Por que são carnívoras?

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Por que são carnívoras?

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Essa é uma pergunta que me faço a bastante tempo e agora resolvi compartilhar com vocês.
Todos sabem qual a necessidades de nossas plantas em matéria de nitratos, etc., buscam isso nos insetos.
Mas analisando fotos das plantas em seus habitats naturais vemos muitas outras plantas não carnívoras que conseguem tirar daquele solo tudo que precisam.

Então me vem a pergunta. Por que em seus habitats as plantas carnívoras convivem com outras não carnívoras? Será que as carnívoras não conseguiram evoluir? Será que a necessidade delas é maior que das não carnívoras?

Está aí uma pergunta que gostaria que fosse debatida.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

As carnivoras ctz q evoluiram muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mas acho que com o tempo foi retirando os nutrientes dos insetos em vez do solo, que na minha opinião já devem ter sido plantadas em solos com muitos nutrientes e se desenvolveram de uma mutação talvez! :D espero que gostem da opinião :|

Também acho que as plantas em geral não precisam de nutrientes do solo, planto um monte de coisas no musgo e sempre da certo hehehe


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
Pelvs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 218
Registrado em: 03 Out 2014, 15:27
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 56 vezes

Mensagem por Pelvs »

O fato é que justamente por elas terem evoluído, é que são capazes de buscar nutrientes em insetos, elas são plantas, retiram seus nutrientes do solo, porem pelo fato de o solo que elas estão historicamente vieram a se desenvolver é muito pobre, então de alguma forma precisaram encontrar meios de suprir o deficit de recursos no solo a que estão acostumadas...


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

:roll: São carnívoras, pois se fossem vegetarianas seriam 'canibais', rs. :lol:

Pois é Paulo.

Grande pergunta. Mas devemos analisar as carnívoras por gêneros. 8-)

Nepenthes vivem sob árvores, em meio aos arbustos ou de forma epífita. O solo ao redor de uma árvore é geralmente pobre, o que não afeta a árvore por que suas raízes são muito longas. Arbustos não precisam de solo rico para crescer. E epífita quase não usa solo.

Dionaea, Drosera e Sarracenia vivem em charcos rodeada de vegetação pobre, gramíneas, papiros e outros 'matinhos'.

Uticularia é quase semi-aquática, pois invariavelmente é encontrada submersa. Local onde a vegetação também é mato.

Pinguicula ocorre em paredões úmidos e encostas onde o solo também é considerado pobre.

Penso que toda essa especialização seja fruto sim da evolução e competição, uma seleção natural, mesmo que neste meio tempo não tenha feito diferença para a sobrevivência das espécies em questão. :geek:

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem