Plantio de sementes - Doação smart2

Fórum dedicado para apresentar germinação, crescimento ou recuperação de uma planta.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

na vdd amigo um sombrite ou 2 sombrite (dobrado no caso) seguram a chuva numa boa, o problema não e a agua e sim a pancada que as gotas dão no substrato, no caso do seu Bog suspeito ter um belo erro com o Dreno que serve para não alagar, o meu aqui eu fi furos pequenos da grossura de um tubo de caneta (parte da tinta). porem fiz uns 10 furos e minhas dionaeas ficam em sol pleno, as mudinhas eu dou uma protegida a mais porem elas tem que tomar sol tb, e plantas em geral não gostam de mudanças, então arrume um local e o adapte para não ficar nessa mexeção com elas. será bem mais eficiente.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Eu botei tudo em um local só das burmanniis, caiu, vai ficar tudo junto, e.e


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
AlexandreCury
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 37
Registrado em: 13 Jan 2016, 12:53
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por AlexandreCury »

Ricardo, estou vendo que não errei somente no dreno, mas também conceitualmente no que quero fazer. Acredito que o melhor a se fazer aqui no RJ é um "viveiro" e não uma "estufa", pois posso acabar cozinhando minhas plantas, como bem alertou o amigo Edson. Voltando ao meu dreno, comparado com o que você fez, ele deve estar errado, pois fiz apenas 4 furos do diâmetro de uma carga de caneta, como você fez 10, acredito que os meus foram insuficientes. Agora pergunto: você fez seus furos ao redor de todo o bog, ou colocou apenas nas extremidades?
O que fiz agora com meu viveiro improvisado foi cobrir a parte superior dele com um plástico transparente, pois há previsão de chuva e não quero perder meus 5 seedlings dessa vez e também quero evitar ficar movimentando as plantas de lugar.


Um dia, quem sabe, todas as boas sementes germinarão.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

então, eu fiz ao redor, porem meu bog e feito com fibra de coco, e isso ajuda muito na drenagem, se for feito com musgo você terá que melhorar muito ele, pq o musgo absorve muito a água e demora para passar ela, sendo assim pode ser necessário fazer drenos bem mais brutos dizendo assim, e outro fator e que quando e feito com musgo ele pode entupir com facilidade, por isso e bom fazer muito, faça o teste jogando água e veja a velocidade que ela desce e sai pelo dreno, imaginando ser uma chuva forte ele terá que sair ao menos na mesma velocidade que entra, o tamanho do dreno so tem problema se couber o mosquito da dengue se não pode fazer vários, ou caso prefira faça acima desses alguns mais grossos para que caso esse de baixo falhe o nível de emergência seja acionado entendeu


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
AlexandreCury
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 37
Registrado em: 13 Jan 2016, 12:53
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por AlexandreCury »

Entendi!! Pow, o que eu fiz com esse novo bog: coloquei argila expandida no fundo e os furos estão próximos da altura dela, isso deve dar uma reduzida na questão do entupimento talvez? Mas em todo caso, vou aumentar o número de furos para evitar futuros problemas. Obrigado pelas dicas!


Um dia, quem sabe, todas as boas sementes germinarão.
AlexandreCury
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 37
Registrado em: 13 Jan 2016, 12:53
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por AlexandreCury »

Boa tarde, pessoal. Venho aqui postar as fotos da germinação das sementes doadas pelos amigos Edson e Ricardo. Como eu já havia dito, a primeira tentativa foi um fiasco, mas como não semeei todas as sementes, usei as restantes para esta nova tentativa. Lá vão os resultados.

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/20160628_171524.jpg[/thumbnail]

Já peço desculpas pela má resolução, mas já pra ver que os seedlings estão avançadinhos.

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/20160628_171540.jpg[/thumbnail]

Esta daqui foi fruto de uma intermedia que comprei do Ono, a mãe morreu, mas deixou a herança.

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/20160628_171619.jpg[/thumbnail]

Agora, para não ter que abrir um tópico novo, queria pedir ajuda com minhas dioneias que acabaram de sair da geladeira, removi elas dia 24/06, sendo que elas foram postas dia 30/04, quando elas aparentavam estar entrando no estado "Zen", mas como experiência, deixei uma parte do lado de fora e outra na geladeira.

As seguintes imagens são as das que foram pra geladeira:

Dioneias tipicas
[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/20160628_171637.jpg[/thumbnail]

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/20160628_171726.jpg[/thumbnail]

Green Shark
[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/20160628_171808.jpg[/thumbnail]

Agora as que não foram pra geladeira (a Green Shark e a Típica estão no mesmo vaso):
Green Shark na esquerda e típica na direita
[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/20160628_171751.jpg[/thumbnail]

A questão é, a Green Shark, tanto a que foi, quanto a que não foi, pra geladeira está aparentando falta de vida. Já a típica tanto a que acabou de sair, quanto a que estava fora da geladeira, estão mostrando saúde e atividade, no que parece ser a formação de novas pequenas armadilhas. Pergunta, a Green Shark foi pro saco? A que foi pra geladeira chegou a fungar numa parte meio morta/preta que eu cortei com um alicate de unha, mas ela continua ali né. Gostaria da opinião de vocês.


Um dia, quem sabe, todas as boas sementes germinarão.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

essas dróseras são umas praguinhas ja ja estarão infestando sua coleção... qualquer coisa estamos ai para ajudar amigo


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

uma duvida, ficaram qtos dias em dormência? na Green Shark, você observa a vinda de novos brotos?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Wictor
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 156
Registrado em: 26 Dez 2014, 05:38
Localização: Alagoa Grande, PB
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Wictor »

Edson Poscai escreveu:uma duvida, ficaram qtos dias em dormência? na Green Shark, você observa a vinda de novos brotos?
Desculpe a intromissão, mas quanto tempo a dioneia fica em dormência?


"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

a média, é de 2 a 3 meses. o mínimo de 8/9 semanas.

**obs. qdo dormência induzida.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem