Pinguicula Gigantea com problema na folha mais nova

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Pinguicula Gigantea com problema na folha mais nova

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Tempos atrás eu postei que uma de minhas gigantea estava um pouco feia, mas como compesação deu um broto natural.

Eu tinha olhado a tarde para aguar as que precisavam e ela estava normal, mas agora a noite (umas 6 horas depois) tomei um susto por causa do estado da folha mais nova. Um tempo muito curto para acontecer isso.

Vejam as fotos, na primeira a planta e depois um close do problema.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=674[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=675[/thumbnail]

Alguém tem idéia do que é e quais os procedimentos a tomar?

Ela deve ter uns dois anos comigo e floriu em julho/agosto do ano passado.


Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo, dê uma olhada no tópico Morte Subita - PINGUICULAS MEXICANAS, do forista Luis, mas antes de se desesperar preste atenção nisso que vou lhe dizer; é possível que isto não seja nada com que deva se preocupar, pois recentemente a ponta de uma folha de minha P. "Aphrodite" secou sem mais nem menos me deixando preocupado. Pensei que a planta estivesse sobre o ataque de algum fungo, no entanto o problema ficou limitado aquela região e passados alguns dias concluo que foi um acontecimento sem maiores consequências.

Nada de pensamento negativo, pois isto não ajuda em nada suas plantas. Não vá sumir do fórum senão vou me sentir culpado por sua ausência. Aqui vale o ditado: "Quem procura chifre em cabeça de cavalo acaba achando".

Até a próxima e fique na paz.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,


Obrigado, eu tinha procurado esse tópico antes de postar.
Apesar da minha não está no estado igual a qualquer uma das fotos que o autor apresentou uma coisa me chamou a atenção.
Browning heart disease (center-to-edge rosette death)

Esta morte subita ocorre durante a primavera, e nos meses quentes de verão ou mesmo em terrarios muito quentes. Os sintomas são a perda de vitalidade, a paragem de crescimento de novas folhas a partir do centro, e a perda da mucilagem. As raizes começam a tornar-se castanhas, murchando e acabando por morrer.
Dentro dessas condições citadas tem quase todos os fatores do que está acontecendo com a minha.

Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo,

Acredito que o excesso de umidade no substrato esteja contribuindo com o problema.

A gigantea, assim como muitas Pings não se dão muito bem nessas condições. Preferem regas intercaladas apenas para umedecer o substrato.

Abç.


fabricio de oliveira
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Out 2010, 22:25
Localização: Goiänia - Goiás
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por fabricio de oliveira »

Paulo,

Eu concordo com o Marciels. Creio que seja o excesso de umidade. Pelas fotos vejo um prato com água em baixo. Creio que não seja necessário. Dentre as especies que cultivo a Gigantea gosta do substrato mais úmido que as demais, ela sente muito quando o substrato seca, já as demais especies nem sentem o substrato seco. Porém elas nao gostam de dormir com o "pé" molhado. Água de mais, pelo menos no meu cultivo é fria. Experimente tirar o pratinho, mas sempre deixe o substrato umido, creio que a planta vá melhorar e muito.


Abraços


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

MarcielS escreveu:Paulo,A gigantea, assim como muitas Pings não se dão muito bem nessas condições. Preferem regas intercaladas apenas para umedecer o substrato.
Uma vez eu lí um artigo e ví uma foto delas crescendo em terrenos alagados feito droseras, onde ficam expostas o ano todo no sol pleno (por isso são tão resistentes) agora fico confuso. Mas em todo caso me parece que a planta está bém e foi um ataque de fungos na ponta de uma das folhas novas. Se o problema persistir na planta ai começa a complicar, mas talvez cortando esta ponta afetada fora não prejudique a planta.

Eu provavelmente faria isso. Aquelas fotos do tópico que o Rodrigo passou parece um ataque de ácaros, e estes dias precisei replantar minha P. hemiepyphitica pois estavam sendo atacada por pulgões, estavam por toda a planta antes disso era praticamente impossivel encherga-los camuflados nas folhas.

A solução, pelo que analizei quando a planta ficar muito feia, é replantar em novo substrato e retirar quaisquer raiz e folhas danificadas, deixando somente as que estão saudáveis e dar uma boa lavada na planta, com muito cuidade com um spray pois é fácil desmontar a planta se colocar debaixo da torneira.

Se voce tiver mais substrato acho que da pra retirar as folhas velhas debaixo da planta e preencher o espaço com substrato que elas vão ficar melhor ainda.

Espero que ela fique bem.
Boa sorte Paulo.
Abraço.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Estou meio preguiçoso para postar contando história :roll: , mas vamos lá.

Depois que li todas as recomendações e mais uma pesquisada resolvi colocar a mão na massa 1 dia depois o inicio de tópico.

Retirei a planta do substrato tendo muito cuidado com as raízes e com as duas mudinhas que nasceram naturalmente. Preparei um substrato novo, usando sphagnum, areia, carvão e perlita e no vaso usei muitas bolotas de argila.

Retirei todas as raízes amarronzadas e deixei todas as que estavam brancas, cortei a folha que estava atrofiada, mas infelizmente cortei uma nova que estava brotando e também algumas folhas da base.

De qualquer forma, a planta hoje está assim. :D dá para perceber as duas folhas que eu cortei.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=681[/thumbnail]

Aqui estão as dua mudinhas que nasceram naturalmente. :D
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=682[/thumbnail]

Bom, para finalizar essa história com 3 das folhas da base eu experimentei mais uma vez fazer leaf cutting e para complementar o sucesso em tratar dessa planta duas folhas deram brotos, :rock:
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=683[/thumbnail]


Sou cidadão do universo e não desisto nunca.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Uma hora você ia conseguir!
Parabéns pelos feitos, Paulo!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

É isso aee!

Paulo, não 'lava o dedo' que ele está verde! Kkkkkkk!

No fim o milagre da multiplicação, hahahah

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Quem espera sempre alcança :D . Eu dou-lhe os parabéns Paulo, pois sabia que sua P. gigantea não iria abandoná-lo e, o que é melhor, deu "cria" :dance3: . Isso sem falar das folhas que foram arrancadas e, depois de acomodadas no substrato próprio, lhe presentearam com mais duas mudas :yahoo: .

Se isso não for sorte eu sinceramente não sei dizer o que é :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem