Planta identificada: Guarianthe bowringiana

Assuntos sobre sphagnum, orquídeas, bromélias, cactus, suculentas, bonsai, plantas aquáticas, entre outras exóticas e/ou incomuns.
Responder
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Planta identificada: Guarianthe bowringiana

Mensagem por Fatikn »

Oi, pessoal!

Será q alguém conhece essa orquidea e sabe a ID dela?

Meu pai ganhou a muda já tem dois anos (acho :roll: ) e só agora ela resolveu florir... (muito linda, por sinal... :mrgreen: )

[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-21Nt ... G_9176.JPG[/thumbnail] [thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-phM0 ... G_9178.JPG[/thumbnail]

Obrigada! : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá Fátima, eu compartilhei seu tópico no Face e um amigo (Adilson Perez) me deu a ID dela; trata-se de uma Cattleya bowringiana, linda por sinal ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Obrigada, Rodrigo! já vou providenciar a plaquinha pra ela!! : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Só uma observaçãozinha :roll:
As outrora Cattleyas da America Central formam um grupo monofilético, cujo ancestral comum às outras espécies brasileiras é bem antigo. Antigo demais a ponto de poder ser dividido em outro gênero.
Assim, Dressler, em 2003, propôs a criação do gênero Guarianthe, reunindo as antigas C. aurantiaca, C. bowringiana, C. patinii e C. skinneri num gênero a parte de Cattleya

Portanto o nome aceito hoje é Guarianthe bowringiana :mrgreen:
A introduçãozinha foi só pra dar glamour ao comentário mesmo :lol: :lol: :lol:


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Gostei da explicação! Vou fazer oq fiz com a etiqueta da minha N. graciliflora... e vou colocar Guarianthe bowringiana (antiga Cattleya bowringiana). Pelo menos assim, acho q vou conseguir me lembrar da sua explicação!

Valeu pela aula, Gabriel!!! : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

gasagarcia escreveu:As outrora Cattleyas da America Central formam um grupo monofilético, cujo ancestral comum às outras espécies brasileiras é bem antigo. Antigo demais a ponto de poder ser dividido em outro gênero.
Assim, Dressler, em 2003, propôs a criação do gênero Guarianthe, reunindo as antigas C. aurantiaca, C. bowringiana, C. patinii e C. skinneri num gênero a parte de Cattleya

Portanto o nome aceito hoje é Guarianthe bowringiana :mrgreen:
Mas rapaz, aí você complicou tudo com esta história :? . Pra mim isso faz parte da eterna rixa entre Lumpers e Splitters e, sendo assim, irei me abster de tecer qualquer comentário sobre este assunto polêmico.

Bom, como gosto de tudo nos "trinks" eu já mudei o nome do tópico :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Se quiserem olhar, tem uma imagem na primeira página deste artigo mostrando uma filogenia do gênero Cattleya:
https://www2.uefs.br/ppgbot/pdf_dissert ... Santos.pdf
Ela não diz onde fica o ancestral comum ao grupo, mas mostra bem o hibridismo na formação das espécies das orquídeas.
Quanto mais distante um nome do outro, mais distante está a linhagem : joia :

Ps.: Acho que ou divide tudo, como estava antes, ou coloca tudo num gênero só, incluindo Brassavola e Rhyncholaelia.
[hr]
Só uns detalhezinhos;
A teoria mais aceita é que antes da formação da depressão sertaneja, no Pleistoceno (no auge da era glacial, quando as geleiras até a latitude de 60º deixavam o ar mais úmido e frio), a vegetação de onde se localiza a atual caatinga era semelhante à floresta amazônica. Os brejos de altitude fundamentam essa teoria, pois preservam grande quantidade da flora dessa antiga floresta equatorial ancestral, além de espécies típicas da região amazônica e de mata atlântica (U. jamesoniana, Coryanthes, Gongora e Stanhopea, por exemplo).

Com essa floresta permitindo a propagação, os grupos basais e ancestrais da subtribo Laeliinae, que devem ter se originado na Venezuela migraram para o sul e para o norte. Guarianthe surgiu do ramo que migrou para o norte, pois, apesar da semelhança com Cattleya, as análises moleculares mostram que é muito próximo dos outros gêneros de Laeliinae da América Central (de onde, aliás, é nativa).

As nossas Cattleyas tiveram sua origem na Serra do Mar, divisa Rio/São Paulo e se espalharam principalmente para o norte, até minas, onde as antigas Laelias brasileiras se originaram e diversificaram (motivo da atual inclusão em Cattleya). A linhagem de Cattleya unifoliadas se dividiu das de Brasilaelia (Laelia purpurata) e atravessaram o cerrado até chegarem à Amazônia, se espalhando rapidamente por todo o norte e nordeste da América do sul, enquanto os ancestrais das bifoliadas se espalhavam pelo litoral sudeste e sul do local de origem.

Terminada a glaciação, as mudanças climáticas levaram a extinção de algumas linhagens especialmente no sertão moderno. O local de origem teórica do grupo ainda mantém uma grande diversidade de espécies, mas os outros grupos já distantes também se diferenciaram em diversas espécies, caso das monofoliadas venezuelanas (Pra mim é tudo C. labiata :mrgreen: ).

Essa é a teoria mais difundida sobre a origem do gênero Cattleya misturada às minhas ideias : preved :
► Exibir Spoiler
Editado pela última vez por gasagarcia em 30 Mar 2015, 21:55, em um total de 1 vez.


Abçs
Gabriel
_____
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem