INICIANTE - DIONEIA MUSCIPULA - TRANSPLANTE

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
victorpereiramuniz
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 11 Mai 2016, 18:43
Localização: Recife, Pernambuco
Agradeceu: 24 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

INICIANTE - DIONEIA MUSCIPULA - TRANSPLANTE

Mensagem por victorpereiramuniz »

Pessoal, tenho muitas duvidas, estou iniciando agora... Bom tenho uma dioneia muscipula que comprei numa feira de flores etc... veio num vasinho pequeno de mudinhas, quero transplanta la para um outro vaso, nao sei se o tamanho e ideal... estou com sphagnum, e areia grossa, para formar o substrato. ai vem as duvidas
1 - como fazer a mistura do substrato ? devo colocar em partes, uma camada de sphagnum outra de areia... ou misturar os dois e colocar... ?
2- qual procedimento devo fazer na areia ? como lava-la e tal, o que pode acontecer se nao for feito esse processo.. ?
3 - em relação a colocar um ''pratinho'' de agua embaixo do vaso, tem alguma dica pra evitar a dengue ?? ou economizar trabalho de ''todo dia ter que mudar a agua'' ??
4 - mesmo com o pratinho embaixo, e necessário fazer a rega por cima... ?
5 - a minha dioneia veio com uma drosera de intrusa.. transplanto as duas para o mesmo vaso ?

fiz uma compra de sementes de drosera capensis e filiformis red ao Marcos Ono, em breve estará chegando e queria umas dicas para a germinação... como planta las.. etc, agradeço a quem puder me ajudar, abçs.


[img][thumbnail]https://scontent-gru2-1.xx.fbcdn.net/t3 ... 2511_o.jpg[/thumbnail][/img]


Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

1 - como fazer a mistura do substrato ? devo colocar em partes, uma camada de sphagnum outra de areia... ou misturar os dois e colocar... ?

Mistura os dois e coloca
2- qual procedimento devo fazer na areia ? como lava-la e tal, o que pode acontecer se nao for feito esse processo.. ?

Passa uma agua e pronto
3 - em relação a colocar um ''pratinho'' de agua embaixo do vaso, tem alguma dica pra evitar a dengue ?? ou economizar trabalho de ''todo dia ter que mudar a agua'' ??

Encaixar uma garrafa pet é uma boa ideia
4 - mesmo com o pratinho embaixo, e necessário fazer a rega por cima... ?

Não, só pelo pratinho deixando umido
5 - a minha dioneia veio com uma drosera de intrusa.. transplanto as duas para o mesmo vaso ?

Pode colocar, mas eu nao recomendo, a dio cresce um pouco

PS: TEM DUAS DROSERAS


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 46 vezes
Agradecimentos: 76 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

1 - o tamanho de vaso ideal seria de 12 cm, o substrato você pode fazer metade musgo metade arei, 50 % mugo, 40% areia e 10% bolinhas de isopor.
2 - Lavar a areia em um recipiente e ir trocando a água até sair limpa, depois se quiser pode jogar água fervendo, isso é para matar fungos e outros micro-organismos que pode prejudicar a planta.
3 - você pode usar suporte anti dengue, a garrafa esquenta demais as água:
ImagemImagem
4 - não precisa e nem é recomendado.
5 - essa o vini já deixou bem clara : joia : deixa assim então a dio você transplanta no vaso maior e no menor você deixa a drosera, mas troque o substrato do vaso.


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Legal Victor, : joia :

você já teve as dicas de nossos amigos. sugiro tbm você dar uma lida no tópico q irá te ajudar. duvidas-comuns-de-iniciante-t6288.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
victorpereiramuniz
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 11 Mai 2016, 18:43
Localização: Recife, Pernambuco
Agradeceu: 24 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por victorpereiramuniz »

valeu vini !! no caso de plantas separadamente seria o mesmo substrato para a drosera tambem ? areia e sphagnum ? e onde estaria a segunda drosera? :shock: so vejo uma :?


Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 46 vezes
Agradecimentos: 76 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

:mrgreen: Pronto, o Edson colocou a cereja do bolo, o substrato pode ser o mesmo para a drosera, acho que ele confundiu, manda mais fotos aí.


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
victorpereiramuniz
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 11 Mai 2016, 18:43
Localização: Recife, Pernambuco
Agradeceu: 24 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por victorpereiramuniz »

em relação as folhas que estao secando posso corta normalmente? sem ser junto ao ''tronco'' ? leva em media umas 4 á 5 horas de sol por dia, mas continua verde..
[thumbnail]https://scontent-mia1-1.xx.fbcdn.net/v/ ... e=57D6BCC7[/thumbnail]

[thumbnail]https://scontent-mia1-1.xx.fbcdn.net/v/ ... e=57A22968[/thumbnail]


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Victor,

analisando melhor a sua dionaea, observei q não somente as armadilhas queimadas, mas tbm as folhas.

qto as armadilhas queimadas é normal, mais comum qdo a armadilha captura uma formiga e a química do organismo da formiga causa isso.
mas a sua tem tbm folhas queimadas, isso é um sinal da planta pedindo novo substrato como tbm de pedido de dormência.
para termos certeza q sua planta não esta entrando em dormência sugiro aguardar mais comentários.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
victorpereiramuniz
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 11 Mai 2016, 18:43
Localização: Recife, Pernambuco
Agradeceu: 24 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por victorpereiramuniz »

Mesmo se estiver entrando em dormência vou poder fazer o transplante normalmente ?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

sim, mas já prepare o substrato de modo a úmido e não encharcado. não use o pires, use um borrifador e água levemente somente nas folhas (irá correr pouco as raízes). plantas entrando ou em dormência com o substrato encharcado é fácil apodrecer as raízes e perder a planta.

sugiro você trocar o substrato, apenas borrifar água nas folhas e acompanhar a reação da planta se está assim devido ao substrato ou se está entrando em dormência.

** dê uma lida atentamente neste tópico de nosso amigo Paulo. sobre-dormencia-de-dionaeas-tirem-suas- ... t6903.html irá te ajudar. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem