problema em haste de dionaea

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

problema em haste de dionaea

Mensagem por Edson Poscai »

um breve resumo, perdi uma haste, a segunda (da foto) está perdida, segunda fui cortando para ver se eliminava e nada.. e na terceira já começou. como está no momento, todas q vierem penso q serão perdidas.
única coisa q sei, hj vi um pq ponto preto toquei com as unhas e percebi uma pq casquinha grudada. retirei, mas a marca ficou. isso em uma outra haste q está vindo (quarta, q não tirei foto).

[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-53p- ... to0574.jpg
[/thumbnail][thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-wD6H ... to0575.jpg[/thumbnail]


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson,


Não sei se é impressão minha, mas me parece que na segunda foto acima da mancha na haste do lado esquerdo eu vejo um inseto.
Estou correto ou estou derrapando na maionese?

Se for um inseto seria bom um close dele para que alguém diga o que é.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

boa atenção Paulo,

eu não tinha percebido isso, devia ter na hora da foto. voltei e dei outra olhada geral e não vi mais, mas vi q está acontecendo isso tbm nas folhas. folhas com pinguinhos marrons e outras com este pinguinho marrom e por volta amarelo. deduzi que algum inseto pousa, fica a mancha marrom, depois fica amarelo em volta, depois fica td preto. algum inseto, pulgão , ou outro desta turma está vindo visitar ou já fez moradia...


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson,


Já tentou usar os inseticidas indicados no fórum?
Tem o chá de fumo em corda, oleo de neen, SBP flora, etc., etc..
De qualquer forma pode ser que o inseto esteja pondo ovos e pelo visto a melhor coisa é cortar as hastes e folhas já deterioradas.

Amigo, há algum tempo deu peguei uma praga aqui e perdi uns 15 vasos de nepenthes.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

agradecido amigo. estou usando o fumo de corda já para outras e outros problemas. neem eu ainda tenho um pouco e irei novamente atrás de SBP jardim ou usar levemente e bem pouco o SPB Citronela. citronela deve ser fraco, pois comprei para pernilongos e nem pernilongo mata.

+/- 40 dias só chuva aqui, tá tendo praga em tudo. olhei novamente e vi dois insetos diferentes em outra pc. nas hastes de droseras outras tbm estão manchadas, mas de outra cor, deduzo q cor ficar de acordo com a planta.

resumo, terei q pulverizar tudo e ter sorte, mas muita sorte.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Hugo Azevedo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Out 2015, 10:58
Localização: Itajubá-Mg
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Hugo Azevedo »

Edson, já trabalhei com taxonomia de alguns insetos. Se você conseguir tirar uma foto dos insetos que você acha q são os causadores deste acontecimento, eu posso te falar quem são eles e o que eles podem causar ou não para a planta. : joia :

Mas lá vai um chute meu: Isso parece ser um virus, sim, isso mesmo. Causado provavelmente por insetos fitófagos ( se alimentam de seiva ), o aparelho bucal deles parece uma agulha, e ao injetar o aparelho bucal em alguma planta doente podem transmitir para uma sadia ( só imaginar uma algulha contaminada em uma pessoa sadia ). Pulgões, percevejos e cigarrinhas são os que mais podem causar isso.


[img=center]http://i.imgur.com/5GcHyoh.jpg[/img]
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

agradeço a boa vontade Hugo.

mas fotos é muito dificil. a hora q você quer não vê um, qdo vê até pegar cel (só uso com lente micro) e arrumar já foi.

vi dois, como disse. um era gde e tinha dois ferrões brancos. isso chamava a atenção, o único branco do inseto era os ferrões, tinha uns 6/7 cm.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Hugo Azevedo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Out 2015, 10:58
Localização: Itajubá-Mg
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Hugo Azevedo »

Assim fica complicado responder kkkk
Na próxima vez tente reparar na "boca" do inseto, se seu aparelho bucal é parecido com uma agulha. Caso seja , é bem provavel mesmo ser algum virus transmitido.


[img=center]http://i.imgur.com/5GcHyoh.jpg[/img]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Edson.
Edson Poscai escreveu:um breve resumo, perdi uma haste, a segunda (da foto) está perdida, segunda fui cortando para ver se eliminava e nada.. e na terceira já começou. como está no momento, todas q vierem penso q serão perdidas.
Esse problema é de cima para baixo? Quando a floração é abortada, o melhor a fazer é cortar fora a haste.

Verifique as plantas próximas para garantir que não seja um problema maior. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

agradeço a ajuda amigos, mas a coisa já ferrou tudo. estava dando atenção só as dios, mas é geral (exceto nas ping's).

observem em uma folha da segunda foto. um pontinho marrom e o amarelo em volta. logo esta folha e armadilha estará de todo preta.
hj passei fumo de corda, daqui a 2 dias passo SBP citronela levemente (SBP jardim aqui tá dificil), talvez tbm um restinho neen e ver o resultado.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem