"teia" em sphagnum de P. Sethos

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Avatar do usuário
Duzao
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 85
Registrado em: 28 Mar 2013, 22:28
Localização: Lins/SP e Maringá/PR
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Duzao »

Bom... eu estava com essa teia nos meus seedlings de D.burmannii e acabei encontrando larvas de um mosquito q deposita elas no substrato, nao sei dizer se elas que deixavam essa teia ai... mas estava com o mesmo aspecto que a sua esta. Andei dando uma pesquisada, até tinha o nome do mosquito mas eu esqueci, eram umas larvas branquinhas. Eu nao sabia o que fazer acabei deixando elas la e elas sumiram, acho que completaram seu ciclo e foram embora. Percebi que elas se reviraram quando eu encharcava o substrato e tambem nao gostaram de muito sol.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Duzao escreveu: ... tinha o nome do mosquito mas eu esqueci, eram umas larvas branquinhas. Eu nao sabia o que fazer acabei deixando elas la e elas sumiram, acho que completaram seu ciclo e foram embora. Percebi que elas se reviraram quando eu encharcava o substrato e tambem nao gostaram de muito sol.
Fungo gnat - praga que devora as raízes. :evil:

Larva
[thumbnail=center]https://2.bp.blogspot.com/_UyOJy62u2W4/ ... larvae.jpg[/thumbnail]

Adulto
[thumbnail=center]https://farm8.static.flickr.com/7096/73 ... 2089_m.jpg[/thumbnail]

Ciclo
[thumbnail=center]https://2.bp.blogspot.com/_qMKIEIKBBy4/ ... Bgnats.jpg[/thumbnail]

Abç


Avatar do usuário
Duzao
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 85
Registrado em: 28 Mar 2013, 22:28
Localização: Lins/SP e Maringá/PR
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Duzao »

Esses mesmo! Tava cheio no meu mas acho que nao atrapalhou as minhas pq ja sumiram e as burmannii estão bem xD


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Que bom então.

Fique de olho, pois o ciclo do inseto leva mais de 30 trinta dias. Atente para o aparecimento das larvas ou da teia no solo.

Abç


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Curioso isso q o Duzao comentou... a P. gigantea da minha cunhada tem caçado muitos mosquitinhos, q pra mim, se parecem muito com esse fungo gnat... mas essas "teias" estavam aparecendo a quase 1 mês.... Bom.. de qq forma, sendo fungo gnat ou fungo (bolor), o substrato foi todo substituido por substrato novo.. e até aqui, pelo q sei, tudo sob controle com o cultivo por lá...


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Pôxa Fatima.

O tópico já tinha caminhado para o fungo branco que nem pensei em outra possibilidade. Me desculpe por sequer cogitar a chance de ser f.gnat. :oops:

Ainda bem que sua cunhada optou por trocar todo o substrato.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fátima, independente de ser Fungo ou larva de Fungus gnat, reitero que você agiu certo ao trocar o substrato desta Ping. Na dúvida devemos agir rápido, de forma a salvaguardar a PC.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Imagina, Marciel... nem tem pq pedir desculpas... Acho q independente de ser fungus gnat ou fungo, acho q o procedimento caminharia pra isso mesmo (troca de substrato), não é?? e é como o Rodrigo falou, foi melhor mesmo trocar o substrato e evitar um mal maior... Vcs ajudaram pra caramba.. pra variar... : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Nico
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 63
Registrado em: 25 Ago 2016, 22:36
Localização: Sorocaba Sp
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Nico »

Ola galera...bom dei uma revisada nesse tópico, pois estava pesquisando a respeito dessa larvinha, q apareceu na minhas mudinhas de doação de Byblis (vlw smart2)....ate agora minha planta cresce bem....bem melhor do q as outras, porem nesse vaso surgiu esse mosquitinho e por sinal, ela ate se alimentou deles, agora eu li ali pra cima, q esses bichos se alimentam da raiz (desespero), se tratando de uma Byblis q dizem ser de dificil mudança de sub e vaso, o mais indicado e sol e fungicida (ponto de interrogação)


É preciso menos coragem para criticar as decisões dos outros do que para defender a sua própria.
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Nico escreveu:se tratando de uma Byblis q dizem ser de dificil mudança de sub e vaso, o mais indicado e sol e fungicida (ponto de interrogação)
Em se tratando de uma byblis eu sugiro q você poste uma foto pra gente ver se é o fungus gnat (larva do mosquitinho) ou um fungo (bolor)... Vai q a gente diz "faz isso" e era a outra coisa e a planta morre? eu não seria leviana a esse ponto e sei q muitos amigos aqui tb não agem dessa forma, por isso, Nico, fotos... poste fotos pra gente poder te orientar melhor : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem