Plantas vegetarianas

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Plantas vegetarianas

Mensagem por Dener »

Você já deve ter reparado que nos últimos anos o número de pessoas que aderiram ao vegetarianismo está crescendo bastante. Mas se você acha que isso é algo exclusivo dos seres humanos, está muito enganado. Um estudo da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, mostra que até mesmo as plantas carnívoras estão mudando seus hábitos alimentares.

E o grande responsável por isso é o ser humano. Segundo os pesquisadores, as plantas carnívoras estão conseguindo capturar todo o nitrogênio que demandam por meio do próprio ar. O motivo para isso é a poluição, que pode ser capaz de fazer com que maiores quantidades de nitrogênio sejam levadas até as plantas. Segundo o Chem.info, em áreas com maior poluição, as plantas absorvem apenas 22% do nitrogênio pelos insetos.

Já em locais com menos poluição, pelo menos 57% do nitrogênio é obtido pela morte dos pequenos animais. Um fato interessante sobre as plantas que estão se tornando “vegetarianas”: elas estão sofrendo modificações estruturais bem visíveis. A maioria está ficando com folhas mais coloridas e menos pegajosas.

Fontes:

Wikimedia commons (Foto)

Megacurioso

Chem.Info


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Informação interessante Dener, saiba que a mesma procede uma vez que com uma maior concentração de nitratos no solo (liberados por dejetos químicos oriundos das fábricas) as PCs (no caso Drosera) tendem a não perder tempo atraindo e capturando insetos. A parte ruim é que muitas plantas irão desaparecer, pois nem todas serão capazes de aproveitar o excesso de nutrientes disponíveis no solo. Vale ressaltar que este estudo toma como base a população de D. rotundifolia, especie nativa da Europa.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Ter a consciencia de q a gente bagunça tanto esse planeta me deixa triste... agora saber q plantinhas tão interessantes qto as carnivoras sejam afetadas dessa forma, me entristece mais ainda....
Tá certo.. elas vão "evoluir" se adaptando ao meio q nós mesmo estamos proporcionando a elas... mas.... :roll:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Buenas pessoal, estava aqui pensando sobre esse assunto de o ambiente poluído influenciar na absorção do nitrato para as planas. Então ontem pegando água da chuva pras minhas plantas pensei: Será que a água que pegamos na chuva não influencia muito mais do que o ar?

Pois a chuva entra em contato com nosso ar totalmente poluído e absorve toda a poluição. Captamos essa água e damos direto para a planta sem nenhum tratamento prévio.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Na verdade, os primeiros minutos de chuva limpam a atmosfera, por consequência as águas seguintes chegam livres de poluentes. 8-)

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem