Pasta de berinjela: reduz colesterol e emagrece

Assuntos diversos, sobre qualquer assunto que não seja plantas.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Pasta de berinjela: reduz colesterol e emagrece

Mensagem por MarcielS »

Cura pela Natureza
[thumbnail=center]https://www.azdicas.com.br/wp-content/u ... gela-2.jpg[/thumbnail]
Tradicional no Oriente, ela é conhecida como babaganuche e é ótima para a saúde.
Muitos estudos já comprovaram que a berinjela faz o colesterol despencar.

Essas mesmas pesquisas provaram que o consumo deste legume (a rigor, a berinjela é fruto) também reduz as taxas de triglicérides e ácido úrico – afastando, portanto, as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Os benefícios da berinjela vão além da redução do colesterol e da prevenção das doenças do coração.
Uma substância presente na berinjela, a niacina, contribui intensamente para o emagrecimento.
Além disso, há as fibras, que são responsáveis por proporcionar uma sensação de saciedade e ainda auxiliam na redução da absorção intestinal da gordura.

Uma pesquisa feita pelo Departamento de Nutrição e Dietética da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) constatou que houve uma redução significativa na circunferência da cintura (ou seja, a gordurinha abdominal) do grupo que incluiu a berinjela na dieta.
Como se não bastasse, esse grupo ainda viu o índice de massa corporal (IMC) baixar e o percentual de massa magra subir.

INGREDIENTES
  • 2 berinjelas médias (700 gramas)
  • 5 colheres (sopa) de tahine (compra-se em bons supermercados ou em lojas de produtos naturais/orientais)
  • 4 colheres (sopa) de suco de limão
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1/3 de xícara de água
  • Azeite e salsinha a gosto
MODO DE PREPARO
Coloque as berinjelas com casca sobre a chama do fogão, em fogo baixo.
Grelhe as berinjelas, virando-as de vez em quando, até que fiquem bem macias e soltem a casca com facilidade (a casca fica bem queimada).
Deixe-as esfriar.

Corte-as ao meio com uma colher, retire a polpa das berinjelas e deixe escorrer numa peneira por 5 minutos até soltar todo líquido.
Amasse a polpa com um garfo até formar um purê.
Acrescente o tahine, o limão, o sal e o alho.
Misture bem.

Ponha a pasta em um prato ou travessa, regue-a com o azeite e polvilhe com a salsinha.

... : joia :


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Marciel,

Postou uma receita bem conhecida minha, tem uns 59 anos que como essa pasta e para mim e todos que conheço é uma delicia.
Primeira receita que vejo para curar alguma coisa da qual gosto. :D

Detalhe, usando os mesmos ingredientes e substituindo a berinjela por grão de bico vira a receita do homus.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Adoro berinjela de tudo qto é jeito.... e babaganoush é bom demais! Assim como homus tb....

A essa hora uma receita assim... nosssaaa... só atiça a fome! :D


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem