 semanas. Após este período retirar a germinadora e coloca-la em um local onde tenha sol pela manha ou tarde. Depois de algumas semanas as seeds germinam.
Agora se as sementes já estavam armazenadas em geladeira é provavel que nem precisem de estratificação. :mrgreen:
tem que ser 6~8 semanas? eu li que poderia ser 4 semanas, deixei minhas sementes de darlingtonia na geladeira, você acha mais garantido deixar 6 semanas ou 4 mesmo também funciona?


I'm a wild flower, the thing that feels
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

A ideia é simular o que ocorreria naturalmente com as sementes (sarracenias, dionaeas e droseras) geradas no final do verão/começo de outono, sementes estas que germinarão somente na primavera quando as temperaturas subirem. Ja lí textos que falam em deixar na geladeira durante 3 meses! As poucas que consegui germinar ficaram por 2 meses. 8-)


fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Ótimo material de grande valia para retirar as dúvidas que ainda permeiam nos cultivadores,
obrigado por compartilhar! : joia :

Fabio Castro.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem