Algumas duvidas

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Algumas duvidas

Mensagem por smart2 »

ola pessoal, vamos la as principais duvidas de eu iniciante... heh

1. quanto ao substrato, velhos confrontos... bem nos bonsai se usa muito a Caqueira de tijolo ou telha (telha e melhor) na granulometria de 1~4 em media, aqui so vi relatos de uma tal de argila estendida (a caqueira tb e argila mais e cacos e não essas bolotas)então ja me deparei com a duvida, a questão do caco acredito ser muito mais inerte ate pq e submetido a altíssimas temperaturas e tem um poder enorme de absorção de agua, mantendo umidade e ar no mesmo lugar favorecendo o desenvolvimento das raízes. ja nessas bolas eu fiquei na duvida pq (não sei procedência) não seriam esterilizadas e a absorção de agua seria limitada e as bolsas de ar seriam muito grandes tb. então minha duvida e se não seria muito melhor trocar a perlita ou brita ou a argila estendida dos substratos pela caqueira de tijolo?

02. quanto a Rega, no momento tenho Dionaea Muscipula e algumas sementes de Drosera nacendo e a mérito de doações devem chegar em alguns dias sementes de outras espécies principalmente mais algumas Drosera e Nepenthes. uso agua de poço e tenho filtro tb, porem ainda hoje uso rega-las e por cima ainda, verifiquei e a grande maioria trabalha com plantas quase submersas, ou seja substrato totalmente encharcado vi ate umas fotos sendo cultivadas diretamente na agua. então gostaria de saber se todas podem ficar assim ou quais espécies ou tipos devo tomar mais cuidado com esse excesso de umidade nas raízes? agua com cloro faz muito mal?

03. quanto a nutrientes, vi algumas matérias falando que as carnívoras são auto suficientes em nutrientes no sentido que elas retiram de seu alimento tudo oq precisam não sendo necessário a inserção de insumos, porem ja vi alguns relatos aqui no fórum mesmo dizendo fazerem uso de insumos como o osmocote. atualmente tenho hormônio enraizados, adubo foliar e tentando adquirir osmocote (e adubos orgânicos). a duvida e se seria necessário e quais proporções ou a cada quanto tempo deve-se administrar essa ajudinha a elas?

04. quanto a raízes, nos bonsais diz-se que o tamanho da copa (circunferência) deve-se ser o tamanho do recipiente onde fica as raízes, meio que proporcional, sendo que se você restringe as raízes a copa quase para de crescer e diminui o tamanho de folhas entre outros problemas, resumindo cuida-se das raízes para ter uma parte superior esplêndida... trazendo isso para as carnívoras observei que praticamente todas as plantas tem um sistema radicular bem deficiente, eu uma matéria o autor dizia q o sistema radicular delas era apenas para absorção de agua e fixação da planta. então fiquei na duvida se for essa a finalidade, qual seria um tamanho ideal de recipiente com substrato, ou se seria bom aumentar o recipiente para incentivar o crescimento do sistema radicular?

05. quanto a semeadura. tenho aquelas grades de copinhos para semeadura de hortas porem senti uma dificuldade no transplante da ultima vez que o utilizei, então queria saber opiniões de quais os métodos podem ser melhor, tipo copinho de café ou bacia etc?

06. quanto a estufa. qual a finalidade da mesma? umidade proteção de vendo ou frio, aqui faz muito calor e tenho sol d+ maior frio da cidade foi a 17 graus, normalmente mal chega nos 20... e como fica a alimentação das queridinha dentro da estufa?

07. fora as Dionaea Muscipula alguma outra espécie tem preconceito contra cadáveres? (insetos mortos sem veneno)


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

01 - esta é usada apenas em uma pq quantidade somente no fundo dos vasos. qdo usado. mais comum ser usados em bog's.

02 - o pires abaixo é praticamente obrigatorio para dionaea, sarracênia e droseras. nepenthes e pinguiculas não.

03 - não se preocupe, elas conseguem por sí só. qto ao uso de osmocote está sendo parcialmente testado em algumas espécies e só pelos mais mais experientes. nós no momento, vemo como melhor somente acompanhar.

04 - o tamanho do vaso depende do tamanho adulto da espécie. o maior e mais comum usado para plantas até gdes como a sarracênia é o de +/- 15 cm de altura.

05 - é algo muito pessoal, normalmente usa-se o copinho de café (com furos abaixo para absorção de água) ou algum pote em média 5 cm de sphagnum puro. qdo a muda com 2 ou 3 cm de altura faz-se o replantio;

06 - em seu caso, onde temperatura é elevada, penso não haver necessidade, exceto a mais simples de vetar acima com plástico (tipo plastico filme)isto qdo na sombra. e qdo estiver com plastico sem sol direto, senão cozinha tudo. sol na germinação é recomendável o pouco da manhã ou final tarde nestes casos sem cobertura.

07 - não há esta necessidade de se alimentar as pc's, elas captam sozinhas. exceto se estiverem em estufa ou algum local sem a visita dos alimentos, rsr

tentei te responder, mas aguarde os complementos e correções dos amigos que irá te ajudar. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Então,

1a. A argila 'expandida' é produzida pela queima de argila natural a temperaturas de 1100 - 1200 ° C em um forno rotativo, portanto é tão inerte ou mais que a caqueira. Mas não sei dizer os resultados da troca de um material pelo outro.
1b. A perlita provém de minerais vulcânicos aquecidos a temperaturas em torno de 800 a 900 graus C°. Altas temperaturas fazem com que as partículas se expandam em até 13 vezes seu tamanho original, resultando em um material extremamente leve com a aparência de pipoca estourada ou isopor.
1c. A brita é a pedra quebrada mecanicamente em fragmentos de diversos diâmetros.
Não são materiais intercambiáveis.

2a. Cada gênero/espécie de planta carnívora tem suas necessidades específicas, mas no geral Droseraceaes, Sarraceniaceaes e Utricularias são cultivadas em solo encharcado, diferentemente de Nepenthes e Pinguiculas que são cultivadas em substrato úmido e aerado.
2b. O cloro é nocivo as plantas.

3a. Sim, plantas carnívoras retiram o que precisam do alimento que caçam. Não é necessário a utilização de hormônios enraizadores. Existem diversos experimentos relacionados a suplementação na nutrição de pcs. O que se sabe é que boa parte das Nepenthes aceitam uma pequena adubação.

4a. Depende do gênero de pc em questão. Muitas espécies de Droseras podem ter raízes de mais de 20cm. Dionaeas tem, além do rizoma, raízes de +/- 10cm. Nepenthes tem raízes que variam de pequenas a grandes dimensões. O tamanho ideal de vaso depende do gênero de pc que quer cultivar, ex: Dionaea = no mínimo vaso de 12cm de profundidade.

5a. Vai de gosto. Eu utilizo copinhos de café.

6a. Manutenção da temperatura, umidade e proteção de chuvas e ventos. No seu caso é mais recomendado um viveiro. Quando em estufa, é recomendado uma suplementação no alimento.

7a. Exceto as Nepenthes, todos os gêneros de pcs tem preferência por insetos vivos.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Sugiro a leitura dos tópicos abaixo para se inteirar do cultivo de Dionaea e demais PCs:

Identificação de Sphagnum

Tipos de água

Higienizando e reciclando substrato

Higienizando areia de construção

Minha 1ª experiência com dormência induzida

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

rdrgobra escreveu:Sugiro a leitura dos tópicos abaixo para se inteirar do cultivo de Dionaea e demais PCs:

Identificação de Sphagnum

Tipos de água

Higienizando e reciclando substrato

Higienizando areia de construção

Minha 1ª experiência com dormência induzida

Abs,

Rodrigo F. Costa
vlw amigo pelas dicas, quanto a higienização de areia de construção e o mesmo método usado nos bonsai, quanto ao tópico sobre dormência eu ja o li, fiquei com algumas duvidas mais como não irei usar esse método esse ano prefiro deixar minhas duvidas para quando for usar o método ano que vem...

porem me veio mais uma duvida heh, quanto a aquela água do ar condicionado e boa ou melhor não usar?

mudando de assunto... hoje me veio uma ideia de projeto e queria pelo menos um ponto de vista de vocês...
seguinte estou tendo problemas (e ja pensando em futuro) com relação a deixar aquele pretinho encharcando o substrato, bem ja vi alguns modelos em garrafa pet ou cachinha de longa vida e tals, bacana mais ate para comodar isso vai ficar complicado né. ae pensei no modelo de hidroponia porem modificado, como seria... bem com os furos normais (maiores e claro) e ao invés de plantar direto na água eu colocaria um copinho descartável tipo de 200ml, claro que não teria água corrente e tals somente encheria o cano com água. pensei que com uma barra de 6 metros daria para acomodar alguns copinhos e ficaria ate bacana eu acho. o que me dizem compensa tentar?

segue uma foto de +ou- como ficaria o cano

Imagem


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

acho uma ótima ideia. para saber se dar certo, temos q tentar.
mas não use copo descartável, 200 ml, já use o vaso para qdo precisar retirar e por não quebrar.
busque deixar o mais bem encaixado possível, evitará problemas de dengue. de um dos lados, deixe uma tampa removível para troca de água.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

então, quanto a usar os copinhos, diminuiria o custo mais ainda e a flexibilidade deles faria um encaixe melhor ainda, claro que não iria encaixar massando eles mais daria para deixa justinho sem problemas e os copinhos são baratos tipo com uns 5 reais da para comprar uns 100..., se for o caso da para usar de 2 em 2 copinhos para ficar mais rígidos. insisto nos copinhos pq sei que terei muitas muda inclusive acabarei fazendo algumas doações e tals alem do copinho ser transparente facilitando algum diagnostico, porem e uma ideia mesmo usar os vasos diretamente
MarcielS escreveu:Olá Pedro.

Use,
  1. Água de chuva;
  2. Água destilada;
  3. Água descansada (48h);
  4. Água do ar condicionado.
A água fervida retira apenas parte do cloro. A história do chuveiro é lenda. 8-)

Abç

duvida sobre água do ar condicionado respondida...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

(e ja pensando em futuro)
peço desculpas. meu comentário foi ref. as mudas em vasos definitivo, não sobre a germinação. me desculpe o equívoco. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Gostei da idéia! : joia :

Não esqueça de fotografar todas as etapas de construção dos tubos, informando sobre os materiais utilizados, e depois publique como passo-a-passo. :geek:

Abç


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

MarcielS escreveu:Gostei da idéia! : joia :

Não esqueça de fotografar todas as etapas de construção dos tubos, informando sobre os materiais utilizados, e depois publique como passo-a-passo. :geek:

Abç

combinado. assim que ajeita o $$ irei dar inicio as obras e quem sabe fazer algo bem inusitado né heh


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem