Tipo de substrato para outras PCs

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 978
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Tipo de substrato para outras PCs

Mensagem por CauPlantas »

Olá pessoal!!Já está na hora de eu adquirir mais PCs e exemplos disso serão pinguiculas e droseras!!De acordo com o que li no fórum,devo utilizar perlita ou vermilicuta,mas não sei se todos são iguais,porque vai ficar difícil eu comprar cada ingrediente :D ,ainda mais porque quase não tenho tempo...Então a minha dúvida é qual a diferença entre perlita vermilicuta e areia de quartzo?Posso usar apenas areia com sphagnum para o substrato?As droseras e as pinguiculas precisam dos mesmos cuidados de uma Dionaea?Agradeço aos que me responderem e bom cultivo : joia :



Att.




Cauê J. Tamagusku


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Cauê, no tópico Substrato - Opções ao uso do xaxim, você encontra as resposta para os tipos de substratos que podem ser usados no cultivo das PCs. Atenha-se apenas para o fato de que Dionaea e Drosera podem (na realidade devem) ser plantadas em musgo Sphagnum + areia que, aliás é o padrão para quase todas as PCs.

Obs.: Para o cultivo de Pinguicula dê uma olhada no link abaixo:

Cultivo de Pinguicula em substrato mineral

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

posso complementar o q você disse, Rodrigo? :D

Cauê, dê uma olhada nas fichas de cultivo aqui do forum.... Ali você pode entender um pouco mais sobre as pings... Elas me ajudaram bastante na hora de decidir com qual ping eu iniciaria meu cultivo...

O cultivo de pings é bem diferente do cultivo de uma dionaea tanto no q se refere à luz solar qto às regas.... : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 978
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Vish :shock: !!Se for assim vou ter que fazer um dia de compras no CEASA :) !!Lá vamos nós com perlita e vermiculita :lol: !Obrigado por me ajudarem e bom cultivo!!



Att.





Cauê J. Tamagusku


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Caue, sem querer jogar água fria na sua empolgação com as compras, "comece pelo começo"... veja qual a ping vai comprar (parto do principio q você vá adquirir uma planta já formada), estude sobre ela, do q gosta (condições de luz, regas, etc), veja se em sua casa há um bom local pra ela, com as condições ambientais q ela precisa pra se desenvolver bem. Procure bons fornecedores pois assim, as chances delas virem num bom substrato é gde...

Pra ilustrar: a primeira ping q comprei foi uma esseriana e ela está ainda em seu substrato original e só pretendo fazer a troca na primavera, mas não pq o substrato esteja ruim, mas pra q eu mesma consiga controlar melhor as condições dele... mas se olhar, ele continua bom e a ping super adaptada ao cantinho q eu escolhi pra ela.

Fazendo assim, você poupa energia e tem tempo pra ir estudando com calma se vai de substrato padrão (60% areia + 40 sphagnun -- se você leu as fichas verá q as pings mexicanas preferem um substrato menos ácido e com uma drenagem melhor) ou se vai de substrato mineral (q o Rodrigo te indicou).

Depois q comprar sua ping veja se ela se adapta ao seu ambiente e se você se adapta a ela e aí você parte pra mais pings, dê tempo ao tempo, mas sempre estudando sobre elas, se informando, lendo... E isso tb vale pras droseras q são beeeem diferentes das pings em seus cuidados, sendo mais parecidas com a dionaea, e se você se informou, deve ter visto q tanto dios qto droseras fazem parte da mesma familia Droseraceae ;)


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 978
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Obrigada Fátima!Sim eu já escolhi o lugar para a Ping e é onde está minha Dioneia,já tinha lido muitos tópicos falando sobre pinguiculas e já preparei tudo e como vou no Ceasa,vou ver lá no Marcos Ono!!Obrigado por tudo e bom cultivo com sua Ping!! : joia :


Att.



Cauê J. Tamagusku


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Cauê, saiba que as Pinguicula não suportam Sol direto como as Dionaea. Preste atenção nas dicas contidas no link que a Fátima lhe passou para não correr o risco de perder sua PC ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 978
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

4 horas de sol direto é muito para ela?Bom então vou coloca-lá num local apenas iluminado :| Obrigado!!


Att.




Cauê J. Tamagusku


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

CauPlantas escreveu:4 horas de sol direto é muito para ela?
Aqui em minha casa, as minhas Pings estão num local aonde pegam cerca de 2 horas de Sol e elas vai muito bem obrigado :mrgreen: . Não sei dizer se o dobro de tempo seria prejudicial a elas. Para saber isso só fazendo um teste mesmo, mas aí só se arrisque caso possua mais de um exemplar caso contrário não convém se aventurar num terreno desconhecido ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 978
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Olha caso eu compre sementes de Pings eu devo germiná-las no sphagnum ou no substrato mineral (areia + vermiculita)? E para fazer o transplante de vaso,preciso esperar até ela se desenvolver melhor? :roll:



Att.




Cauê J. Tamagusku


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem