Historia da hibridisaçao

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Historia da hibridisaçao

Mensagem por arquimedes »

Os híbridos

Embora muitos produtores,se foquem na coleta das espécies de Nepenthes ´´puras``, híbridos pode ser muito gratificantes. A começo se deu com o Viveiros Veitch em 1862,com John Dominy criando o primeiro híbrido artificial , N. x dominii. A equipe de hybridizers muito capaz no berçários Veitch começou a cruzar híbrido depois de híbrido. Esforços de Taplins na América, os berçários Tais no final dos anos 1800, muitas contribuições Dr. Kawase no de 1970's-1980, e Lee Bruce Bednar e Clyde Brambletts recentemente, bem como muitos outros. Todos combinados para criar literalmente milhares de híbridos.

Uma razão para os híbridos so terem recebido o entusiasmo que merecem recentemente, poderia ser o grande número de escolhas que o cultivador tem que fazer . Sem fotos ou descrições dos híbridos, a pessoa tem uma idéia difícilo de como a planta pode se parecer.
Uma imagem vale mais que mil palavras, exceto em coleções de Nepenthes, onde uma imagem pode valer mil dólares. Mas por que há tantos híbridos? Há duas razões principais. A primeira é que algumas pessoas gostam de criar híbridos. O outro tem a ver com o fato de que as Nepenthes são macho ou fêmea. Para um produtor ter uma planta macho e fêmea de uma espécie em flor, ao mesmo tempo pode ser um desafio, ou simplesmente impossível. Muitas plantas são propagadas por meio de estacas enraizadas e agora, cultura de tecidos.
A propagação por estes métodos, leva as plantas propagadas a serem do mesmo sexo que os anfitriãos. Então, se uma espécie, como um macho de N. rafflesiana, é propagada através de estacas, as plantas resultantes serão do sexo masculino. Esta forma de propagação levou a muitas espécies do mesmo sexo no cultivo, o que torna difícil obter dois sexos da mesma espécie em flor.
(A única exceção observada é N. khasiana, na qual um grande número de mudas foram amplamente distribuídas, colocando ambos os sexos em grande circulação.) Portanto, muitos cruzamentos híbridos foram feitas devido ao fato de que passou a ser as únicas plantas em flor no momento. Isso também levou a muitos cruzamentos complexos, em que a descendência tivesse 3 ou mais pais. Então, o grande número de híbridos e cruzamentos complexos pode ser esmagadora. Se viveiros descidem postar fotos de sertos hibridos (por meio da internet, por exemplo) alguns cruzamentos são susceptíveis de serem colocados em alta demanda. Quando N. xBriggsiana "Peter D'Amato" foi publicado no Savage Garden, a demanda disparou para a planta. Isto tem sido verdade para alguns dos híbridos victorian, assim, como N. xMixta e N.xDyeriana.. Acredito que muitos híbridos terão de enfrentar esse tipo de demanda, uma vez que têm suas fotos postadas.

O apelo do cultivar de hibridos
1. Híbridos são geralmente muito mais fácil de crescer do que qualquer um dos pais. Espécies como N. northiana foi perdida no cultivo apenas alguns anos depois de ser introduzido na Europa, mas os híbridos que eles foram capazes de cruzar com N. northiana foram muito mais fáceis de crescer, e ainda estão em cultivo hoje. 2. Plantas híbridas podem possuir uma característica conhecida como "vigor híbrido". Isso geralmente faz com que o híbrido sajam maiores e mais robustos do que qualquer um dos pais. 3. Extrema variabilidade na coloração pode ser observado em híbridos.Striping peristome e outros belos efeitos são possíveis. Plantas como N. veitchii, que normalmente produzem jarros gold- amarelo, foram cruzados com N. maxima. O híbrido resultante, N. xTiveyi, produz ascideos que se parecem com
N. veitchii, mas têm uma bela coloração listrada herdado de N. maxima. 4. A forma do ascideo pode ser dramático e apresenta uma hipérbole em híbridos.

Hibridos populares
Qualquer um dos "old victorian híbrids" são bem vale a crescer. Estes híbridos foram propagados por estacas desde que o primeiro foi criado por John Dominy em 1862, N. dominii. Além N. Dominii, alguns dos outros híbridos victorian são:

N. cv 'Lady Pauline' - Criado por Exotics Bornéu, este híbrido foi registrado como cultivar. Um cruzamento entre N. maxima e
N. talangensis .. Os jarros inferiores assemelham aos da N.talangensis , grandes, mas com coloração mais robusto e mais escuro. A parte superior parecida com a da N. maxima mas com mais coloração.
[img]http://i1100.photobucket.com/albums/g41 ... images.jpg[/img]
N. xMixta - Criado por Tivey em 1893, ele atravessou um difícil cultivo, N. northiana com N. maxima. Mais fácil de crescer do que N. northiana, prefere condições low.A planta realmente parece precisar humidade alta, a fim de produsir jarro, um traço que vem principalmente de N. northiana.
[img]http://i1100.photobucket.com/albums/g41 ... mages1.jpg[/img]
N. xDyeriana - Esta planta é um gigante, um traço que, sem dúvida, herdou de quatro pais. Tivey criou em 1903, quando ele cruzou com N.xMixta (N. rafflesiana x N. veitchii). A beleza, jarros inferiores nas plantas podem atingir comprimentos maiores que 14 ", e superiores tenham ultrapassado 17". A coloração normalmente bronze, com peristomio listrado. Ambos ascideos superior e inferior tem peristomio significativos.O inferior pode se transformar para se parecer com qualquer um de seus pais, e pode até parecer um rafflesiana desajeitada . É muito fácil de crescer.
[img]http://i1100.photobucket.com/albums/g41 ... 005022.jpg[/img]
N. xTiveyi - Outra beleza, esta planta é um cruzamento entre N. maxima e N. veitchii .O jarro mantém muito da forma da N.veitchii , mas tem a coloração de N. maxima. O peristomio `´´queima`` com o tempo, começa verde quando o jarro abre, transformando de rosa ao vermelho dentro de alguns dias de abertura.
[img]http://i1100.photobucket.com/albums/g41 ... 000510.jpg[/img]

Outros híbridos bastante estimados

N. truncata x veitchii - Produz peristomios de tamanho exagerado. Caso contrário, um intermediário entre os dois pais. A coloração é um vermelho bronzeado, que é intensificado pela pilosidade do jarro. Os jarros fica, muito grande. O peristomio excessivamente largo é moldado de modo que a abertura forme um coração de cabeça para baixo. (Veja abaixo)
[img]http://i1100.photobucket.com/albums/g41 ... BARBMX.jpg[/img]
N. bellii x N. ventricosa - Outro híbrido lindo,os jarros desta planta são intermediários entre os dois pais. Muito mais fácil de crescer do que a bellii padrão, os arremessadores são simplesmente lindos. Eles são coloridos de um vermelho sangue,e possuim um dendril muito longo(erdado principio da belli)
[img]http://i1100.photobucket.com/albums/g41 ... /jbhno.jpg[/img]
N. xHookeriana - Um híbrido natural e generalizada, esta planta foi a primeira Nepenthes Bornean introduzida no cultivo, e foi a Nepenthes relatada pela primeira fez dando flor em cultivo. Foi pensado para ser uma espécie separada,ou então uma variedade de N. rafflesiana. Uma planta que é um intermediário entre os pais em praticamente todos os sentidos, é uma planta muito atractiva devido à forma e cor dos jarros.
[img]http://i1100.photobucket.com/albums/g41 ... 46MPHZ.jpg[/img]
N. xCincta - Um cruzamento entre N. northiana e N.albomarginata , este híbrido é muito parecido com uma albomarginata rubra. É preciso ter cuidado,um olho destreinado não poderia dizer se é híbrido ou espécie
[img]http://i1100.photobucket.com/albums/g41 ... EARZND.jpg[/img]
Dr. Kawase no Japão criou muitos híbridos diferentes. Cada uma de seus híbridos tem ao final a denominaçao de "KOTO". Muitos desses cruzamentos são amplamente distribuídas (como accentual-koto)


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
pedromegale
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 569
Registrado em: 11 Set 2011, 13:13
Localização: Belém - Pará - Brasil

Mensagem por pedromegale »

Adorei a historia
Muitos hibidos legais aí
Realmente fazer hibridos é mais pratico do que conseguir um polen da mesma espécie hehe


[url=http://plantas.carnivoras.com.br/pedromegale-growlist-wishlist-t1626.html]Growlist/Wishlist[/url]
[url=http://plantas.carnivoras.com.br/topic1646.html]Galeria[/url]
g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

Super show o tópico Arquimendes : joia : ! Em geral, os híbridos de nepenthes costumam ser muito bonitos! Das minhas 7 nepenthes (Poucas eu sei), 5 são híbridas, puras tenho apenas a N. Alata e a N. Veitchii. Num futuro distante, penso eu criar a nepenthes Gabril (Um híbrido de nepenthes feito por mim)? Será que é possível?
OBS: Não sabia dessa história dos híbridos do doutor Kawase, o Mr. "Koto"...


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
pedromegale
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 569
Registrado em: 11 Set 2011, 13:13
Localização: Belém - Pará - Brasil

Mensagem por pedromegale »

g_Ribeiro escreveu:Super show o tópico Arquimendes : joia : ! Em geral, os híbridos de nepenthes costumam ser muito bonitos! Das minhas 7 nepenthes (Poucas eu sei), 5 são híbridas, puras tenho apenas a N. Alata e a N. Veitchii. Num futuro distante, penso eu criar a nepenthes Gabril (Um híbrido de nepenthes feito por mim)? Será que é possível?
OBS: Não sabia dessa história dos híbridos do doutor Kawase, o Mr. "Koto"...
É possivel sm, basta o híbrido não existir hehe
e você tem que dar sorte de ter duas neps de sexos diferentes que nunca foram cuzadas


[url=http://plantas.carnivoras.com.br/pedromegale-growlist-wishlist-t1626.html]Growlist/Wishlist[/url]
[url=http://plantas.carnivoras.com.br/topic1646.html]Galeria[/url]
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Legal que gostaram galera!Curto muito tambem as nepenthes hibridas,alem de serem muito bonitas,sao faceis de cultivar^^.
Qm sabe no futuro verei pra vender uma N Xgrabriel rsrsrs(mas acho que tem o lance de alatinisar o nome...)
T+


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

Rsrsrs, vai saber, um dia poderemos ver um nepenthes X Gabreensis (Hib´rido de nepenthes) Ou uma Sarracenia X Gabrill. Vai saber...


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
Yuri Santos
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 389
Registrado em: 24 Ago 2011, 18:56
Localização: São Paulo
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Yuri Santos »

eu não sabia que os híbridos das nossas queridas Neps já eram feitos na Era Vitoriana ! pra quem não sabe sou um grande apreciador dessa época paradoxalmente Bela ! muito obrigado pela informação amigo !


Yuri Santos Pereira


Sem Recalque !!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem