Re: primeira germinação de sementes de Nepenthes Tobaica

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Natanael_jr
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 14 Jul 2015, 21:48
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Re: primeira germinação de sementes de Nepenthes Tobaica

Mensagem por Natanael_jr »

Olá, não tenho experiencia mas estou comentando para acompanhar e aprender...
Ficou bem legal o seu passo a passo da semeadura!! parabéns e boa sorte com sua germinação ..


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Meus cumprimentos Rafael.
imagino ser o início de suas germinações, mas pelo q vi não aparenta, rsrsr. com todo o respeito.
principal, deixo meus cumprimentos e continue sempre com esta dedicação. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Jayron Maciel
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 71
Registrado em: 19 Mai 2015, 23:23
Localização: Fortaleza / CE
Agradeceu: 75 vezes
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por Jayron Maciel »

Parabéns! Ficou muito bonito seu processo e lhe desejo sucesso em suas germinações. : joia :


Avatar do usuário
Hercilio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 16 Mai 2015, 13:01
Localização: Curitiba, Paraná
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

Mensagem por Hercilio »

parabens, carinha...
hehehe
vo ficar acompanhando pq quero aprender...
germinar neps é meu objetivo a longo prazo mas n acho as sementes.
tudo de bom ae pra você.
:)


Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Tudo aparenta estar OK, portanto a mim só cabe desejar-lhe sucesso em seu cultivo.

Obs: Planta (no caso semente) gosta de ficar quieta em seu canto, uma vez que tenha escolhido um local certo e ajustado a iluminação artificial evite ficar movendo-a de lugar porque isso atrapalha a germinação ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Rafael, me desculpe a invasão em seu tópico,
gostaria de saber se o musgo abaixo é o chileno. estas fotos o melhor q consegui e estão péssimas. tomara q seja possível a identificação.
sem conhecer o sphagnum chileno separei do sphagnum comum e estou testando em droseras q "Estão normalmente".
observei q umedecem, mas aparenta não enxarcar. este teste estou fazendo sem fervê-lo, pode ser isto o não enxarcar.

[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-akSe ... to0327.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-M9gL ... to0328.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-tNZI ... to0329.jpg[/thumbnail]


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Rafael, 90% sim é o mesmo. mas vamos aguardar.
minhas fotos aparentam até cor branca, mas não, são uma cor creme forte, amarelo pra laranja.
os brotos são iguais, só agora de todo seca eu percebi a diferença.
para mim, 90% é a chilena, e terei q continuar a separar e agora com mais cuidado em guardar a separada. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Edson Poscai escreveu:... sem conhecer o sphagnum chileno separei do sphagnum comum e estou testando em droseras q "Estão normalmente".
observei q umedecem, mas aparenta não enxarcar...
Edson,

Entendi que separou o suposto sphagno chileno do sphagno comum que comprou, estou certo?

Identificar sphagnum não é trabalho simples, rs. Mas não creio que seja o chileno. Lembrando que ser chileno ou não, é indiferente para o cultivo.

Parece mais é que tenha separado as 'cabeças' (que são bem diferentes do restante do corpo da bryofita) do sphagno que comprou. O fato de dar a impressão de absorver pouca umidade tem relação com as condições de armazenamento do produto. Quando muito seco, este perde parte da propriedade de absorção.

O truque para armazenar o sphagno, com ou sem higienização, é molhar bastante o musgo e espremer bem antes de guardar em recipiente fechado (saco plástico, potes fechados, etc). Quando comprar deve sempre observar as condições do mesmo (seco em demasia, muita sujeira, embalagem, ...). :geek:

Abç


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

sim estou separando Marciel. qdo verde era praticamente igual, exceto a ponta q era somente cor laranja p/ vermelho e agora seco cor laranja forte. qto a suas dica de armazenamento foi muito bem-vinda, eu sempre deixei secar como vinha e guardei em saco de ventilação para não ocorrer o bolor. certa vez aconteceu o bolor, penso então ainda não estava de todo seco. vlw agradeço : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
rsistem
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 50
Registrado em: 17 Jul 2015, 18:54
Localização: Pará de Minas
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por rsistem »

Gostei muito do tópico, mas também não sei dizer se está certo ou errado; não tenho experiência com a germinação de nepenthes.
Tenho a mesma dúvida que você: - É preciso furar o plástico filme? Ou deixá-lo totalmente abafado?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem