Pedido de dicas para vasos em bandejas

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

acho importante comentar,

adquiri bandejas brancas para a base de meus testes. coloquei água e deixei em sol o tempo todo como meus vasos e notei q água quase não aqueceu. a diferença foi mínima e bem diferente da água da garrafa em fundos de vaso, q fica quase fervendo.

penso q após coberta com plantas aquáticas, poderei sim cultivar algumas espécies de peixes q não exigem a oxigenação.

como disse, apenas acho. só com as plantas acima fazendo sombra (qdo conseguir :? ) e comprovando q a temperatura não irá interferir, porei os peixes. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá

Edson, uma coisa a se levar em consideração é o ph da água. Cada espécie de peixe tem uma necessidade específica, não só de ph, mas inúmeros outros fatores ( dureza, amônia, nitrito, etc...).
Para se ter o controle, você precisaria ter uma bomba de circulação, e adicionar um filtro nela. Te recomendo fazer um, pois assim terá um filtro barato e específico para tuas necessidades. Posso te indicar alguns tutoriais se quiser.

Ps: Betta fêmea tbm briga, ela só não é territorial como os machos :)

Abç


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Posso te indicar alguns tutoriais se quiser
quero sim Dener, agradeço. : joia :
Ps: Betta fêmea tbm briga, ela só não é territorial como os machos :)
acho q não Dener. qdo visitei um aquário local e vi, havia muitos em um só aquário. penso, se as fêmeas tbm brigassem entre elas, não haveria. "penso" :?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Edson Poscai escreveu: acho q não Dener. qdo visitei um aquário local e vi, havia muitos em um só aquário. penso, se as fêmeas tbm brigassem entre elas, não haveria. "penso" :?
Mas de que tamanho era este aquário? Ou melhor, de que tamanho será o seu? Pois se elas tiverem espaço suficiente, com certeza viverão em harmonia :lol:


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

os q eu adquiri são rasos.

tem uns 30 de largura, uns 40 de comprimento. com precisão só afirmo a alt q é de 6cm.

é de cor branca, favorece. comentei isso e notei bem a diferença.

penso tbm no uso de isopor ao redor. e uma outra experiência q fiz aqui e vi resultados super positivos, foi o uso destas bandejas de isopor q armazena frios, carne, legumes e são cobertos com plastico filme. penso tal como nós em sol aberto torra, mas na sombra é bem diferente.

o fato de se usar como pires estas bandejas de isopor eu indico a todos fazerem a experiência e comprovar tamanho a diferença. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Alph@
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 73
Registrado em: 05 Fev 2016, 20:38
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Alph@ »

Olá amigo,

caso decida por alguma espécie de peixe nas bandejas, pesquise bem sobre as condições de mantê-los. O ph é um fator muito importante, normalmente o ph dos vasos de carnívoras é ácido (ideal para elas), sendo assim deverá escolher peixes que vivem nesta faixa, outro ponto coluna d'agua (altura), a espécie que você escolher pode até viver, mas com coluna baixa indicaria apenas os bettas e peixes de superfície, pois peixes de meia água não se dará muito bem, e eu arriscaria colocar um ou dois limpa vidros (peixe pequeno de fundo) que serviria para comer toda alga bandeja.

Sorte em suas experiências


Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Nunca testei o pH da água de uma PC mas tudo indica ser ácido, o peixe ideal para água ácida pode não viver com tão pouca água. Quanto ao peixe "limpa vidro" este cresce de mais, já tive um tipo de caramujo no meu aquário que faz a mesma coisa, mas acho perigoso ele fugir.

De uma lida aqui LINK


Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Eu tenho um projeto muito parecido, mas minha ideia era manter um aquário mesmo, e na superfície colocar uma estrutura com musgo. Mas ele não poderia ficar sob o sol. É muito difícil manter os parâmetros da água se ela pegar sol, o crescimento de algas seria um enorme problema.

6cm de água será uma tortura pro coitado do peixinho. Sei que se entrarmos em qualquer petshop, independente do local no país, vamos encontrar bettas em situações ruins, as vezes até em copinhos descartáveis, mas isso é uma grande judiaria, as pessoas se aproveitam de eles respirarem ar direto da superfície, mas é como estar preso em um cela e mal ter espaço para se virar. Te aconselho a rever seu projeto.

Tu poderia fazer um teste, com um pote grande, mesmo que nem coloque plantas, só o musgo e deixa no sol, analisa se vale a pena investir nisso ou só daria mais trabalho.

Abç


José Tito
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 306
Registrado em: 26 Abr 2016, 23:17
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 113 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por José Tito »

Olá Edson.
Bom, se você for usar peixes , tem um problema de usar peixes , eles são seres vivos e por isto , como a Fatikn disse você vai ter de cuidar deles também, eu sugiro usar areia nos pratinhos (areia de sílica ou de construção lavada) e também pode usar utriculárias , elas , podem ganhar um lanchinho :lol: . Outra coisa que você pode fazer é usar telas nos vasos.

P.S: é mesmo, limpar os vasinhos é chato e também perde muita água : bad : .

Boa tarde 8-)


eu preciso parar de ser trouxa
Carnivorense
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 19 Dez 2016, 20:54
Localização: Sao Paulo - Zona Leste
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Carnivorense »

rivivendo o topico galera ... porque nao simplesmente fazem BOGs ? facil de fazer nao precisa ficar limpando, quando a agua abaixar e so completar, conservam bem a temperatura por nao receber luz solar direta ... so vejo beneficios !


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem