Higienizando e Reaproveitando o Substrato

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Trancado
Avatar do usuário
Capitão do Mato
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 14 Jul 2014, 21:41
Localização: Muriaé - MG
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por Capitão do Mato »

Olá zootecnista13 Acredito que possa lavar sim. Pelo fato de se a água está fervendo com o musgo, automaticamente o cloro já está evaporando e em uma altíssima velocidade se comparado com o repouso que é a temperatura ambiente por tempo superior a 48 horas.
MAS é apenas uma opinião minha. Vamos aguardar a resposta dos mais experientes : joia : .


Os insetos devoram as plantas, porém a ordem pode se inverter.
Avatar do usuário
zootecnista13
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 179
Registrado em: 01 Set 2014, 19:13
Localização: Morrinhos - CE
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por zootecnista13 »

Oi Capitão do Mato!! Obrigado pela ajuda,

Mas acho que o amigo não entendeu muito bem minha pergunta, vou refazê-la: Neste tópico diz que é necessário lavar o musgo após a fervura para retirar as impurezas. Daí eu queria saber se posso lavar com água corrente da torneira (clorada) e se secando o musgo no sol, volatiza o cloro residual!!

Valeu amigo, abraço!!

Samuel


" Se as abelhas desaparecessem da Terra, restaria a humanidade apenas 04 anos de vida" Albert Einstein
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Na verdade Samuel o motivo de se lavar o musgo fervido é para parar o processo de fervura nele evitando assim que as plantas/sementes sejam comprometidas, porém nada impede que após a fervura você deixe-o quieto na panela até que o mesmo esfrie lentamente.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Pode lavar com água da torneira sim amigo. Eu sempre fiz isso e nunca tive problemas.

Logo após a fervura eu largo o musgo em baixo da água para esfriá-lo rapidamente para que eu possa corta-lo sem me queimar. Utilizo água da torneira mesmo.

Após aloca-lo no vaso com as seeds, ai sim. Apenas água da chuva entra no musgo.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
zootecnista13
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 179
Registrado em: 01 Set 2014, 19:13
Localização: Morrinhos - CE
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por zootecnista13 »

Muito obrigado Dimas e Rodrigo!!

Aqui no Ceará, sabe como é, água da chuva é dificil! ;) Então só resta ferver a água e esperara 48 hs! Dai gastaria muita água para lavar o musgo, por isso minha dúvida! Mas já foi bem respondida!!

Obrigado amigos!!

Assim que eu semear minhas sementes de Dionaea e Nepenthes, posto as fotos!!

abraços!


" Se as abelhas desaparecessem da Terra, restaria a humanidade apenas 04 anos de vida" Albert Einstein
Avatar do usuário
Capitão do Mato
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 14 Jul 2014, 21:41
Localização: Muriaé - MG
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por Capitão do Mato »

Já que a dúvida está respondida pelos caros colegas, resta dar uma dica que faço uso aqui no meu cultivo.
Água de chuva é preciosa mas difícil de arranjar (inclusive aqui em Minas), mas consigo com grande fartura (é para ser redundante mesmo :lol: ), uma água pura e própria para as PC's. A água residual de ar condicionado. E como aí faz um calor "tremendo" acredito que deva ter muitos aparelhos por aí. Na minha casa não tem, pego a da loja do meu tio. Mas por aí é só procurar em prédio, shoppings, casa de algum parente...
E o mais legal, é de graça :lol: :lol: :lol: :lol:

Um forte abraço a todos!


Os insetos devoram as plantas, porém a ordem pode se inverter.
Avatar do usuário
zootecnista13
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 179
Registrado em: 01 Set 2014, 19:13
Localização: Morrinhos - CE
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por zootecnista13 »

Olá Capitão do Mato,

Obrigado pela dica..realmente tem ar acondicionado de sobra (rs)... vou seguir a dica do amigo! : joia :

abraço, Samuel


" Se as abelhas desaparecessem da Terra, restaria a humanidade apenas 04 anos de vida" Albert Einstein
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Aqui tem um projeto de um amigo nosso aqui do fórum que fez um evaporador solar para obter água destilada.

agua-destilada-evaporador-solar-t4669.html


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
zootecnista13
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 179
Registrado em: 01 Set 2014, 19:13
Localização: Morrinhos - CE
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por zootecnista13 »

Obrigado Dimas pela ajuda!! Realmente muito bom mesmo esse projeto!! Vou fazer um com certeza!

Abraço, Samuel


" Se as abelhas desaparecessem da Terra, restaria a humanidade apenas 04 anos de vida" Albert Einstein
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Pessoal, gostaria de adicionar a esse tópico, uma forma simples de conseguir 'esterilizar' o substrato:
Peguei 3 amostras de aproximadamente 250g de substrato areia e musgo 1:1, uma amostra eu fervi por 20 minutos, uma eu deixei no balde preto com o saco em cima e ficou no sol por 2 dias, e a outra eu não fiz nada. Enchi 3 vasos com elas, e depois de 2 semanas, a unica que teve começo de germinação de mato e outras coisas, foi a sem tratamento...
Como comprei uma grande quantidade de musgo nesses últimos tempos, fiz uma mistura 50%50% musgo e areia e coloquei em um balde, como a quantidade foi grande, deixei praticamente uma semana pegando sol direto e sempre bem tampado.
A temperatura interna fica na faixa de 62°C ao meio dia e se mantem assim até perto das 18:00
Até agora, nada de mato nasceu nesse substrato, e as dionaeas que estão utilizando ele estão se desenvolvendo muito bem.
[thumbnail]https://s16.postimg.org/s942y3cad/IMG_2 ... 12_750.jpg[/thumbnail]


Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem