Polinização byblis guehoi

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

ola pessoal. tenho novidades... hoje fui na fonte, ao mestre que me forneceu as sementes dela... e ele me deu o seu tutorial muito bem ilustrado e desenhado...

link do PDF: https://carnivorasonline.com/publico/Tut_pol_guehoi.pdf

eu ia repassar ele todinho aqui mais e mais pratico baixar esse PDF que ja tem as devidas imagens e so tenho a agradecer ao amigo, agora e so fazer o Meu TP (Tabajara Pollinator)

abraço a todos e boa sorte


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

este pdf está bótimo. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
EricNunes
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 153
Registrado em: 30 Jan 2017, 16:23
Localização: Osasco - SP
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 63 vezes

Mensagem por EricNunes »

Muito obrigado smart2 por nos disponibilizar esse PDF ainda pretendo ter B. guehoi e quem sabe consiga polinizar tbm ... parabens smart2 : joia : : joia :


Faça o plano, execute o plano, espere que o plano de errado e jogue o plano fora .
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

: maluco : : maluco : : maluco :

de tanto bater a cabeça, acho que descobri um segredinho a mais, ou eu com a massa cinzenta em extinção não havia percebido. mas os poucos parafusos enferrujados de meu cérebro cismei de fazer outra experiência, parecida.

eu cortava, passava-se 15 min e eu polinizava. eu passava o talinho cortado no estigma de flores do outra planta (lado cortado). nada de ver sinais de polinização...

eu hj segurei com uma pinça, após 15min, segurei o talinho de pólen cortado e com um palito de dente tão somente bati levemente no talinho , fazendo o movimento tipo batendo em cigarro para cair as cinzas, fiz isso em uma tábua de esmalte branco e vi o pó amarelinho. :lol: :lol:
passei o palito no talinho fazendo o movimento de cima para baixo tbm....

com o próprio palito passei sobre a tábua e recolhi na ponta do palito o pólen e com este em outra planta polinizei duas flores. fiz o mesmo com o outro vaso.

peguei uma lente e fui olhar e vi o estigma amarelinho. :lol: :lol: mas será q estavam bons? se o tempo foi muito ou pouco, se secaram antes? daqui alguns dias poderei responder.

agora maior a esperança no andamento desta dor de cabeça. ;)


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

pessoal... to que não me aguento aqui. acho que consegui polinizar minha guehoi...sei que ainda e cedo e tals ja que acabei de fazer, porem pela primeira vez eu consegui ver o polem e meio q direcionar para onde o polem iria ao usar o Meu TP (Tabajara Pollinator)... o resultado foi lindo, era so encostar e o jato de polem ia na direção que eu queria... foram 4 flores a primeira onde ainda estava meio aprendendo e que estava mais aberta tive mais dificuldade e machuquei umas 2 pétalas, não sei se isso ira atrapalhar algo. o fato e que as que estavam um pouco mais fechadas eram as melhores e ate uma mais velha.

oq conclui. o método do motorzinho esta correto. so falto um detalhe enorme...elas não reagem de imediato simples assim, aconteceu o seguinte passei o motorzinho vibrando e tals e nada, pensei vo passa o cotonete quem sabe né, pode ter caido um pouquinho, deixei minha planta la fui la dentro de casa e cacei um cotonete ( +ou uns 3 a 5 minutos) voltei passei e nada, pensei em tentar denovo, e quando encostei ela ja borrifa direção contraria ae pensei pera ai muda a direção e foi direto onde queria fui nas outras e o mesmo que estava fazendo antes agora soltava duchas de polem, resumindo elas precisam de um incentivo e um tempo e so depois soltam o polem. segue uma foto, e macro mais da para ampliar + e ver a quantidade de polem que tem na flor e no estigma. (a flor ta meio fechada pq o tempo ta virando para chuva e elas se fecham total quando escurece, eu tb ja fiz uma proteção contra chuva tb para evitar a perda desse polem)
Imagem

pode ate não dar certo mais ja aprendi a fazer ela soltar o polem e isso e o fator que precisava, colocar o polem la e o de menos...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
EricNunes
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 153
Registrado em: 30 Jan 2017, 16:23
Localização: Osasco - SP
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 63 vezes

Mensagem por EricNunes »

caramba tem bastante pólem mesmo . da pra ver perfeitamente na foto ... é isso ai agora é ter paciencia e aguentar o coração :lol: :lol: ... boa sorte pra vocês ... : joia : : joia :


Faça o plano, execute o plano, espere que o plano de errado e jogue o plano fora .
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Beleza Ricardo !!! ;) ;)

busque usar uma tampinha plástica cor branca, esta você deixará entre o pólen e o estigma. assim o pólen irá cair em um plástico branco de fácil visualização, como no vídeo q você postou.

eu passei um palito de dente neste pó amarelo depois levei ao estigma. neste escolha primeiro as flores q não são recém abertas ou já a muito tempo. tanto o estigma tanto o pólen tive a indicação de que tem que estarem no ponto. cedo ou tarde, já não adiantará.

eu aqui tenho umas 4 florindo no mesmo vaso. estou pensando seriamente em deixar somente de 2 plantas só para coletar o pólen e duas só para serem polinizadas, sempre as únicas com a mesma função.

outro detalhe q notei foi a polinização por volta das 11:00 as 14:00. antes ou após, as flores não estão de todo abertas. ou estão abrindo ou começando a se fechar.

Boa sorte aí. ;)


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

então eu tava tão animado pq nunca tinha visto o polem dela que tinha ate parado com o copinho, ae desse jeito foi de boa que fiquei ate com medo dela estranhar o copinho kkk. mais agora que sei como o troço funciona tentarei depois com ele msm, preciso meio que urgente um pincel pequeno pq cotonete ta parecendo gigante ultimamente.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

a pedido do nosso amigo, vou postar imagens do meu TP (Tabajara Pollinator), favor em caso de copias dar os devidos direitos autorais. ja estou em faze de fabricação da versão 2.0 que contará com reservatório/deposito para o polem.

o projeto inicial usa um motor de 300 CA (acho q são cavalos de Força, ou seria Caramujos de Arancada) com consumo de 3,5v. ganhei de uma eletrônica broder aqui, esse e aqueles de toca fita, e tranquilo para eles e sem valor, pega um velho mesmo. seguindo um fio fixado e totalmente solado para o polo Positivo da Bateria e o fio negativo eu ligo diretamente e isolo sempre que for usar. por falta de orçamento foram feitos cortes das chave de ligar, carcaça e pintura nova, so deu para comprar a cola quente mesmo. a pilha eu to usando uma de bateria de notebook, mais tendo os 3.5v qualquer coisa serve, 2 pilhas de 1.5 ja deve ligar ou fonte sei la, por ser motor eles suportam oscilações sem problemas, essa bateria msm e de 4.2.

basicamente eu ligo ele e encosto a chave ou um pedaço de fio grosso, copinho sei la, na parte dos dentes do motor, ele vai tipo querer lixar, fazendo o barulho e vibrando bem a superfície que fico encostado, ae e so levar a ponta da chave par a parte do polem da flor.

ImagemImagem

ta pensando oq, acho mesmo que eu iria comprar uma escova de dente elétrica de 20 conto, so pobre 8-)


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Ricardo, você deve ter flores de byblis liniflora de monte aí. o que acha de fazer uma polinização cruzada com o pólen da liniflora?
acho q as minhas se esgotaram, vou torcer para nascer outra flor aqui e fazer esta experiência de polinização cruzada de guehoi com liniflora.

se você puder fazer, ótimo. marque a flor q você polinizou assim para sempre saber a qual é ref. ao cruzamento.

e vamos ampliar esse trem, uai. :lol: :lol: :lol:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem