Primuliflora com problemas?

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Primuliflora com problemas?

Mensagem por Paulo »

Amigos,

Ganhei uma muda de pinguicula primuliflora de nosso colega Rodrigo.
Antes de chegar aqui ela apanhou muito no correio e mesmo assim estava muito bem como pode ser visto na foto abaixo.
Imagem
Só que ela até o momento não se desenvolveu como deveria, apesar de terem nascido muitas folhas, as pontas das folhas escurecem até morrerem, vejam na foto abaixo.
Imagem

Eu dei uma pesquisada e vi que ela gosta de umidade e solo acido e pobre, então eu preparei um substrato na proporção de 50% sphagnum e 50% areia média de filtro de piscina e também mantenho um pratinho com água para manter o substrato bem úmido, mas não encharcado.
Outro detalhe é que ela é mantida dentro de estufa.

E aí o que me dizem?


Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Paulo, não acho que todas as folhas morrendo juntas faça parte da adaptação devido ao replantio, ainda mais que você disse que no transporte ela ficou judiada, talvez isso afetou as raízes.

Mas, como dizem, prevenir é o melhor remédio.. Eu cortaria as pontas dessas folhas mortas antes que alguma possível infecção chegasse no miolo da planta, e diminuiria a umidade retirando o prato.

Mas espere pra ver o que os outros dizem.. : joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo, em seu local de origem (pântanos do Mississipi) esta PC desacelera seu crescimento nos meses de Inverno. Ali, nesta época do ano, faz muito frio e a planta procura poupar energia para a Primavera. Tenho várias mudas delas que estagnaram o crescimento e algumas estão com aparência similar a esta sua.

A única muda que continua seu desenvolvimento, mesmo com frio que anda fazendo por aqui, é uma que esta presa a planta mãe. Talvez (eu disse talvez) ela esteja recebendo um belo suporte energético da P. primuliflora que a gerou, de forma que a título de experiência eu só a removerei de lá na Primavera, quando a mesma estiver enorme :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,


Teoricamente não era para ela estar sentindo o inverno, pois está dentro da estufa com temperatura beirando os 27ºC.

De qualquer forma eu fiz como o amigo Ivan disse e cortei as partes escuras das folhas e retirei as que estavam totalmente escuras.


Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bom, eu entendo o que quis dizer amigo, mas ainda acho que esta tudo bem com sua PC. Você só deveria se preocupar mesmo se o apodrecimento surgisse do centro para as folhas, pois aí era sinal de que algo comprometeu as raízes desta planta. De qualquer forma se algo ocorrer a ela me avise que posteriormente lhe envio outra.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
mbrenzan
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 23 Ago 2013, 21:27
Localização: Maringá - Pr
Agradeceu: 4 vezes

Mensagem por mbrenzan »

Pessoal, eu estou tendo problema parecido, porem a minha nao está na estufa.

eu recebi duas mudas pelos correios há 1 mes e ate agora nao vi desenvolvimento... elas nao morreram, estao dando novas folhas, mas folhas muito pequenas e sempre ficam do mesmo tamanho que nascem e morrem.
Nao sao como as de Esseriana que as folhas nascem e vao aumentando, nem como as giganteas que as folhas nascem cada vez maiores.

Engraçado que nascem, ai quando estao com 4 ou 5 folhas, morrem do nada e ficam só 1 folha aberta e a nova que está nascendo.
O substrato é sphagnum com arei e perlita (60, 20, 20 a proporçao) e nao tem prato de agua em baixo, nem pegam sol. a temperatura tem variado de 20 a 38 graus desde que chegaram aqui.

na foto estao como as do amigo, só que com cerca de 1cm de comprimento por 0,5 de largura cada folha.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Marcelo, Pinguicula subtropical como a P. primuliflora gostam de um substrato bem úmido, quiçá encharcado para se desenvolverem plenamente. Diferente das Pings mexicanas (exceto P. emarginata) e europeias (menos P. lusitanica) que curtem um substrato alcalino, essas daí apreciam um "solo" bem ácido e meia sombra :D .

Quanto a esta última informação, eu tenho mantido as minhas a Sol pleno por cerca de 6 horas a temperaturas na faixa de 34/31º C e as mesmas vão indo muito bem. Afirmo que isto é apenas um teste, portanto sugiro cautela caso se aventure a repetir por aí o que faço por aqui ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
mbrenzan
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 23 Ago 2013, 21:27
Localização: Maringá - Pr
Agradeceu: 4 vezes

Mensagem por mbrenzan »

Rodrigo,

Sugeriria oque mais especificamente pras minhas entao?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Marcelo, antes de dar uma opinião final sobre o problema de suas Pings eu preciso de fotos, caso contrário tudo que falar aqui pode ser um completo tiro no escuro ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
mbrenzan
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 23 Ago 2013, 21:27
Localização: Maringá - Pr
Agradeceu: 4 vezes

Mensagem por mbrenzan »

Assim que chegar em casa eu tiro foto delas... eu tenho umas aqui, mas estão desatualizadas... são de quando chegaram em dezembro...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem