Praga bizarra

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Rodrigo Selis
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 69
Registrado em: 10 Nov 2012, 18:10
Localização: Brumado
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Praga bizarra

Mensagem por Rodrigo Selis »

E aí pessoal, beleza?
Notei que a dioneia começou a perder o vigor, e examinei de perto, acabei encontrando isso:
[BBvideo 640,480][/BBvideo]
Seriam larva de trips?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Não é comum Trips atacarem Dionaea, mas pelo vídeo são os malditos mesmo. Use SBP Casa & Jardim e dê adeus a esta praga. Se retornar troque o substrato (jogue o antigo fora, OK) e limpe muito bem as raízes da planta tomando o cuidado para não danificá-las.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Eu não sei que praga é, mas posso dizer que essa é a melhor demonstração de problema que já vi aqui no fórum.
O que acontece se forçar o fechamento das armadilhas?


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo escreveu:O que acontece se forçar o fechamento das armadilhas?
Eu deduzo que a planta irá dar cabo destas larvas :mrgreen: . No entanto se a infestação for grande isso será um problema uma vez que acionar uma armadilha vá lá, agora duas ou três eu sei não :? ...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Rodrigo Selis
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 69
Registrado em: 10 Nov 2012, 18:10
Localização: Brumado
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Rodrigo Selis »

Vou procurar esse SBP para comprar. No substrato também havia algumas moscas fungus gnats, mas geralmente acabavam capturadas pela planta. O problema é que as larvas dessa mosca se alimentam de raízes. Então seria uma boa ideia checar o substrato e as raízes?


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo Selis escreveu:Vou procurar esse SBP para comprar. No substrato também havia algumas moscas fungus gnats, mas geralmente acabavam capturadas pela planta. O problema é que as larvas dessa mosca se alimentam de raízes. Então seria uma boa ideia checar o substrato e as raízes?
Eu não sei se vou fazer uma pergunta besta. Já tentou chá de fumo em corda? Muitas pragas não suportam.
Se tiver fungus gnats mesmo o melhor que pode fazer é trocar o substrato e lavar as raízes. Acho que li em algum lugar do fórum que mergulhar a planta na agua cobrindo o substrato também resolve.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Rodrigo Selis
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 69
Registrado em: 10 Nov 2012, 18:10
Localização: Brumado
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Rodrigo Selis »

Já. Mas sempre voltam, parece que brotam do nada. Eu li em algum lugar que pode usar uma placa azul adesiva como isca. Mas acho que o SBP será mais eficaz pelo sentido de urgência!


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo escreveu:Acho que li em algum lugar do fórum que mergulhar a planta na água cobrindo o substrato também resolve.
Deixar o vaso submerso na água por um tempo só é eficaz no caso de uma leve infestação de gnats, caso contrário é perda de tempo.
Rodrigo Selis escreveu:Eu li em algum lugar que pode usar uma placa azul adesiva como isca.
Quanto as armadilhas adesivas, a correta é a de cor amarela ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Rodrigo Selis
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 69
Registrado em: 10 Nov 2012, 18:10
Localização: Brumado
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Rodrigo Selis »

Pois é, não achei o SBP para jardim, então retirei as plantas e mergulhei em água com calda de fumo (10ml/l) enquanto preparava o substrato e me deparei com esses diminutos insetos:

[img]https://i42.photobucket.com/albums/e345 ... e3sxnc.jpg[/img]

[img]https://i42.photobucket.com/albums/e345 ... fqeuu2.jpg[/img]

Havia também especies de lesminhas no substrato velho. Agora só prevenir, mas terei que fazer as armadilhas em casa, não achei o papel amarelo adesivo. Alguma ideia?

Update: Achei uma larvinha... :'( deve ter ficado vários ovos. Mas tive uma ideia, trancar a planta num lugar fechado e tacar SBP a base d'água, deixar ela lá uns 20 minutos.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem