Aqua-terrario quais plantas colocar?

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
Kato
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 14 Mai 2014, 11:35
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Aqua-terrario quais plantas colocar?

Mensagem por Kato »

Pessoal tenho um aqua pequeno fora de uso, e gostaria de usar para fazer um mini terrário com uma "cachoeira" no centro, e to pensando em usar isopor e espuma de poliretano para moldar isso, como substrato das pcs, iria usar uma mistura de pó de coco, perlita expandida e musgo.
Agora fico mais em duvida sobre que plantas colocar, ja tentei a muito tempo fazer isso com sarracenias e elas não foram bem, nem as dioneias sendo que essas estavam acostumadas a ficar em sol forte, então acredito que a iluminação que coloquei não tenha afetado tanto...
Além das Droseras que outras plantas vocês me recomendam?


Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Pois é! Eu tambem estava querendo fazer um Aqua-terrário e tenho algumas dúvidas de como faze-lo.

Estava pensando em por uma luminária dessas https://www.vilmarbro.com.br/animais/pe ... ria-02.jpg

Mais ou menos nesse estilo

Gostaria de saber que tipo de lampada que devo por e qual a wattagem, uma vez que não pode esquentar muito.

Queria saber tambem que plantas vcs indicam! Dionaea e Droseras? Quais mais?


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Amigos,

Qual a altura do aquario?

Só de substrato devemos ter de 12cm a 15cm de profundidade para ter raízes em bom estado. Menos do que isso serve apenas para Pinguiculas, Utricularias, seedlings de Droseras e pequenas plântulas de Nepenthes.

A iluminação artificial deve ficar próxima ao topo das plantas , média de 15cm. E recomendo a potência mínima de 80w de luz branca por m².

Se possível instale algo para fornecer um pouco de circulação de ar. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Kato
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 14 Mai 2014, 11:35
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Kato »



Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

MarcielS escreveu:Amigos,

Qual a altura do aquario?

Só de substrato devemos ter de 12cm a 15cm de profundidade para ter raízes em bom estado. Menos do que isso serve apenas para Pinguiculas, Utricularias, seedlings de Droseras e pequenas plântulas de Nepenthes.

A iluminação artificial deve ficar próxima ao topo das plantas , média de 15cm. E recomendo a potência mínima de 80w de luz branca por m².

Se possível instale algo para fornecer um pouco de circulação de ar. : joia :

Abç
Eu ainda vou comprar o aqua. Estou imaginando aqui meu espaço e locais, estou muito mais preocupado com a largura que com a altura na verdade. 80w por m², ok, mas aonde eu compro essas lâmpadas? Eu vi em loja de aquário lampadas mais fracas, porem, o brother que estava vendendo disse que elas tem alta tecnologia e emitem luz em todas as frequencias absorvidas pelas plantas de forma geral. O que você recomenda? existem lâmpadas especiais para grow? Ou lampadas normais de supermercado? E as sementes? eu consigo por aqui mesmo? Sorry, sou newbie... mas seu comentário ja ajudou demais!


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

MarcielS escreveu:Amigos,

Qual a altura do aquario?

Só de substrato devemos ter de 12cm a 15cm de profundidade para ter raízes em bom estado. Menos do que isso serve apenas para Pinguiculas, Utricularias, seedlings de Droseras e pequenas plântulas de Nepenthes.

A iluminação artificial deve ficar próxima ao topo das plantas , média de 15cm. E recomendo a potência mínima de 80w de luz branca por m².

Se possível instale algo para fornecer um pouco de circulação de ar. : joia :

Abç
Eu ainda vou comprar o aqua. Estou imaginando aqui meu espaço e locais, estou muito mais preocupado com a largura que com a altura na verdade. 80w por m², ok, mas aonde eu compro essas lâmpadas? Eu vi em loja de aquário lampadas mais fracas, porem, o brother que estava vendendo disse que elas tem alta tecnologia e emitem luz em todas as frequencias absorvidas pelas plantas de forma geral. O que você recomenda? existem lâmpadas especiais para grow? Ou lampadas normais de supermercado? E as sementes? eu consigo por aqui mesmo? Sorry, sou newbie... mas seu comentário ja ajudou demais!
Cara, que fotos fantásticas! Sério, fiquei emocionado kkkkk, impressionante como alguem consegue fazer coisas tão belas. Claro que tem toda uma tecnologia por trás disso, mas eu imagino apenas 2 coisas. 1 - Como ele mantem a agua limpa de sujeiras e algas e 2 - Como ele mantem a parte emersa livre de fungos. Tem alguma idéia?


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
Kato
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 14 Mai 2014, 11:35
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Kato »

otaviobravim escreveu:
Cara, que fotos fantásticas! Sério, fiquei emocionado kkkkk, impressionante como alguem consegue fazer coisas tão belas. Claro que tem toda uma tecnologia por trás disso, mas eu imagino apenas 2 coisas. 1 - Como ele mantem a agua limpa de sujeiras e algas e 2 - Como ele mantem a parte emersa livre de fungos. Tem alguma idéia?
Da para usar pequenos filtros de aquário tipo canister ou até hang-on e para foto eles escondem, algumas fotos que vemos na internet são montagens só para um evento ou exposição, não exatamente que o cara mantenha aquele terrario em algum local sempre... Não sei se é esse o caso
Sobe os fungos eu nunca tive grandes problemas mas a canela ajuda


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Lindas fotos. : joia :

Então,

Montar um paludario de modo correto custa o mesmo ou até mais que um aqua bem feito.

A iluminação deve ser superdimensionada, pois são dois ambientes para iluminar.

Do mesmo modo que fazemos com peixes em um aqua, devemos cultivar no paludario apenas plantas carnivoras de ambiente similar. : joia :

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem