Duvidas sobre Nepenthes

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Edmax38
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 98
Registrado em: 10 Fev 2014, 00:21
Localização: Fortaleza CE
Agradecimentos: 15 vezes

Duvidas sobre Nepenthes

Mensagem por Edmax38 »

Olá galera do Forum,eu estive olhando alguns topicos dos aqui presentes e vi alguns comentarios sobre estacas das Nepenthes!
Pergunto isso são mudas? se sim existe algun tutorial de como fazer passo a passo.
andei procurando aqui e não achei !
devido ao grande conteudo aqui no forum fica meio dificil pros iniciantes se situarem,desculpe por perguntar galera!


“Para o triunfo do mal, basta que os bons não façam nada!”
Edmund Burke
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Edson, nos links abaixo esta a resposta para sua dúvida:

Como fazer estaquias/poda

Como fazer propagação de Nepenthes por cortes (estaquia)

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Edmax38
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 98
Registrado em: 10 Fev 2014, 00:21
Localização: Fortaleza CE
Agradecimentos: 15 vezes

Mensagem por Edmax38 »

Obrigado Rodrigo, valeu pela ajuda.


“Para o triunfo do mal, basta que os bons não façam nada!”
Edmund Burke
kevinjunger
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 31
Registrado em: 30 Mar 2014, 07:45
Localização: Rio De Janeiro

Mensagem por kevinjunger »

Ei pessoal, por favor me ajudem! Estou tendo um problema com minha nepthens , ela esta cheio de coisinhas marrons agora, as pontinhas das flhas dela estão todas escuras, com ose tivessem secas, só as pontas,o resto da folha esta verdinha. e a alem disso tudo hoje vi que tinah umas mordidas das folhas. Oq eu devo fazer? sera q tudo isso é por causa de uma largata? Ou alem da largata ela deve esta com outra coisa? pq desde que chegou todas as pontas da folha estão seca e não forma jarro, só tem um jarro nela que veio quando eu comprei , alguem sabe oq devo fazer? Ah e o Caule dla la em baixo tambem esta completamente seco! Estou apavorado.Eu espirrei um pouco de SBP aquele que usa agua como solvente, pra ve se mata a largata,e agora to com medo de prejudicar mais ainda a planta. Vou postar umas fotos. ME AJUDEM POR FAVOR!

[thumbnail]https://scontent-a-gru.xx.fbcdn.net/hph ... 0078_n.jpg[/thumbnail]

[thumbnail]https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/ ... 6037_n.jpg[/thumbnail]

[thumbnail]https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/ ... 8146_n.jpg[/thumbnail]

[thumbnail]https://scontent-b-gru.xx.fbcdn.net/hph ... 2920_n.jpg[/thumbnail]


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Kevin.

As 'coisinhas marrons', com aspecto seco, são chamadas de gavinhas e são elas os futuros ascidios (jarros), se a planta receber os devidos cuidados.

Não há problema algum no caule. Esta lignificação na base serve para proteção e para aumentar a sustentação da planta.

Pelas imagens sua planta esta bem. Melhore a umidade aumentando o numero de regas. Borrife agua e não deixe sob sol direto por um periodo muito extenso.

Sua Nepenthes aparenta ser uma N.alata.

Abç

ps apresente-se no fórum de apresentações para que todos saibam quem você é. : joia :


kevinjunger
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 31
Registrado em: 30 Mar 2014, 07:45
Localização: Rio De Janeiro

Mensagem por kevinjunger »

Então, as pontinhas marrons no final da folha são gavinhas? e vão virar jarros? pelo aspecto ser marron achei que estivessem secando.. mas e essas partes marrons que estão no caule? Isso tambem é gavinha? Tambem gostaria de saber se a foto que postei que esta com um rasgo na folha pode ser alguma largata, pq ela não estava assim antes e agora parece estar mordida.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Então,

O aspecto seco na base da planta chama-se lignificação e serve basicamente para aumentar a resistencia ao peso da planta.

Não vejo este corte nas demais folhas e no caso de ser um 'ataque' de lagartas, estas seriam facilmente localizadas.

Pelas imagens que postou sua planta parece bem, apenas precisando de adaptação ao novo ambiente.

Abç


kevinjunger
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 31
Registrado em: 30 Mar 2014, 07:45
Localização: Rio De Janeiro

Mensagem por kevinjunger »

Ah sim, muito obrigado ta? Tava morrendo de medo rsrs, bom deve se pq só tem poucos dias que eu comprei e ela veio aqui pra casa, deve ser isso. Mas muito obrigado, vou borrifar mais agua, só mais uma pergunta, é necessário regar toda hora? Quantas vezes devo faze-lo? pq eu coloquei musgo sphagnum, e ele retem bastante agua né? Precisa ser direto?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem