Primeiras dúvidas

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Edmilson JrK
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 05 Jul 2014, 22:38
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Primeiras dúvidas

Mensagem por Edmilson JrK »

A Dioneia é a minha primeira, e provavelmente única por um longo tempo. É por causa dela que resolvi entrar no fórum pois desejo cuidar dela da melhor forma possível. Saber se e como devo alimenta-la e etc.

Agora vamos às dúvidas.

1 - Trouxe ela para casa no sábado anoite. Tirei o musgo do pote mas mantendo o formato, adicionei um pedaço de plastico no fundo pois a água passava direto, evitando encharcar e agora a água fica mais tempo ali dentro. Fiz certo?

2 - Ela passou a noite e até as 15h na janela do meu quarto, onde deve ter recebido 4h de Sol. Terminando a organização da futura residência dela no terraço, que é coberto, ela foi transferida para um lugar que só não pega o sol entre umas 11 e 13h. Após esta alocação Não a movi mais. Fiz certo?

3 - Preciso alimenta-la ou ela consegue se alimentar sozinha? Lá passam mosquitos com frequência por isso tenho peixes nas duas caixas d'água onde capto agua da chuva ou em uma semana já está cheio de larvas. Pretendo voltar a criar besouros de amendoim para alimentar um peixe maior que tenho e os adultos não me são muito úteis. Devo alimentar a Dio com eles ou ela se vira só com os mosquitos?

4 - Existe algum risco em encher o vasinho de água, considerando o fundo "tampado" com a água escorrendo de forma extremamente lenta em um lugar onde não causará poças e nem dengue. Ou devo molhar com mais frequência mas em menos quantidade?


Desde já agradeço aos membros pela ajuda que estou certo receber :)

PS: Foto dela na noite em que chegou, acho que é necessário para questões de escala do alimento.

Imagem


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá Edmilson, tudo OK? Bom, a resposta para suas dúvidas você encontra nos links que disponibilizo logo abaixo:

Identificação de Sphagnum

Tipos de água

Higienizando e reciclando substrato

Higienizando areia de construção

Minha 1ª experiência com dormência induzida

Perceba que os mesmos devem ser lidos a risca para que você tenha um melhor entendimento claro acerca do cultivo não só de Dionaea, mas também dos demais géneros de PCs que porventura venha a possuir.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Edmilson JrK
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 05 Jul 2014, 22:38
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Edmilson JrK »

Olá Rodrigo,

Já havia lido os tópicos mas infelizmente não respondem completamente as minhas dúvidas.

A primeira e quarta dúvidas referem-se à umidade do "solo", se deve ser pouca mas complementada diariamente ou se encharcada é melhor. No que li recomenda-se o pratinho porem não o possuo e gostaria de saber se manter esta umidade dentro do solo é uma opção viável.

A segunda é se a movimentação foi apropriada ou pode causar algum dano pois li que elas não gostam de ser movimentadas.

A terceira é relativa à alimentação. Li que elas não necessitam de ser alimentadas e "caçam" sozinhas porem aqui ela teria acesso apenas a mosquitos, outros insetos estão mais raros, principalmente no terceiro andar, e por isso pensei em complementar com besouros de amendoim ou larvas.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Sua planta está com boa aparencia.

A Dionaea passa por dormência no inverno, portanto deve decidir se vai induzi-la a dormir ou não, visto que na sua região a dormencia não virá naturalmente.

O habitat da Dionaea é pantanoso, então boa parte do ano o solo fica encharcado.

A movimentação para encontrar um local ideal de cultivo é tolerada pela planta.

Sim, a Dionaea caça sozinha mas pode alimentá-la esporádicamente.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bom vamos lá responder as lacunas que faltam:

1) O substrato deve se manter sempre úmido não devendo em hipótese alguma secar e, por conta disso, o uso do pratinho com água embaixo do vaso tona-se indispensável.

2) Escolha um loca aonde a planta possa ficar de 8 a 6 horas no Sol, lembrando que uma maior exposição solar não acarretará problemas para a planta, mas uma menor pode abreviar a vida da mesma.

3) Se quiser pode complementar a alimentação de sua Dio com lavras de Bicho-da-farinha (Tenebrio molidor) ou do Besouro-do-amendoim (Palembus dermestoides), mas a priori isto não é necessário uma vez que esta PC é capaz de atrair e capturar suas presas sem que o ser humano precise intervir neste processo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Edmilson JrK
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 05 Jul 2014, 22:38
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Edmilson JrK »

MarcielS se ela não entrar em dormência terá sua vida prejudicada?

rdrgobra eu "lacrei" os buracos por onde a água sairia do pote com plastico, como o lacre não foi perfeito a água provavelmente escorrerá porem muito lentamente. Voltei lá hoje e continua encharcado, futuramente terá um novo vaso mas o atual mantem ela encharcada.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Edmilson JrK escreveu:... se ela não entrar em dormência terá sua vida prejudicada?
Pode ter a vida prejudicada sim.

Na verdade a maior dúvida quando compramos Dionaea em garden-centers, mercados, floriculturas e afins, é que não sabemos se a planta passou pela última dormência.

Portanto, a decisão de correr o risco e deixar a dormência para o próximo inverno é do atual cultivador. Uma planta saudável pode suportar até um ano sem descanço.

A dormência leva em média 90 dias.

Sobre o pote/vaso da sua planta, e na falta do pratinho para usar em baixo, pode utilizar meia garrafa PET, encaixando o pote dentro dela. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Edmilson JrK
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 05 Jul 2014, 22:38
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Edmilson JrK »

Considerando que me parece uma planta jovem, com menos de um ano se considerar o crescimento semelhante às outras que tenho, vou arriscar este ano pois acho que se eu tentar fazer os procedimentos agora posso fazer mais mal do que bem. Como o fundo está "lacrado" eu consigo manter ela encharcada mesmo sem a base pois aquilo está mais para um alagado. Se for possível eu crio até mesmo uma estrutura com isopor para que ela fique boiando com o fundo do pote em contato com a água da chuva na caixa d'água onde crio peixes. Acho que ali ela pode se hidratar e conseguir mais mosquitos.
PS: Sim eu empolgo nas ideias ;)


Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Edimilson. Li suas dúvidas e me deparei com um problema.

Você não usa prato para regar sua planta e ela está plantada num vaso, logo a unica forma que você tem de fornecer água para a mesma é por cima e isso está ERRADO. Fornecendo água por cima você acaba compactando o substrato e as raízes da planta ficam esmagadas e sem espaço para respirar. Troque o fundo lacrado do vaso por um fundo de garrafa pet.

Veja esse tópico.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
Edmilson JrK
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 05 Jul 2014, 22:38
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Edmilson JrK »

Dilmas eu, por costume e evitar cavar, costumo regar a planta encostando a garrafa no canto e escorrendo a água para o vaso, ou seja, ela flui lentamente e não cai no vaso, assim evito escavar, compactar, e no caso dessa jogar lixo dentro das armadilhas. O risco persiste?

PS: Oque você acha da ideia de vaso flutuante? Seria algo como os vasos de pedra artificial flutuantes kallina mas mais simples.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem