[Detonado] Pó de pinus como substituto de xaxim

Os mitos sobre o cultivo de plantas carnívoras que assombram os brasileiros.
Responder
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Bom, o xaxim não é facil de ser substituido, e a fibra de coco é somente uma opção menos pior que a casca ou pó de pinus.
Penso geralmente quando me deparo com esse assunto no porque te sustentar uma afirmação equivocada que nem se quer ostenta algo que justifique sua utilização.

*Para que serve a casca com pó de pinus?

*Qual o motivo para a utilização deste material como parte da mistura do substrato?

Um material que oferece tantos riscos diretos a raizes, que se decompoe em pouco tempo, que causa um trabalho grande para a limpeza.

A tecnica da empregabilidade das cascas de pinus na mistura de substrato para plantas carnivoras ja esta obsoleta e desnecessaria.
Retirar o tanino chega a ser um processo exaustivo, ainda mais por tratar-se de um elemento insolúvel na água, sempre sobram residuos que posteriormente serão vizinhos das raizes. Essa substância causa quimaduras nas raízes que são frageis, em baixas porcentagens não causa a morte porem compromete o desenvolvimento da planta.

Pra mim ja esta mais do que evidente que esse material é roubada, e ainda bem que nenhuma das minhas preciosas plantas estão expostas a ele. Uma pena eu ter perdido algumas de inicio por conta dessa "dica" furada de misturar casca de pinus no musgo.

Vale a pena mesmo insistir na ideia de que nao tem nada de mais se utilizado de forma correta?
Se for por questao de dar volume no substrato, que se use isopor, que não é toxico e demora decadas para se degradar, e quando finalmente acontece não representa rico nenhum :geek:


vinicius moro
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 21 Jun 2010, 11:40
Localização: Aracruz-ES

Mensagem por vinicius moro »

Para plantar uma carnívora em xaxim de fibra de coco tem que esfarelar o xaxim para formar tipo um pó? Pode ser usado o pó de xaxim (que já compra pronto) ou ele possui misturas de outros componentes?

Um abraço.


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

vinicius moro escreveu:Para plantar uma carnívora em xaxim de fibra de coco tem que esfarelar o xaxim para formar tipo um pó? Pode ser usado o pó de xaxim (que já compra pronto) ou ele possui misturas de outros componentes?

Um abraço.
:sickpoke:
Vinicius, xaxim é uma coisa, e fibra de coco é outra diferente.
o pó de xaxim nao é legal, se nao me engano ele é rico em tanino, use as "fibras" do xaxim depois de fervidas e higienizadas.
não sei se estamos falando do mesmo material, posta alguma foto ai e ou explique melhor as caracteristicas dele.



: cafe :


vinicius moro
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 21 Jun 2010, 11:40
Localização: Aracruz-ES

Mensagem por vinicius moro »

O xaxim de fibra de coco que eu me refiro é aquele que é usado para plantar samambaia. Minha dúvida é como replantar uma PC usando esse tipo de xaxim.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

vinicius moro escreveu: O xaxim de fibra de coco que eu me refiro é aquele que é usado para plantar samambaia. Minha dúvida é como replantar uma PC usando esse tipo de xaxim.
Deve ser 'vaso de fibra de coco'.


Hase
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 443
Registrado em: 31 Mai 2010, 11:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Hase »

^Como diriam os caçadores de mitos, crytech, BUSTED!!! rsrsrsrs


Abraços,

Hase

Hase -> Eduardo
crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

O pó de pínus pode ser utilizado na composição do substrato em pouca quantidade (se for mto bem tratado),
mas nunca poderá substituir o xaxim como dizem por aí! Pra mim esse mito está DETONADO!

Preciso de mais votos pra definir o mito como detonado!

:mrgreen:


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Meu voto.

O pó de pínus não substitui o xaxim!!!!! 8-)


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Meu voto.
Com certeza o pó de pínus não substitui o xaxim! : joia :


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Meu voto...
Xaxim não vai ser substituido...

O que podemos conseguir são opções e outros meios... Mas ñ um vulgo xaxim autentico...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem