Cultivo Básico - Nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Cultivo Básico - Nepenthes

Mensagem por MarcielS »

Cultivo Básico - Nepenthes
Nepenthes ampullaria - foto: MarcielS


Estufas: A maioria das estufas estabelecidas para o cultivo de plantas tropicais (alta umidade e temperatura) proporcionam ambientes ideais para o cultivo de Nepenthes. Devido as diferentes necessidades das nepenthes lowland e highland, são melhor cultivadas em estufas separadas.

Terrários: Um aquário pode simular uma pequena estufa de cultivo, excelente para manter uma pequena coleção de plantas tropicais e é surpreendentemente fácil de manter. Nepenthes prosperam na alta umidade que um terrário fornece e a maioria das espécies vai rapidamente ultrapassar o tamanho do terrário. A iluminação deve ser fornecida por fluorescentes tubulares de amplo espectro, posicionado na tampa do terrário.

Houseplants: Com os cuidados adequados, muitas Nepenthes podem ser cultivadas como plantas de interior em janelas ensolaradas. Além de pegar algumas moscas, uma planta saudável com belos jarros decora muito bem o interior de uma casa. As espécies de Nepenthes que toleram relativamente bem o ar seco e as flutuações de temperatura parecem ter um desempenho melhor dentro de casa. Bons candidatos são: N.alata, N.khasiana, N.ventricosa e vários híbridos de Nepenthes. É muito importante garantir que as plantas cultivadas no interior recebam luz e umidade adequadas. As plantas devem ser mantidas em janelas ensolaradas que recebem um mínimo de 3 horas de sol direto por dia. Umidade adicional pode ser fornecida por freqüentes pulverizações com água pura.

Ar Livre: Dependendo das condições climáticas locais, as Nepenthes podem ser cultivadas no pátio ou jardim ao ar livre. Em áreas temperadas com verão/inverno bem definidos e com características de altitude, algumas espécies de highland podem ser cultivadas. As plantas devem ser mantidas em um abrigo (50% sombrite), pulverizados com freqüência, e protegidos de geada. Em climas tropicais pode cultivar espécies lowland ao ar livre durante todo o ano.

Substrato: As Nepenthes silvestres crescem em uma ampla variedade de substratos, variando de argila para os troncos de árvore coberto de musgo. Felizmente, não é necessário duplicar essas condições de cultivo e um composto geral único será suficiente para a maioria das espécies, com poucas variações. O substrato apropriado para Nepenthes deve ser bem aerado, ligeiramente ácido e pobre em nutrientes. A maioria dos cultivadores prefere misturar seu próprio substrato, e uma receita bem equilibrada e simples pode ser feita através da mistura de partes iguais de ingredientes orgânicos e inorgânicos. Comumente usados os materiais orgânicos incluem sphagnun, turfa de sphagnun, casca de árvore e xaxim (este último ameaçado de extinção). Este substrato fornece boa retenção de umidade, acidez (pH) e é relativamente livre de nutrientes. Materiais inorgânicos, tais como areia, perlita, vermiculita e argila expandida ajudam a aumentar a drenagem e aeração do solo, que é um fator importante no crescimento das raízes das Nepenthes.

Luz: A maioria das espécies de Nepenthes requerem um mínimo de 3-4 horas de luz solar direta por dia ou com tela de sombreamento de cerca de 30-50% quando em estufa (dependendo do clima local). Uma boa iluminação não só reforçará o crescimento da maioria das espécies, mas também vai trazer a coloração completa no jarros e contribuir para estimular a floração.

Ar e Umidade: A umidade suficiente é um fator chave para a saúde da folhagem Nepenthes. Geralmente é recomendado para manter a umidade em um mínimo de 70%, o que pode ser realizado em climas tropicais em uma estufa ou viveiro. Algumas espécies com folhas grossas são capazes de tolerar melhor o ar seco, sendo estas espécies bons candidatos para cultivar na janela. Outros com folhas delicadas (N. hamata, tentaculata N., muluensis N., etc) são muito sensíveis a flutuações de umidade.

Temperatura: O gênero é geralmente dividido em três tipos: espécies highlands (de altitude) , lowlands (várzea) e intermediárias, de acordo com sua altitude de origem e as diferentes preferências climáticas. Devido às suas diferentes exigências de temperatura, geralmente é necessário cultivar espécies lowland e highland separadamente. Muitas espécies intermediarias podem ser cultivadas com as lowland.

Rega: Nepenthes apreciam muita umidade e o solo nunca deve tornar-se seco. A rega pode ser feita diariamente (quando em altas temperaturas), ou uma vez a cada 2-3 dias durante o inverno. O vaso nunca deve ser deixado em água parada, pois isso pode rapidamente sufocar as raízes. Quando possível utilizar água destilada, ou água da chuva para a rega.

Fertilizantes: Em estado selvagem, as Nepenthes são capazes de prosperar em solo pobre de nutrientes porque elas são capazes de completar a sua dieta com a digestão dos insetos. Embora tenha sido demonstrado que as plantas em cultivo pode sobreviver por muitos anos sem "comer", o crescimento pode ser bastante reforçado pela alimentação regular. Em algumas situações, como ao ar livre ou em green house, as plantas podem capturar um número suficiente de insetos por si próprios. Alguns cultivadores preferem alimentar artificialmente com insetos as suas plantas. Cuidados devem ser tomados para evitar uma quantidade excessiva de presas nos jarros, pois isso pode levar ao mau cheiro e a morte do ascídeo. Alguns insetos por jarro é mais que suficiente.

Poda: A maioria das espécies de Nepenthes exige poda regular, pois as plantas devem ser mantidas em boa forma. A poda pode ser realizada, durante todo o ano nas regiões tropicais, ou na primavera, quando as plantas retomaram o crescimento ativo.

Saúde: Plantas sadias com vários jarros coloridos são o orgulho e a alegria de todo cultivador de Nepenthes. A produção de jarros é uma boa indicação da saúde geral da planta. As que não estão saudáveis ou são mantidas em condições não ideais, muitas vezes, não conseguem produzir os jarros. Mesmo em plantas sadias, cada folha não produz necessariamente um jarro, e algumas espécies parecem produzir jarros apenas em ondas intermitentes. A formação do jarro pode ser estimulada por uma boa iluminação e alta umidade. Os jarros em desenvolvimento terão de secretar seu próprio fluido, e é geralmente desnecessário acrescentar água para eles, pois isso pode diluir o conteúdo e torná-las ineficaz para a digestão. Exceções para aquelas espécies com tampa reclinável como N.ampullaria e N.lowii, ou se o conteúdo do jarro foram acidentalmente derramados. Dependendo da espécie, os jarros podem durar de 1-8 meses ou até mais tempo. Jarros que secam na parte superior, mas mantem o liquido digestor na parte inferior, ainda são benéficos para a planta e não devem ser aparadas até que estejam totalmente secos.

Pragas e Doenças: Nepenthes são naturalmente bastante resistentes, embora existam alguns insetos que por vezes apresentam danos nas coleções. Sempre que possível é melhor para remover as pragas com as mãos ao invés de tratar com inseticidas, como o uso freqüente de alguns produtos químicos pode resultar em danos severos às plantas.

Os tripes são uma praga comum em muitas estufas frias e ocasionalmente atacam as Nepenthes, embora raramente ocorram em número suficiente para constituir uma ameaça grave. Eles podem ser encontrados com mais freqüência na parte inferior das folhas, perto da nervura central, e pode ser facilmente removido limpando regularmente as folhas.
veja mais: carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=54&am ... &t=728

A maioria das infecções fúngicas em Nepenthes é facilmente removida por limpeza manual ou um tratamento com fungicida fraco.

Adaptação: É inevitável que as plantas de raiz nua irão sofrer um certo período de choque após o envio das mesmas, devido à movimentação das raízes. Depois de receber a sua primeira planta, os seguintes passos devem ser tomados para garantir um mínimo de choque de transplante, para que possam rapidamente retomar um crescimento rápido.

1. As plantas devem ser envasadas cuidadosamente em um substrato apropriado (veja acima substrato). O substrato deve ser molhado antes de ser usado e, em seguida irrigado novamente depois que as plantas foram envasadas. Certifique-se de não danificar as raízes durante este processo. Se possível, o envase das plantas deve ser feito em uma área de sombra fresca para garantir que as folhas e raízes não sequem durante o processo.

2. Embora as plantas pareçam muito bem depois de terem sido envasadas, ainda são extremamente sensíveis devido ao seu recente transplante e devem ser tratadas com delicadeza. Devem, portanto, ser imediatamente colocado em um ambiente adequado para seu estabelecimento.
...


Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

Sensacional Marciel!!!
detalhes que as vezes deixamos passar despercebidos!
Show de bola!


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Caramba Marciel voce quem elaborou o texto! Mesmo que não garanto que traduziu né? hehe
Parabéns amigo, e obrigado pelo conteudo, Sempre coisa boa e de grande valor para todos.
Abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

OÓTIMO CONTEUDO!!! Muitoobrigado Marciesl, vai ser de boa ajuda ^^


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Valeu Roberta, Felipe e Vitor!

Eu usei as informações do texto original como referência no inicio do meu cultivo.
Esta é a minha versão do texto, traduzida e com uma linguagem mais acessivel.

8-)

Ps:faz tanto tempo que nem lembro a fonte...


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Valeu pelo material, Marciel!
As nepenthes são muito belas... todos devem saber como cuidar delas!!

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Muito obrigado Marciel! Muito boa sua explicação sobre este gênero, eu estava realmente precisando, pois estou aumentando meu cultivo de nepenthes,
e foi de grande valia todas a informações descrita no tópico. Mais tarde estarei pertubando com preguntas sobre elas :lol:
Valeu!


Fabio Castro.


Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

Eu que já ando me considerando um nepenteiro, achei este texto de uma valia enorme.
Excepcional mesmo o conteúdo. Uma ótima compilação de informações, que se fossem ser buscadas por aí demoraria muito tempo.
Valeu mesmo

Abraço.


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

Olá tenh uma duvida fatal.. To para receber umas novas neps para meu cultivo!! E preparei um substrato pouco diferente para elas.. O substrato contem:

sphagnum, isopor granulado, carvão mineral granulado e um pouco de xaxim velho.. vi aqui no forum em uns topicos que tem gente usando o isopor e o carvão para as neps.. gostaria de saber seposso usar esse substrato mesmo, ou se nãoé aconselhado, pois pelo que sei o isopor e o carvão ajudam a deiixar o substrato mais aerado e filtrado.. T+ e 100 pontos para quem me der uma força ai.kk : joia :


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
fabricio de oliveira
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Out 2010, 22:25
Localização: Goiänia - Goiás
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por fabricio de oliveira »

Vitor,

Eu uso isopor, carvão, fibra de coco ( a fibra e não o pó) e ate casca de pinus misturada com areia e sphagnum tem um certo tempo. A fibra de coco ajuda a aerar e drenar o substrato como o isopor, o carvão e a casca de pinus de pequena granulometria. Ate hoje não vi problemas, na verdade pelas minhas observações vi uma melhora no crescimento das plantas e saúde das raízes.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem