PCs podem ficar na chuva? E quanto ao prato de água?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
alinec
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 23 Out 2013, 18:56
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 1 vez

PCs podem ficar na chuva? E quanto ao prato de água?

Mensagem por alinec »

Plantas carnívoras podem ficar na chuva? Já me disseram que sim, mas vendo algumas fichas de cultivo de plantas que não se recomenda molhar por cima fiquei bem perdida.

Em relação a deixar prato de água me recomendaram que as droseras, sarracenias, dionaeas e utricularias fiquem com prato de água embaixo, está correto? Se sim, devo molhar por cima do substrato tambem ou só deixar a água no prato?

Já a pinguicula e nepenthes me recomendaram não usar prato de água pois não podem ficar enxarcadas, procede? Então quando chove, como fica?
Tambem falaram para borrifar água nos jarros das nepenthes....

Minhas plantas são:
Drosera intermedia
Drosera Burmannii
Drosera spatulata
Drosera Binata "multifida"
Dionaea muscipula
Dionaea muscipula ´GREEN SHARK`=´Sawtooth
Sarracenia Leucophylla
Sarracenia purpurea x Sarracenia psittacina
Pinguicula Esseriana
Utricularia longifolia
Utricularia arenaria
Nepenthes Alata
Nepenthes sanguinea X Nepenthes rafflesiana ´nivea`
Nepenthes sp.( sem nome) 2( parece com N.maxima) (essa vai lá saber o que é rs)

Obrigada

Aline


Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Podem ficar na chuva sim Aline, desde que não seja uma chuva muito violenta para machucar suas pcs.

Droseras, sarracenias, dionaeas e utricularias devem ficar com prato de água em baixo sim, pois se regar por cima o substrato irá se compactar.

pode usar prato de água para Pinguicula e nepenthes, desde que coloque água com moderação. Não precisa deixar o prato sempre cheio, desse modo o substrato não irá encharcar.

Borrifar água nos jarros das Neps é por causa da umidade do ar, elas gostam de muita umidade.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Aline, cada cultivador, dentro dos parametros necessários pra manutenção de cada PC, vai desenvolver suas "variações de manejo" digamos assim...

Com relação às chuvas, concordo com o Dimas, e mantenho, inclusive, minhas sarracenias, dionaeas, D intermédia, D.capensis, D. albino e D.filiformis, em local aberto. Ficam à mercê da chuva e a minha maior preocupação (e o q me faz correr pra retirá-las do local) é com a chuva de granizos... Ah! e os potes de água delas, possuem furos a cerca de 5cm de altura da base pra q o excesso de água da chuva escorra, do contrário, elas ficam nadando no substrato e como o musgo é leve, acaba indo embora... :D

As minhas pinguiculas (uma esseriana, inclusive), ficam em local coberto, pq é o local onde pegam menos sol. Com elas, diferentemente do Dimas, não me acerto mantendo pratos com água (salvo algumas especies q exigem isso). Em se tratando especificamente da esseriana, q é a q você tem, com essa, realmente não consigo manter prato.. hehehe...eu já quase a afoguei... tentei isso uma época em q as coisas estavam muito corridas por aqui... mas sei de cultivadores q até conseguem manter as pings dessa forma...

Com as neps, não são só os jarros q devem ser borrifados, as folhinhas tb... a gente faz isso pra q elas tenham a umidade ambiente q precisam e pra q dessa forma, tenham condições de desenvolver seus jarros... Tenho algumas nepenthes sob cobertura de sombrite, ou seja, pegam um pouquinho de sol, mas tb pegam chuva...mas não ficam (aliás nenhuma de minhas neps) com prato embaixo. E aqui, principalmente nos dias mais secos, borrifo água várias vezes ao dia.


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
alinec
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 23 Out 2013, 18:56
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por alinec »

Obrigada pessoal.

Pelo visto eu to fazendo tudo errado de novo. Mesmo as que tem prato embaixo em molho por cima. Pelo visto já devo ter compactado todo o solo e caso perdido de novo.

Ou parando de molhar por cima, conforme ele vai "secando" tudo bem novamente e não tenho que refazer nada?

Aqui deixei as plantas em cima de uma mesa que fica no quintal. Metade dessa mesa fica embaixo de um telhado, por isso não bate sol direto e lá estão as plantas de sombra, e a outra metade bate sol forte, e lá estão as plantas de sol. Parecem bem com exceção da dionaea que eu tinha trocado o substrato e até agora não ficou muito bem...


Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Aline, faz quanto tempo que você esta regando por cima? Seu substrato é composto por oque?


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

alinec escreveu:... parando de molhar por cima, conforme ele vai "secando" tudo bem novamente e não tenho que refazer nada?
Aline,

Não mexa mais no substrato. Regue apenas por capilaridade (pratinho) que a compactação estabilizará.

Dê um tempo para que suas plantas adaptem-se totalmente e recuperem-se do estresse da 'viagem da entrega' e dos reenvases que fez. : joia :

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Plantas gostam de ficar quietas em seu canto, portanto Aline siga os conselhos do amigo Marciel e não mexa mais nelas ou então irá estressá-las além da conta o que pode levá-las a morte.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
alinec
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 23 Out 2013, 18:56
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por alinec »

Não estou tirando do lugar não. Só troquei o substrato por causa dos pulgões, como os novos vasos não cabem no antigo lugar mudei uma vez mas só mexo para molhar. A única que esta estranhinha apos a troca e a dionaea as demais já estão bem. Só estava molhando errado, mas já parei. Espero que a dio fique bem, parece que a muda esta melhor do que a planta adulta.

PS.: outra coisa, o prato com água pode ser um prato comum de vaso ou tem que ser um recipiente como fiz com as sarracenias que metade do vaso está submerso?


Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Pode ser qualquer recipiente, desde que a água ultrapasse os buracos que tem no vaso para entrada de água.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem