Adubação em nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
GOIANO
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 61
Registrado em: 13 Jul 2011, 22:48
Localização: Tamandaré - Pernambuco
Agradeceu: 20 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Adubação em nepenthes

Mensagem por GOIANO »

Olá pessoal, tenho dúvidas quanto a adubação em nepenthes (na verdade a duvida se extende aos outros gêneros), a maior parte da literatura que encontrei diz que pcs precisam de substrato pobre em nutrientes, porém observando o ambiente natural de algumas delas podemos observar que algumas estão em solos com certo nível de nutrientes (nepenthes que vejetam em matas por exemplo, Dioneas e Sarrasenias em pântanos e lagos), em conversa com outros cultivadores tive a informação que Dioneas podem ser cultivadas em serrapilheira (que tem uma quantidade razoável de nutrientes), tudo isso me faz pensar que deve existir uma forma de adubar pcs, o que vcs acham?! Imagino que adubos de liberação lenta como osmocote poderia ser usado em pequenas doses. Compartilhem suas experiências :mrgreen:


Só sei que quase nada sei, e o pouco que sei, é apenas um ínfimo presságio do que um dia saberei !!!
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

sei q é um assunto q ando atento a tempos. quero aprender todo o possível e tbm sobre as recomendações em pinguiculas. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Amigos,

Adubação é um tema sensível às carnívoras.

Muitas experiências estão sendo realizadas, mas nada ainda definitivo. São muitas espécies e gêneros, e cada qual tem sua singularidade. Bom senso é a orientação dada aos cultivadores. Não esqueçam de registrar suas experiências. :geek:


Abç


Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

Uso e tenho obtido bons resultados com adubo químico sem uréia npk 20-20-20 em diluição de 1/4 da recomendada na embalagem.
Duas aplicações por mês, com lavagem do substrato (flush) entre elas, no verão/primavera e uma aplicação a cada 2 meses no outono/inverno com lavagem do substrato uma semana após a aplicação.


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Olá,


Nas nepenthes eu tenho usado osmocote 14-14-14, 5 bolinhas por litro de substrato. E tenho tido ótimos resultados.

Aproveitando o gancho com relação ao habitat delas eu fico me perguntando.
As plantas são carnívoras por causa do solo ou porque perderam a capacidade de absorver nutrientes do solo? No caso o nitrogênio.
Falo isso porque quando vejo fotos das plantas em habitat sempre tem muito mais outros tipos de plantas juntas.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
GOIANO
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 61
Registrado em: 13 Jul 2011, 22:48
Localização: Tamandaré - Pernambuco
Agradeceu: 20 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por GOIANO »

O osmocote pode ser usado em outros gêneros também? Em quais você já testou?


Só sei que quase nada sei, e o pouco que sei, é apenas um ínfimo presságio do que um dia saberei !!!
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

GOIANO escreveu:O osmocote pode ser usado em outros gêneros também? Em quais você já testou?
Eu testei numa pinguícula gigantea que estava morrendo e que mudei seguindo orientação do Rodrigo para areia + perlita.
Eu coloquei 3 bolotas de osmocote e duas cascas de ovos moida junto e pelo menos ela ganhou tamanho.

Em dionaeas não é recomendado, apesar de ter um cultivador fora do Brasil que diz estar usando em baixíssimas quantidade eu resolvi não arriscar. Apesar que as dionaeas vendidas por grandes cultivadores vem em substrato serrapilheira que é uma bomba de nutrientes.

Para droseras eu penso que não vale a pena, pois o ar que respiramos é cheio de micro insetos.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Paulo,

1 - você não usou nada de sphagnum ?

2 - a casca de ovo, em experiência, eu apenas triturei e fiz uma leve camada superficial ao redor da base da ping. você acho q uns 5 min em microondas é o bastante para segurança/prevenção e acho q até para deixá-la mais apta ao uso?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson Poscai escreveu:Paulo,

1 - você não usou nada de sphagnum ?

2 - a casca de ovo, em experiência, eu apenas triturei e fiz uma leve camada superficial ao redor da base da ping. você acho q uns 5 min em microondas é o bastante para segurança/prevenção e acho q até para deixá-la mais apta ao uso?
Edson,

Nada de sphagnum, apenas areia e perlita. Coloquei o osmocote para dar uma forcinha.
A casca de ovo eu triturei muito e coloquei por cima como você deve ter feito.

Antes eu tinha duas em substrato composto de sphagnum, vermiculita e um pouco de carvão. Pareciam dois pés de alface.
Depois de uns 2 anos elas começaram a definhar, tentei outros substratos, até que o Rodrigo deu esse toque.
Agora eu tenho 2, uma original e outra clone dessa que estão no mesmo vaso, estão saudáveis e grandes, mas não chegam aos tamanhos que eram.

Detalhe, o sphagnum é acido e a casca de ovo alcalina.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
brendoarruda
Newbie
Newbie
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Mai 2018, 15:42
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por brendoarruda »

Será que funciona tambem nas dioneira e drosera ?
Paulo escreveu:
Nas nepenthes eu tenho usado osmocote 14-14-14, 5 bolinhas por litro de substrato. E tenho tido ótimos resultados.

Aproveitando o gancho com relação ao habitat delas eu fico me perguntando.
As plantas são carnívoras por causa do solo ou porque perderam a capacidade de absorver nutrientes do solo? No caso o nitrogênio.
Falo isso porque quando vejo fotos das plantas em habitat sempre tem muito mais outros tipos de plantas juntas.

Paulo
******
 ! Mensagem de: Edson Poscai
A apresentação pessoal aqui no Fórum será seu primeiro passo para participação. Caso algum membro não o tenha feito, solicitamos fazê-lo e dar uma lida nos tópicos indicados. Pedimos a sua compreensão, dê uma lida no tópico abaixo, são Regras para todos os membros. : joia :
boas-vindas-esse-topico-so-aparece-no-p ... t3973.html


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem