Sombreamento

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Sombreamento

Mensagem por Edson Poscai »

Sugestão,
Em locais de sol muito quente, acho muito importante para amenizar a temperatura e o forte efeito solar direto nas plantas.
Um modo fácil, simples e econômico de se fazer uma grade com tela de sombreamento para as suas plantas carnívoras. O custo com canos PVC é aproximadamente 1/3 do que os feitos com madeira.
Fiz a minha com madeira, esta veio a gerar cupim e com as chuvas o peso da madeira triplica.
*observar e caso se interessar, fazer um do tamanho e cumprimento de sua necessidade.
*este modelo ou outros poderão ser feitos para o (s) lado (s) tipo parede. As vezes o sol forte bate aos lados.

[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-S7xl ... pronto.jpg[/thumbnail]

1 – fazer uma armação com canos, cotovelos e T’s de acordo com a extensão do cano, para o mesmo não dobrar.

[thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-NurT ... 2Bcano.jpg[/thumbnail]

2 – esticar sobre a armação feita a tela sombrite. A dor de cabeça é ter paciência para costurar a tela estendida no cano ou se alguém souber, alguma cola especial...

[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-FWMO ... mbrite.jpg[/thumbnail]

3 – usar fixadores de canos junto à parede. Ou usar a furadeira e usar parafusos compridos.

[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-kMLw ... parede.jpg[/thumbnail]

4 - Para maior segurança, equilíbrio e nível, fure a parede mais acima, fixe parafuso (s) e estique um arame amarrando no parafuso fixado acima e no outro lado da armação. (um lado ficará fixado na parede, o outro para equilíbrio amarrado com arame)

este é um exemplo, sua criatividade fará melhor.

*imagens do google


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Ótimo tópico Edson!

Uma boa maneira de proteger as plantas do sol muito forte e com baixo custo. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

agradecido Marciel, mas complemente amigo. todo complemento ajudará. lembro-me qdo iniciei e fiz com madeira, este acho bem mais prático.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Dá para fazer um viveiro inteiro dessa forma. :mrgreen:

Apenas aconselho o uso de areia dentro dos tubos para dar mais estabilidade a estrutura, para quando utilizar nas laterais, e somente nessa situação, como parede de um viveiro/estufa. 8-)

Abç


Avatar do usuário
Carlinhos
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 493
Registrado em: 13 Ago 2014, 18:58
Localização: São José do Rio Prêto - SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 107 vezes

Mensagem por Carlinhos »

Olá Edson Poscai : joia : A ideia é muito boa eu sou fã de trabalhos com canos de água ou esgoto "brancos" .Esse ficou 10 : Clap : : drinks :


nasci na sombra de uma samambaia e acredito que vou morrer de braços dados a uma carnivora....
Ô.Ô
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

como o Marciel complementou, podemos fazer viveiro/estufa, com as bases de sustentação mais resistentes (areia dentro dos tubos). tbm usar mais T's em espaço menores q tbm aumentam a resistência em não envergar do cano e dar maior amarração. mas muitas ideias ainda virão. vlw abraço


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Muito bom seu tópico Edson, quem sabe não aproveito sua ideia e posteriormente implemento algo similar numa parte de meu quintal. Se bem que só poderei me aventurar em construir um viveiro desses quando a obra da lavanderia estiver concluída, pois temo ter que desmontar tudo as presas caso alguma parte do projeto venha a ser mudada.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

pergunto Rodrigo, será q assim mais abaixo podemos por alguma cobertura para germinação de sementes? se tiver alguma ideia agradeço. penso cobertura de plástico pode super-aquecer. temos q ver outra, mas terá abertura de todos os lados para ventilação.
vlw, agradeço.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Não vejo necessidade em colocar outra estrutura abaixo desta apenas para germinar sementes, do jeito que esta ela já cumpre muito bem está função.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder