Plantas Carnívoras : Lições de Vida

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Plantas Carnívoras : Lições de Vida

Mensagem por MarcielS »

Plantas Carnívoras: Lições de Vida
Lições de vida que podemos aprender com as plantas carnívoras!

1 - Comer coisas desagradáveis ao seu paladar.
Sabemos que algumas pessoas são super exigente com o que comem e que as crianças geralmente odeiam comer legumes.
Embora não possamos "morrer" da mesma maneira que elas, sem um conjunto completo de vitaminas e nutrientes, nós seres humanos podemos sofrer de desnutrição, sem uma dieta adequada

Sem um fornecimento adequado de insetos, muitas plantas carnívoras tais como as dionaeas, pinguiculas e droseras morreriam lentamente.

2 - Superar os desafios para o seu sucesso.

Quando confrontados com um desafio algumas pessoas simplesmente desistem de seus sonhos. Outros enfrentam o desafio e encontram uma maneira de ter sucesso apesar das dificuldades.

As plantas carnívoras crescem principalmente em pântanos e outros ambientes extremos sem nutrientes, apesar disso, elas se adaptaram e encontraram uma maneira de prosperar onde a maioria das outras plantas pereceriam. Prendendo e absorvendo os nutrientes dos insetos, elas são capazes não só de sobreviver bem, mas de reproduzir rapidamente também.

3 - Adaptação ao ambiente.

Nos adaptamos a ambientes extremos e agressivos (física e emocionalmente).

As plantas carnívoras têm uma longa história de adaptação a ambientes hostis, com pouca quantidade de nutrientes no solo e ambientes pantanosos altamente ácidos. Ao diminuir a importância das raízes e de encontrar uma ocasião única de utilizar as folhas, as plantas carnívoras prosperaram!

4 - Mudança com as estações.

Há pessoas que não gostam de grandes mudanças que surgem na vida, como as estações climáticas. Muitas pessoas procuram ambientes tropicais para evitar o frio do outono/inverno.

As plantas carnívoras mudam sua estrutura e natureza com o ritmo das estações. Droseras que crescem em habitat com invernos e verões muito diferentes desenvolvem um conjunto completamente diferente de folhas nas duas estações. O hibernáculo de inverno, que protege alguns rebentos que acabará por voltar às folhas de cultivo no verão.

8-)


arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Realmente apredemos muito com elas(nunca parei pra pensar a variedade de liçoes ),um caso bem comum é quando o cultivo nos ensina a ter paciencia(ex:quando esperamos alguma semente germinar).
Valeu por mostrar o quanto as PC´s tem a ensinar!


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Sergio B. Cardoso
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 365
Registrado em: 04 Jun 2011, 15:08
Localização: Belo Horizonte - M.G.

Mensagem por Sergio B. Cardoso »

Valeu MarcielS ,Valeu mesmo a recado de Plantas Carnívoras: Lições de Vida .


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Nunca tinha pensado nisso... Muito legal... Quando estiver meio pra baixo vou lembrar das plantas ^^


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Poxa as PCs são muito mais que uma lição de vida, tudo isso que escreveu é verdade. Nós temos que muitas vezes nos adaptar a elas para podermos cultiva-las, aos poucos elas vão se acostumando ao nosso tratamento e nos deixam muito felizes com seu desenvolvimento após serem bem cuidadas por um bom periodo.

Acredito que todos que cultivam e aprendem sobre as PCs e seus habitats, dão mais valor a preservação da natureza, percebem o quanto o ser humano é ruim para o meio ambiente, o quanto o prejudica inconcientemente.

Meu elemento é "água", e por coincidencia eu adoro água, plantas, uma mistura que resulta a Pcs e plantas aquáticas, rios, corregos, alagados, cachoeiras, peixes. Acho que não é atoa que o pessoal que gosta de aquarismo muitas vezes se envolvem com as PCs também. Porém temos alguns que curtem cáctos, eu curto também, qualquer planta.

Aprendemos a respeitar mais ainda a natureza.
Ter mais paciencia e dedicação as PCs.
Vemos um resultado fantastico quando intendemos de uma unica espécie e nos dedicamos a cuidar corretamente dela.
A disciplina aumenta, e também o respeito com os outros atravéz do fórum, pois rola de tudo aqui, menos desrespeito, as vezes acontecem umas atitudes ignorantes, mas faz parte todos temos problemas na vida.

Bom, eu continuo aprendendo... e aprendendo... é para isso que estamos aqui com vida, para aprender e evoluir.

Sorte pra todos, na vida e com as PCs sucesso : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
MarcosM
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 415
Registrado em: 13 Fev 2011, 20:54
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 24 vezes
Contato:

Mensagem por MarcosM »

As minhas minis pc's, são muito especiais, quando estou triste vou dar uma olhadinha nelas, e elas me fazem esquecer todos os meus problemas, desde 07/02/2011(foi quando comprei minhas primeiras sementes) até hoje apredir muito com elas, e vej que a natureza é extremamente perfeita.


Abraços,

Marcos Matheus.
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Poxa, falando em emoções com as PCs, nunca me senti tão feliz como hoje, quando havistei que haviam 3 germinações de Nepenthes diferentes na minha estufa. kkk eu nunca me vi daquele jeito feliz por isso, talvez por que uma delas é N. villosa :o

Guenta coraçón :lol:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Felipe_Steinthaler escreveu: ...nunca me senti tão feliz como hoje, quando havistei que haviam 3 germinações de Nepenthes diferentes na minha estufa. kkk eu nunca me vi daquele jeito feliz por isso, talvez por que uma delas é N. villosa...
Que legal Felipe!

A N.villosa é linda demais, parabéns pela germinação! Agora, diz aí quais são as outras duas espécies que germinaram, hehehh!

Essa sensação é ótima mesmo! : joia :


Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

uau!!!
parabens!!! Eu disse que você tem o dedo, a mão e alma verde!! hehehehehe
sucesso com elas!!


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Marciel, obrigado eu curto D+ também, germinaram estas daqui...

Viking x hookeriana (Carnivoras Online) 2 vasos (1 germinou 05-07-2011)
Villosa (Gilson) (1 germinou 05-07-2011)
Hibrido Desconhecido (Gilson) (1 germinou 05-07-2011)
Stenophylla (1 germinou 05-07-2011)

Espero que logo venham outras para acompanha-las e eu ficar aqui comemorando :P

Roberta, voce tem razão, acho que sou um piá verde por dentro, quem sabe se eu me cortar não vaza uma clorofila :mrgreen:
Respeito a Natureza mais do que nada, pois até hoje foi um dos maiores prazeres da minha vida desfrutar dela!
Só o fato de comer os frutos, uns melhores que os outros, já vale o respeito :lol:
Editado pela última vez por Felipe_Steinthaler em 06 Jul 2011, 01:07, em um total de 1 vez.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem