Pinguicula gigantea com manchas brancas

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Pinguicula gigantea com manchas brancas

Mensagem por Fatikn »

Oi, pessoal...

Acho q tenho problemas... a muda da minha pinguicula gigantea tá ficando com manchas brancas nas pontas... Acho q li algo sobre isso (não sei se foi aqui... procurei, mas não achei a resposta) ou se foi em algum outro lugar...

Alguém sabe oq fazer pra contornar essa situação? Tô preocupada... o substrato em q está essa pinguicula é o mineral (areia grossa, fina e vermiculita)

[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-xhwu ... G_8216.JPG[/thumbnail] [thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-4Tbh ... G_8218.JPG[/thumbnail]


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Creio ser falta de algum nutriente, procure usar pó de casca de ovo (esterilizada no forno) ou calcário dolomítico para resolver o problema. Uma colher de chá por semana em volta da Ping e creio que liquida de vez este assunto.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigos,

Aproveitando o gancho eu tinha 2 pinguiculas gigantea e foram plantas em shpagnum + vermiculita + carvão e pareciam dois pés de alface.
Depois de 2 anos uma definhou e morreu a outra continua viva, mas não cresce, só dá folhas que é uns 35% do que eram anteriormente. Desde que isso começou a 18 meses eu já troquei o substrato dela por 2 vezes.
Já experimentei colocar num substrato formado por areia + perlita + vermiculita e nada.
Estranho é que as folhas são fortes, mas pequenas pelo que deveriam ser.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fátima, desconsidere o uso do pó de casca de ovo ou do calcário dolomítico. O motivo é que descobri que isto daí não é tão grave assim; aquilo que sua planta tem é falta de algum nutriente sim, porém o que ela esta precisando é de zinco, boro ou ferro para voltar a ter folhas verdes e gigantes.

O mesmo vale para sua Ping, Paulo.

Para saber mais sobre os problemas que afligem as Pinguicula eu recomento a leitura do artigo abaixo:

Pinguicula - Principais doenças e como combatê-las

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Obrigada, Rodrigo!

Vou tentar trocar o substrato amanhã mesmo... Fico mais aliviada em saber q não é grave... mas não dá pra brincar com a saúde delas, né? :mrgreen:

Salvei o link nos meus favoritos! tem coisas bem bacanas ali... Brigada, novamente! : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

pena o texto não estar traduzido.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson Poscai escreveu:pena o texto não estar traduzido.
Usa esse link https://translate.google.com.br/ e coloca o endereço nele.
Para quem não tem o dominio do inglês é uma boa ajuda, mas cuidado que muitas vezes a tradução fica sem nexo.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

complementando a dica do Paulo, se você usa o google Chrome como navegador, basta clicar com o botão direito no meio da pagina e ir em "traduzir para o portugues" ;)

Vai fazer a mesma coisa q o link q o Paulo lhe passou, portanto, leia com atenção e cuidado pq há partes q podem ficar sem nexo... ;)

PS.: Vim atualizar esse tópico... seguindo o texto q o Rodrigo indicou, resolvi tentar duas coisas (no final, não sei oq foi mais efetivo pro resultado): troca de substrato (mudei do substrato mineral em q ela se encontrava pro "padrão": areia + sphagno) e tb entrei com uma suplementação com ração de gatos. Me baseei na suplementação feita com a ração de betta, mas como eu não tenho bettas em casa e não consegui encontrar na internet as tabelas nutricionais completas/detalhadas dessa ração, escolhi a q eu tinha em casa mesmo (ração de cachorro e ração de gato). Comparando essas duas, os níveis de ferro e de zinco eram um pouco mais altos na ração de gatos, por isso a minha escolha.

Comecei esfarelando a ração e salpicando de leve os pozinhos em uma das folhas, mas depois passei a esmigalhar um pellet de ração e acrescentar 1 ml de água da chuva. Deixava essa ração de molho, por cerca de 30 min, juntava mais 1 ml de água e com a seringa, pegava a água "suja" q se formava. Era essa água q eu pingava na folha da P. gigantea (apenas 1 gota em 1 única folha). Fiz isso em intervalos de 3 ou 4 dias até quarta passada (17/12) E ela já dá sinais de folhas novas surgindo, sem as manchas...

[thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-aiDt ... G_8276.JPG[/thumbnail] [thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-p3Nr ... G_8341.JPG[/thumbnail] [thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-GHaF ... G_8443.JPG[/thumbnail]

Minha intenção é a partir de agora, parar a suplementação, até pq, me parece q meu objetivo foi alcançado... Uma coisa q notei é q ela cresceu bem, nesses últimos dias... dá pra ver pela proporção de planta e vaso na primeira foto e na mesma proporção da ultima foto...


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Fico feliz em ver que obteve sucesso na recuperação da sua Ping, Fatima.

As folhas novas estão com uma coloração viva, bem diferente do que estava neh. Alimentação balanceada, hehehh. :D

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Ufa, parece que o pior já passou e você conseguiu resolver o problema de sua Ping. Baseado no que fez deduz-se que o que ela realmente estava precisando era de nutrientes extras mesmo. A folha que esbranquiçou não voltará a ficar verde, mas nem se preocupe com isso uma vez que as que estão vindo a substituirão ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem