Primeiro projeto de estufa

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Muito bom Paulo, gostei da estufa, se fosse eu só deixaria ela isolada da parede com plastico tambem, almentaria a umidade e o calor detro, já que voce está usando o fungicida não vai ter tanto problema com a má ventilação e não terá infiltração na parede aí hehehe

gostei em... eu nunca testei nada artificial, por muitas vezes pensei que esta seria a minha ultima escapatória, mas o conhecimentou foi almentando e eu me virei. Mas tarde serei obrigado a montar uma boa estufa tambem hehehe.
Parabéns.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Obrigado pelas dicas.

Rodrigo você tem razão, vou desmontar e colocar um plástico na parede assim ela não pegará umidade.

J4ck_666 o lance da umidade em cima das sementes é uma questão de física, elas estão dentro de um copo e logo abaixo das bordas. Como não bate vento a pressão máxima de vapor se mantém e isso cria uma cortina de vapor acima delas.
A mesma coisa não seria valida no caso de plantas porque elas ficariam longe da agua.

Manter um aquecedor de aquário nos dois casos seria ótimo para a temperatura, é uma coisa que estou pensando agora.


Abraços,



Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

paulo
é exatamente o que conclui impiricamente... Agora tu comprovou cientificamente. =D... Valew...

Acho desnecessario o aquecedor... Ja está dentro de casa...
Ja é mais quente no frio e mais fresco no calor...
Mas dependendo da finalidade pode ser que precise mesmo,
se quer germinar agora no frio é necessario mesmo...
Mas no geral acho que não vai precisar...

Eu ja preciso de refrigerador... =/


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigo,

A temperatura dentro da estufa está em 28 graus, isso porque esses dias está quente por aqui. Vou dar uma controlada nisso.

Agora quanto ao fundo eu tive uma idéia para não criar umidade e não vai me dar muito trabalho, pois tirar a duas prateleiras é de ferrar. Sou daquelas pessoas que tem preguiça em refazer trabalho.
A minha idéia é passar verniz ou então cola branca de madeira (tipo tenaz). A cola cria uma camada plástica.

Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo,

Não ficou nem alguns milimetros entre a prateleira e a parede?
Se ficou, dá para passar o plastico sem problemas. Ficaria como uma cortina protejendo a parede e retendo a umidade dentro da estufa. Penso que dê menos trabalho do que tentar impermeabilizar com a cola branca.


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Concordo com o marciel...

Paulo se eu tivesse 28° em pleno calor aqui.. Eu pulava de alegria....
Tu pretende manter em quantos graus?

falows


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
rodgaba
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 05 Ago 2010, 19:13
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por rodgaba »

Vale a pena o trabalho de tirar a pratelheira e reparafusa-la, pois acredito que o trabalho de repintar a parede, tirar o mofo, etc etc etc, seja muito mais trabalho no futuro já que a estufa vai durar um bom tempo, entaum larga de preguiça, tira elas coloca o plastico e recoloca, rererererere.
Acho que a cola nao vai resolver o problema alem de provavelmente com a humidade edesgaste em função do tempo poder soltar particulas e prejudicar as plantas e criar o maldito mofo na parede.

p.s. são só 12 parafusinhos neh, rerererererere
Editado pela última vez por rodgaba em 25 Ago 2010, 17:39, em um total de 1 vez.


Um dia de sol, outro de chuva = obrigado pelas sementes :)
Bom cultivo
Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

oLÁ ! KK muito legal seu projeto, em breve eu pretendo fazer algo asim !! ficou massa mesmo viu !!! uma dica para você aumentar a humidade pode ser colocar um pedaço de plastico na superfice para nao mlhar e por umas bolinhas de argila espandida com uma fina camada de agua !! assim manem bem a humidade! abraços espero ter ajudado!


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Legal Paulo :)
Podes instalar ripas nos 4 cantos ligando a prateleira de baixo na de cima, assim o plastico fica mais esticadinho nos cantos e laterais :mrgreen:
A fiação eletrica poderia ficar em cima da prateleira de cima, daew não ficaria exposta dentro da estufa. Talvez colocar papel aluminio da parede, assim a luz seria melhor refletida .... : cafe :
Nas bordas dos plasticos que ficam pendurados abaixo da ultima prateleira, você tambem pode instalar ripas, assim o plastico fica mais reto devido ao peso das ripas, e da um gral tambem no acabamento :mrgreen:

No restante achei legal, você utilizou um espaço meio morto e fez dele o principio de uma estufa, muito bacana^^
O lance de colocar aquecedores de aquario em copos com agua para elevar a temperatura tambem é uma boa, creio que copos de aluminio com agua seriam mais eficientes que os de vidro.

Parabens
abraço


Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá Paulo,
Muito interessante seu projeto, você é artesão? hehehehe
Gostaria de saber qual a temperatura máxima dos verões em sua região e também, se me permite sugerir, que você use placas finas de isopor para isolar a parede e a madeira das prateleiras, tipo isopor e depois sim usar o plástico por cima.

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem