Pó de côco no substrato

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Mensagem por kio92 »

Graco acho que vale a pena o trabalhão se os derivados de coco derem bom resultado como vocês dizem não vejo porque não fazer irei fazer o procedimento direitinho tenho tempo tenho a tarde e a noite livre...Só quando tem provas que tenho que estudar mais do que já estudo de tarde!


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
Graco
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 17 Fev 2011, 20:31
Localização: Natal
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Graco »

Boa Kio!

Até porque, pra essas coisas, fazemos com tanto prazer que deixa de ser um trabalho, não é verdade?!?!

E realmente os resultados com côco sem tanino são muito bons. Tendo tempo e dedicação como você tem, acho que vale sim muito a pena!


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=1391]Minha Growlist e Wishlist[/url]
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=11&t=855]Galeria[/url]

Biólogo
Entomologista
kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Mensagem por kio92 »

Ok Graco! Mais ainda não tenho certeza se vou usar nas Droseras Indicas somente...Ainda tem um pequeno risco de nem todas germinarem...Acho que também irei fazer isso quando as minhas plantas produzirem sementes também especialmente a dionaea hoje estava observando ela e notei que uma armadilha dela após a digestão morreu infelizmente gostava tanto daquela armadilha ela era grandona sabe tipo que um mutação para o tamanho das outra kk´Mais em fim em breve irei produzir os meus proprios derivados de coco.
Graco por acaso tem problema usar outro musgo que não seja spagnum no substrato?Porque eu comprei um aqui mas só que ele não e spagnum.
Tinha pensado em lavar em agua fervente e depois usar ele como parte do substrato da dionaea e das droseras porque a dionaea ta no pó de xaxim mais só que deu pouco volume!O nome do musgo é:Musgo Verde a vendedora me falou...Desidratado claro!
To com medo de usar por causa das algas mas acho que consigo controlalas mais ate as raizes da planta chegarem até la ....Podem suportar as algas numa boa..
E também queria saber se eu posso usar aquele cascalho coloridinho que a gente acha em lojinhas de aquario não tem para reter um pouco de agua e se por acaso eu achar argila expandida eu não poderia usar (substrato para as dionaeas)


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
Graco
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 17 Fev 2011, 20:31
Localização: Natal
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Graco »

Kio, nunca arrisquei usar outro tipo de musgo. Sei que alguns deles podem ser tóxicos e matam os seedlings, então é melhor ter cuidado e ver o que outros aqui no fórum dizem. Ou então poste uma foto desse musgo pra gente ver do que se trata.

Quanto àquele cascalho colorido, também num tenho seugrança pra te responder, então, se ninguém responder nesse tópico sugiro que abra um especificamente com essa dúvida


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=1391]Minha Growlist e Wishlist[/url]
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=11&t=855]Galeria[/url]

Biólogo
Entomologista
kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Mensagem por kio92 »

Graco mais aqui no caso dos derivados de coco e só ferver umas 2 vezes e deixar secar no sol uns dois dias né amigo? : joia : :geek:


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
metodio
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 40
Registrado em: 08 Out 2011, 09:39
Localização: Minas Gerais
Contato:

Mensagem por metodio »

Como bom aquarista. Não recomendo essas pedrinhas coloridas não pois com o tempo ela acaba perdendo a coloração e jogando para a agua. Se quiser utilizar algo neutro recomendo o areia de filtro de piscina bem lavada.
E o que utilizo em camadas isolantes de substrato fertil.

Um abraço.
kio92 escreveu:Ok Graco! ...
E também queria saber se eu posso usar aquele cascalho coloridinho que a gente acha em lojinhas de aquario não tem para reter um pouco de agua e se por acaso eu achar argila expandida eu não poderia usar (substrato para as dionaeas)


kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Mensagem por kio92 »

Oi metodio sou aquarista também! e realmente essas pedrinhas são uma porcaria comprei cascalho natural de rio :>


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
Avatar do usuário
teus-42
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 203
Registrado em: 25 Out 2011, 15:01
Localização: Guará II -DF
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por teus-42 »

Sobre o pó de coco e fibra. não tenho nada contra. aqui em casa eu uso o pó de coco(marca coquim) com areia não saibrosa lavada( fica da cor de quartzo branco, e éh vendida em loja de material de construção), vermiculita (dimy), e um pouco de fibra de coco desidratada (supergreen) e por cima coloco sphagnum vivo para que gotas de chuva não deformem o relevo do substrato. este é o substrato que uso para minha dionéia e com ele de 1 exemplar, tenho 7. E para Minha N. Alata uso Pó de coco (coquim) fibra de coco(supergreen) areia lavada (em bem menor proporção) Vermiculita e casca de pinus. O pó de coco éh óptimo para manter a umidade do substrato, aerizar as raízes pq é bem poroso, não dá muito mato, não da algas nem fungo e não pesa! o único problema é que o PH éh de 5,5-6,1. Mas o que aqui não influenciou em nada. E o que eu compro éh uma barra de pó de coco de 500g, que você coloca em 3 L de água e ele rende 8L de pó de coco!!!(ele não compacta se secar). Para outras dúvidas entrem no site [web 100%,100]https://www.coquim.com.br[/web]

T+


Se bem que as plantas podiam invadir o mundo...

Sempre Alerta
fabricio de oliveira
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Out 2010, 22:25
Localização: Goiänia - Goiás
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por fabricio de oliveira »

Olá,


Gostaria de colocar alguns pontos que observei em pesquisas e conversas com cultivadores extrangeiros.

Os derivados de coco ( pó, fibra, chips e substrato fibroso puro ou picado)tem bons resultados sim para a grande maioria das pcs. o grande problema são algumas substancias contidas nele. O tanino é vilão? sim ele é,mas o maior vilão vem imperceptível... se chama salinidade... sim o coco absorve sal, principalmente os cultivados a beira mar tem uma maior concentração de sal. E sal meus caros é pior que tanino que sai facil facil.

Tanino sai facil com altas temperaturas, pode ser com fervuras ou como numa fabrica em Goiânia, com compostagem ! Sim, compostagem. Colocam o coco quebrado em pilhas e deixa ao sol e chuva, no interior com a fermentação e compostagem chega a altas temperaturas, retirando o tanino e ate eliminando alguns patogenos como bacterias e fungos.


Lá fora usam muito o pó de coco com areia para droseras, pings e sarracenia e os chips para as nepenthes e ate misturado em sarras. Aqui no Brasil tem sim muito chips, ja lavados e tratados, olhem em associações orquidofilas e lojas orquidofilas especializadas. O uso por orquidofilos é muito grande.

Eu já usava a fibra lavada no meio do sphagnum, pois melhorava a aeração e a drenagem, as nepenthes gostaram muito e um amigo meu ja usa a muito tempo sempre com bons resultados. Hoje estou testando o uso dele puro ou misturado, mas sendo a base do substrato.

Estou usando de teste o coco já quebrado e compostado, com a fibra e um pouco de po de coco aderido a elas. Aqui eles nao vendem , é materia prima pra fazer a fibra separado do pó, ou picam isso e fazem um substrato fibroso picado ( substrato fibroso eu chamo aquele que tem po de coco e fibra no mesmo produto). Como nao achei o chips, preferi usar esse substrato fibroso ( fibra inteira com pedaços de coco e pó aderidos), pois a fibra em si seca rapido, o pó em si encharca muito, então testei vários tipos de substratos de coco em vasos do mesmo tamanho para testar se drenagem, e se seguram bem a umidade. O que mais estou gostado, é o substrato fibroso com algumas partes integras do coco ainda, com um pouco de areia e sphagnum. Ficam sempre úmido, mas sem ficar encharcado. O sphagnum com areia encharca muito fácil, podendo matar as plantas como ja aconteceu comigo. Minha estufa é muito úmida, e tenho um regador automático que joga agua sempre, e o sphagnum puro ou com areia retém tanta agua que se eu espremo sai muita agua! Já com o substrato com coco, retem umidade, mas nao agua em excesso.

O ph sempre acido, mas o sphagnum deixa o ph muito mais acido.

Eu estou tentando alguns substratos para nepenthes com base de derivados de coco puro ou misturados a produtos comuns em cultivo. Estou iniciando agora a parte de plantio de estacas e mudas com sucesso ate o momento.
Com utricularias, dioenias e droseras estou usando o substrato fibroso picado com areia puro, ele misturado com sphagnum, a mesma mistura com sphagnum com o musgo puro por cima, e ate o substrato fibroso integro com um pouco de areia com pó por cima, tem uma semana e ate agora as plantas estão bem.

Creio que o segredo principal é um grande numero de lavagens para retirada do sal. Onde eu ganhei o substrato pra testar, o dono me disse que faz o produto de acordo com padrões e testes da Embrapa, e que tem testes realizados pela própria Embrapa assegurando a baixa salinidade, e me deu um saco grande pra testar, sem pagar nada, pois sabia que eu ia gostar do produto dele e ia voltar pra pegar mais. E ate o momento para nepenthes realmente estou gostando dos resultados , mas ainda é cedo pra falar.

Em conversa com grandes cultivadores de fora, atestam o bom uso do coco a boas lavagens para retirada do sal, a retenção de umidade sem encharcar. Um me confidenciou que usa mais fibra, pois essa seca um pouco mais rapido. Ele tem uma estufa onde percebeu que a umidade do ar é muito importante, tem aspersores ligados quase o dia todo, aumentando a umidade do ar e diminuindo temperatura, e que molha as plantas no inicio do dia, e que no fim do dia o substrato está "quase seco" e ele afirma que isso é bom pras nepenthes. Quem sou eu pra duvidar do dono da XCplants..... o cara tem até ampullaria black! E milhares de plantas sempre imensas e bem saudáveis. E esse foi um ponto que ele tocou, muitos deixam o substrato de sphagnum ou mesmo de po de coco sempre muito encharcados, que acabam adoecendo e matando a planta por excesso de umidade, e ficam reclamando que estraga rápido etc, por isso é importante ter a fibra também, pois ela ajuda na drenagem.

Aqui em casa uso tambem a fibra pura como dreno em alguns vasos de droseras. E por cima só sphagnum puro. Grande maioria dos vasos apos um ano sempre com agua por baixo, o sphagnum vira uma meleca, quase que uma terra barrenta preta. Quando vou trocar de substrato retiro a terra de sphagnum , sempre nojenta e com um cheiro ruim, e a fibra lá, inteira.


Sei que o Robert Cantley, dono da singela Borneo Exotics rsrsrs, usa e defende o uso dos derivados de coco para nepenthes e sempre alertando para lavar bem o substrato para retirada do sal.

Bem, é a minha opinião no momento, com leituras e poucas observações.


pedromegale
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 569
Registrado em: 11 Set 2011, 13:13
Localização: Belém - Pará - Brasil

Mensagem por pedromegale »

Valeu pelas informações fabricio
Eu tenho duas nepenthes que tem pó de coco no substrato e elas vão muito bem
T+


[url=http://plantas.carnivoras.com.br/pedromegale-growlist-wishlist-t1626.html]Growlist/Wishlist[/url]
[url=http://plantas.carnivoras.com.br/topic1646.html]Galeria[/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem