Polinização - Como Fazer?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Nati Pires
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 16 Mar 2014, 01:39
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 18 vezes

Mensagem por Nati Pires »

Quanto tempo demora até dar a semente? Polinizei todas as flores da minha moça e até agora estão fechadas, e aquele miolo ficou enorme, mas não fica preto :( será que fiz errado?

Aff, sem falar que a minha tinha dado 2 hastes florais, mas uma cortei. E esses dias vi outro nascendo e cortei e mesmo só a haste sem nada continuou crescendo! :o Não quero mais haste! Quero semente! haha


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Nati, se tudo correr bem creio que demore algo em torno de 6 semanas para as sementes serem geradas e amadurecerem.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Tem uma coisa q observei na floração da minha sawtooth no ano passado qdo a polinizei, mas não havia conseguido fotos boas... dessa vez consegui (são fotos das flores da "dio gulosa")... e agora vou tirar a dúvida com vcs... :mrgreen:

O melhor momento pra polinizar as flores da dio é qdo o estigma "se abre"? É q notei q no dia q a flor se abre, o estigma parece fechadinho (flor da direita), e no dia seguinte, ele parece se abrir e fica tipo um micro pomponzinho (flor da esquerda)... acho q essa seria a hora certa de colocar o polen? ou isso nao tem nada a ver?

Imagem


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
zootecnista13
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 179
Registrado em: 01 Set 2014, 19:13
Localização: Morrinhos - CE
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por zootecnista13 »

Olá Fátima,

Creio eu ser o momento certo para fazer a polinização..através desse "pomponzinho", é que o grão de pólen irá fecundar a flor feminina. Bom, pelo menos com gramíneas que eu trabalho acontece dessa forma...há a apresentação de uma estrutura capaz de fixar o grão de pólen!! Mas é melhor esperar pela opinião dos amigos mais experientes..Afinal, gramíneas são bem diferentes!! heeheh

Abraço


" Se as abelhas desaparecessem da Terra, restaria a humanidade apenas 04 anos de vida" Albert Einstein
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Muito bom, estão corretos na análise. : joia :

Isso acontece para que ocorra a polinização cruzada (mesmo em gramíneas). Então, logo que a flor abre e disponibiliza o pólem, este servirá para polinizar a flor de outra planta que já tenha o estigma aberto. Lembrando que a Dionaea aceita seu próprio pólem.

Muitas vezes é informação demais para ser repassada a quem inicia um cultivo. É por isso que eu prefiro recomendar a polinização por alguns dias, a partir da abertura da flor, para que aumente as chances de êxito no procedimento.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Linda foto das flores de sua Dio, Fátima. Conforme dito pelo Marciel, tanto você quanto o Samuel estão corretos em suas observações e, sendo assim devem seguir as preciosas dicas que o mesmo lhes concedeu para obter êxito na polinização desta PC.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

quem não fez a polinização, deixou sem mexer em nada, as sementes serão inférteis?
outra duvida, esta mais tarde ou amanhã porei fotos. corte a haste com muitos cachinhos de flores, acho q 3. estas coloquei em um copo de água como minha mãe faz com rosas. e voltei de viagem hj e vi várias abertas outras já fechando. será q estas tbm terei alguma chance?
agradecido pessoal...


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Edson,

Sem polinização não há sementes.

Se houver sementes, algum agente polinizador fez o trabalho. Independente do tipo de polinização, natural ou manual, parte das seeds não são viáveis. 8-)

Sobre as flores em água, dá para polinizar mas a flor não dura o tempo suficiente para que produzam as sementes. :geek:

Abç


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Marciel, então tive ajuda de amigos aqui...
tem uns 3 redondinhos de sementes cheias. e muitas flores fechando agora, tbm outras abrindo.
espero ter ajuda nas proximas tbm.
vlw abraço


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Na próxima floração, se a planta tiver condições (estiver saudável) não corte a haste, Edson... assim você terá as tão desejadas sementes ;)

E ontem veio a chuva e levou meus polens embora... :lol: :lol:

Essa é a parte chata de se manter as pc's à mercê do tempo.... :lol: :lol:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem