Adeniuns: Rosas do Deserto

Assuntos sobre sphagnum, orquídeas, bromélias, cactus, suculentas, bonsai, plantas aquáticas, entre outras exóticas e/ou incomuns.
Responder
Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Adeniuns: Rosas do Deserto

Mensagem por Yuri_Gpi »

Olá, hoje irei falar sobre O GÊNERO ADENIUM:

Os adeniuns são encontrados geralmente em lugares com o clima semi-áridos, como:Arábia Saudita, Namíbia, Angola, África do Sul entre outros.
Adeniuns obesum na natureza:

[img][/img]

A rosa-do-deserto é uma planta herbácea, suculenta, de aspecto escultural e floração exuberante. Seu caule é engrossado na base, uma adaptação para guardar água e nutrientes em locais áridos. Alcança de 1 a 3 metros de altura se deixada crescer livremente. Apresenta folhas dispostas em espiral e agrupadas nas pontas dos ramos. Elas são inteiras, coriáceas, simples, de forma elíptica a espatulata, verdes e com nervura central de cor creme. Raríssimas variedades apresentam variegações, com folhas creme, salpicadas de verde.

Adeniums são apreciados por suas flores coloridas, mas também pelos caule incomuns, grossos. Eles são comumente usados como bonsai.

Flores de Adenium Obesum:

[img][/img]

Bonsais de Adenium :

[img][/img]

As plantas de sementes cultivadas não são geneticamente idênticas à planta mãe, variedades desejáveis ??são normalmente propagadas por enxertia. As plantas geneticamente idênticos também podem ser propagadas por corte. Entretanto, as plantas de corte crescidos não tendem a desenvolver uma caudex espessura desejável tão rapidamente como plantas sementes cultivadas.

O genero Adenium possuem reconhecidas 12 espécies, mas são consideradas apenas 5:

Adenium arabicum (Saudita): Adenium arábica é uma espécie de planta comumente utilizada para bonsai e cultivada por suas folhas, forma de crescimento e características de floração.
As folhas desta espécie têm uma superfície ampla. As folhas também tendem a ser grandes e pouco curtida na aparência. Forma de crescimento é agachamento e gordura, com um caudex definitiva e sem muita diferenciação entre tronco e galhos. A pele é a cor roxa marrom escuro. As flores variam do rosa ao rosa avermelhado.

Adenium boehmianum (Namíbia, Angola): É uma suculenta venenosa endêmica das regiões mais secas do norte da Namíbia e sul de Angola. As pessoas fervem a seiva da raiz e látex para preparar flecha envenenada, que é suficiente para a caça de grandes mamíferos, como ele contém fortes efeitos cardiotóxicos. As folhas, suportados apenas por três meses por ano, estão dispostas em espiral e estão agrupados perto das pontas de ramo. A planta florescerá por apenas algumas semanas no inverno. O fruto oblongo libera muitas sementes através de uma fenda longitudinal, que devido aos seus tufos laterais, podem ser dispersos pelo vento.

Adenium multiflorum (África do Sul, da Zâmbia sul): É pequena, suculenta árvore nativa do centro e leste da África Austral. Como outros membros da família Apocynaceae suculenta, A. multiflorum tem um látex leitoso com alcalóides, glicosídeos tóxicos especificamente cardíaca. Este látex é usado como um veneno de seta e, o mesmo é fulminante. Às vezes, é tratada como uma variedade ou subespécie de Adenium obesum.

Adenium obesum (Forssk.): Adenium obesum é uma espécie de planta com flor da família Dogbane, Apocynaceae, que é nativo das regiões do Sahel, ao sul do Sahara (da Mauritânia e do Senegal para o Sudão), e tropical e subtropical leste e sul da África e da Arábia. Os nomes comuns incluem Sabi estrela, kudu, simulado azaléia, lírio impala e rosa do deserto.

Adenium swazicum Stapf (Eastern Africa do Sul): Adenium swazicum é uma espécie de planta com flor da família Dogbane, Apocynaceae, que é nativo da região da Suazilândia e da província de Mpumalanga, África do Sul.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Adenium

Quem Tiver mudas por favor compartilhe as fotos conosco.


Abs,espero que em breve eu possa compartilhar fotos com vcs das minhas próprias mudas :D :D :D :D
Yuri F. Ávila, e até a próxima. /geek
Editado pela última vez por Yuri_Gpi em 27 Dez 2014, 19:32, em um total de 1 vez.


Abraços, Yuri F. Ávila
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Planta interessante, além das flores serem muito bonitas sua aparência exótica, com este tronco "gordo", é muito chamativa :D . Quem sabe não me animo a tentar cultivá-la :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Mensagem por Yuri_Gpi »

Hehe, comprei umas sementes hoje :dance3: no Ml, 10 de A. Arabicum mini gold e 10 de A. obesum mix, por 13,99+frete 18,99 :afraid: , já paguei, agra é só esperar chegar. : dance : : dance :

Tô muito ansioso :lele: pra que chegue, e eu possa ter as minhas próprias flores , mas só daqui a uns 12 dias : chora : : chora : : chora : : chora :


Abraços, Yuri F. Ávila
Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Mensagem por Yuri_Gpi »

Hehe enquando minhas seds de Pc não chegam, mostro as minhas de Adenium Obesum e Arabicum que chegaram hoje : dance : :

Os materiais que usei(recomendados pela vedendora):

Bandeja de Plastico:
[img][/img]
Toalha de algodão:
[img][/img]
Papel Toalha:
[img][/img]
[img][/img]
Filme de PVC:
[img][/img]
E óbivio, as sementes:
[img][/img]

Montei da seguinte maneira:

Primeiro, forrei a bandeja com algodão, e a umedeci com água coloquei as sementes com uma distancia de cerca de 2 cm,e forrei com papel toalha:
[img][/img]

E pronto,daqui oito dias a colocarei no substrato. Quando o fizer coloco novas fotos aqui


Abs,
Yuri F. Ávila
Editado pela última vez por Yuri_Gpi em 25 Out 2013, 13:18, em um total de 2 vezes.


Abraços, Yuri F. Ávila
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Estou gostando de ver seu empenho no cultivo de Adeniun e, sinceramente torço para que tudo dê certo na tentativa de germinar sementes deste gênero botânico :mrgreen: .

Até mais ver e sucesso aí : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Mensagem por Yuri_Gpi »

obrigadoo!!!!!!!!!!! :) :) :) :)


Abraços, Yuri F. Ávila
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Q legal, Yuri! Sucesso nessas germinações!!! ;)


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Mensagem por Yuri_Gpi »

Tomara, Tomara Fatima............


Abraços, Yuri F. Ávila
Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Mensagem por Yuri_Gpi »

Hehe pessoal, minhas seds quase todas já germinaram, faltam poucas, mas em breve terei que planta-las mas tem um probleminha:
Não sei que substrato usar,
Ouvi falar em terra vegetal(ou humos de minhocas) e pedriscos, mas não achei terra vegetal.
#Alguém sabe algo que possa subistitui-la?


#Ou talvez um substrato melhor?(de preferencia que ñ use-a)

Abs


Abraços, Yuri F. Ávila
Avatar do usuário
Juliano Alves
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:52
Localização: Presidente Venceslau SP
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 38 vezes

Mensagem por Juliano Alves »

Yuri_Gpi escreveu:Hehe pessoal, minhas seds quase todas já germinaram, faltam poucas, mas em breve terei que planta-las mas tem um probleminha:
Não sei que substrato usar,
Ouvi falar em terra vegetal(ou humos de minhocas) e pedriscos, mas não achei terra vegetal.
#Alguém sabe algo que possa subistitui-la?
Olá Yuri, Parabéns pelas germinações se correr tudo bem dentro de 10 meses você terá as 1º flores, olha como substrato aqui utilizo 60% areia grossa, 20% terra de jardim ou humus de minhoca, e 20% qualquer adubo orgânico.!

Obs: Até elas completarem 3 meses são muito sensíveis a falta/excesso de água portanto fique atento, e se você germinou varias em um mesmo recipiente eu te aconselho a transplantar só depois do decorrer deste período. : joia :

Abraços!


"Vou chorar sem medo
Vou lembrar do tempo
De onde eu via o mundo azul..."


Nenhum de Nós
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem